Averbação, o que vem a ser realmente isso...
Gostaria de saber, o que vem a ser realmente á averbação portuguesa.
Pelo que já fui informado, averbação está ligado, diretamente com casamento.
Pelos Consulados dizem, que só se pode tirar a cidadania dos filhos se averbar o casamento.
A casos que a transmissão da Nacionalização Portuguesa se dá do Pai para os filhos, o que é o meu caso.
Como gosto de fazer as coisas, sem deixar nenhum furo, principalmente quando se trata desse assunto, gostaria que você me dessem algumas dicas, referente ao pedido de nacionalização dos meus filhos.
Eu já tenho a Nacionalidade Portuguesa, com a minha carteira de identidade Portuguesa e um Diploma, que me foi concedido.
Partindo dai, qual seria o caminho para Nacionalizar os meus filhos?
Desde já agradeço pelas orientações.
Pelo que já fui informado, averbação está ligado, diretamente com casamento.
Pelos Consulados dizem, que só se pode tirar a cidadania dos filhos se averbar o casamento.
A casos que a transmissão da Nacionalização Portuguesa se dá do Pai para os filhos, o que é o meu caso.
Como gosto de fazer as coisas, sem deixar nenhum furo, principalmente quando se trata desse assunto, gostaria que você me dessem algumas dicas, referente ao pedido de nacionalização dos meus filhos.
Eu já tenho a Nacionalidade Portuguesa, com a minha carteira de identidade Portuguesa e um Diploma, que me foi concedido.
Partindo dai, qual seria o caminho para Nacionalizar os meus filhos?
Desde já agradeço pelas orientações.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
seu caso está fácil. Você é declarante do nascimento dos seus filhos ?
Supondo que você seja o declarante, se fizer o pedido de nacionalidade dos seus filhos, através do Consulado, eles irão exigir a transcrição do seu casamento antes de entrar com o processo deles, se fizer direto com a CRC, essa etapa pode ser "pulada", mas seu estado civil ficará trancado nos seus documentos até que você regularize sua situação, só que isso nada impede de você obter documentos portugueses, nem impede seus filhos de obterem a cidadania.
Ps. só orientando, o que você tem aí não é um diploma, e sim sua certidão de nascimento portuguesa.
Ok Cibele, obrigado pela sua atenção de coração.
Eu não fiz a averbação do meu casamento, até porque a minha esposa não deseja ser portuguesa, por motivos particulares.
O meu pedido de atribuição foi feito do meu pai para mim, e agora pretendo tirar o dos meus filhos.
Caso seja necessário fazer isso, farei, só não quero fazer gastos desnecessários.
A averbação de casamento pelo Consulado Portugues aqui em Manaus, custa 100 Euros.
Gostaria de saber os tramites de como é feito pela CRC, o qual é mais rápido, até porque pelo vale postal, o dinheiro ja cai direito na conta da CRC.
Gostaria de saber e voce, qual seria a documentação necessária para instruir o processo para nacionalizar os meus filhos.
Desde já te agradeço, novamente pela sua atenção.
Quanto as declarações, eu a minha esposa fizemos conjuntamente, no primeiro filho o declarante fui eu em primeiro e ela em segundo, já o segundo foi ela em primeiro e eu em segundo.
Em ambas certidões de inteiro teor dos meninos, os nomes dos Pais estão presentes como dos avós, provando assim a relação parentesca.
Já tirei as certidões e autentiquei as assinaturas, inclusive com o selo Consular, tudo como manda o figurino Cibele, a minha única dúvida e quanto essa bendita AVERBAÇÃO.
100 Euros= R$ 250 reais pelo Consulado de Manaus.
Um abraço, grande e forte.
se estiver bem claro que você é o declrante dos seus filhos, não precisa de transcrição ( não que a filiação não seja levada em conta, mas quando não se faz a transcrição de casamento, é indispensável que o declarante seja o português ).
O processe é simples, e tem que ser feito direto com a CRC, via correio, precisa de 3 documentos:
1. Certidão de nascimento de inteiro teor dos filhos, legalizada no Itamaraty e Consulado.
2. Cópia autenticada do RG, legalizada no Consulado.
3. Formulário 1C, assinado presencialmente em cartório ou consulado.
Pode enviar uma cópia simples da sua certidão de nascimento portuguesa ou não, mas importante que os dados da certidão estejam preenchidos no formulário ( anoe número do assento, nome, data e local de nascimento ).
O pagamento deve ser feito nos correios, através de vale postal endereço a CRC, o vale deve estar no nome do requerente, e deve anotar o número no formulário. Pra cada filho, você terá que fazer um vale de 175 euros.
Muito Obrigado Cibele pelas dicas que voce me forneceu.
Eu pensei que seria diferente da minha, mais pelo que estou vendo, após as suas explicativas, vou fazer pela CRC, que além de mais rápido, evita os exaustivos procedimento consulares.
Estou correndo atrás da nacionalização dos meus filhos, porque os mesmos são de menores, e estou evitando, pagar novamente toda, aquele grana preta.
Vou seguir as suas orientações, e novamente lhe agradeço, pela sua atenção, desejando a voce e toda a sua família, muita saúde, paz, amor e felicidade.
Um grande abraço.
Vou fazer exatamente como voce explicou.
O formulário 1C, já vem com dois espaços para as assinaturas, pois eu já verifiquei isso.
Obrigado por tudo.
Um grande abraço.