Conservatória não encontra certidão de casamento
leorjgj
Member
Prezados,
Estou em uma saga para conseguir localizar a certidão de casamento do meu avô.
Ele, natural de Porto Moniz na Madeira, nasceu em 1917, se casou e veio para o Brasil em 1941, segundo ficha consular de qualificação, com estado civil de casado.
Ela também, filha de portugueses, nascida no Brasil em 1916, foi para Porto Moniz e voltou para o Brasil com ficha consular de 1947, casada. Ambos vieram morar juntos em 1947 no RJ.
Ao fazer o pedido via civilonline, não obtive resposta e enviei um e-mail a conservatória (registos.pmoniz@irn.mj.pt) e fui informado de que no assento de nascimento dele (formato eletrônico datado em 2014) não constam informações de casamento.
Minha dúvida é se estão de fato procurando no livro ou apenas olhando no assento que foi re-digitado em 2014.
Se não estão procurando no livro de casamentos de 1937 a 1947 ou no de nascimento, o que fazer?
Ele veio casado, isso é fato, pois consta na ficha consular e o segundo casamento ocorreu em 1954 no Brasil, com estado civil de viúvo. Não consigo fazer a transcrição do segundo casamento no Brasil por Ponta Delgada pois me pedem para averbar o primeiro casamento, que foi lá e depois o óbito para justificar o estado civil de viúvo do segundo casamento...
No familysearch, tombo e outros sites não tem essas informações, pois os livros portugueses após 1911 não estão disponíveis...
Já pedi busca ao 3º e 4º distribuidor do RJ onde se casou pela segunda vez para ver se encontram algum registro do primeiro casamento aqui pelo Brasil...
Obrigado por qualquer ajuda!
Estou em uma saga para conseguir localizar a certidão de casamento do meu avô.
Ele, natural de Porto Moniz na Madeira, nasceu em 1917, se casou e veio para o Brasil em 1941, segundo ficha consular de qualificação, com estado civil de casado.
Ela também, filha de portugueses, nascida no Brasil em 1916, foi para Porto Moniz e voltou para o Brasil com ficha consular de 1947, casada. Ambos vieram morar juntos em 1947 no RJ.
Ao fazer o pedido via civilonline, não obtive resposta e enviei um e-mail a conservatória (registos.pmoniz@irn.mj.pt) e fui informado de que no assento de nascimento dele (formato eletrônico datado em 2014) não constam informações de casamento.
Minha dúvida é se estão de fato procurando no livro ou apenas olhando no assento que foi re-digitado em 2014.
Se não estão procurando no livro de casamentos de 1937 a 1947 ou no de nascimento, o que fazer?
Ele veio casado, isso é fato, pois consta na ficha consular e o segundo casamento ocorreu em 1954 no Brasil, com estado civil de viúvo. Não consigo fazer a transcrição do segundo casamento no Brasil por Ponta Delgada pois me pedem para averbar o primeiro casamento, que foi lá e depois o óbito para justificar o estado civil de viúvo do segundo casamento...
No familysearch, tombo e outros sites não tem essas informações, pois os livros portugueses após 1911 não estão disponíveis...
Já pedi busca ao 3º e 4º distribuidor do RJ onde se casou pela segunda vez para ver se encontram algum registro do primeiro casamento aqui pelo Brasil...
Obrigado por qualquer ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Informe os nomes e filiação novamente, assim não preciso ler todas as últimas postagens. Principalmente a filiação da Luzia.
Notícias ótimas, veja in box.
Depois de ter revirado todo o site tombo.pt, o Arquivo Regional da Madeira, FamilySearch (busca e livros digitalizados), mais de 1.000 páginas de livros digitalizados no SIAN do Arquivo Nacional, 3º e 4º Ofício de distribuição RJ...
Consegui montar a árvore genealógica desde o meu tetravô, mas estava faltando uma folha, que foi este primeiro casamento do meu avô.
Um simples registro que hoje ajudará 10 pessoas da família a conseguir tirar a nacionalidade portuguesa e futuramente outros mais de minha família.
A partir de então, estarei aqui sempre visitando o fórum disposto a ajudar ao próximo no que eu puder! Acredito que assim possamos viver em um mundo melhor.
@Mariza Guerra, mais uma vez, muito obrigado, Deus lhe abençoe!
Obrigada pelas palavras.Fiquei muito feliz por ter contribuído pois, encontrar um assento perdido me faz muito bem. Espero que a família tenha sucesso e realizações nas próximas etapas. Abraços.
As informações que encontro do meu bisavô dizem que ele era de senhorim, viseu e em um outro documento, achei como Pinheiro, viseu. De toda forma, mandei email para ambas as conservatórias - Viseu e castro daire (pois eles me informaram que como meu avô nasceu em 1899, eu deveria mandar email pra castro daire) e eles não localizaram meu bisavô. Somente a bisavó .
@Mariza existe algum site ou lugar onde eu possa pesquisar?
Já olhei todos os sites possíveis e não encontro nada. Já não sei mais por onde seguir. Talvez exista algum que eu não conheça e possa ter algum sucesso.
Obrigada desde já!
os livros de Pinheiro estão digitalizados e online: https://tombo.pt/f/cdr18
@leorjgj,
agradeço a você também, pelo reconhecimento do trabalho da @Mariza, que ajuda a tantos.
AVÔ: FERNANDO SENA CARDOSO
- Pai: Casemiro Sena Cardoso
- Mãe: Maria da Purificação Cardoso
Nascido em: 30/05/1941 no RJ
BISAVÔ: CASEMIRO SENA CARDOSO (em alguns documentos está como CASIMIRO - SENNA)
- Português
- Pai: Amadeu Sena Cardoso
- Mãe: Esperança de Jesus
Nascido em: 25/12/1899
Profissão: lavrador
Cartão de Identificação do Contribuinte: 067520557
Pelo que achei na Habilitação do Casamento, ele é da freguesia de Pinheiro, distrito de Viseu. Mas também já achei doc que diz Senhorim, Viseu.
Certidão de Óbito:
14ª Circunscrição de Registro Civil - RJ
Fl. 256 do livro n° 2. F.60 - n° de ordem: 38854
Data: 22/11/1970
Declarante: João Senna Cardoso
BISAVÓ: MARIA DA PURIFICAÇÃO CARDOSO
- Portuguesa
- Mãe: Virginia Pereira dos Santos
- Pai: não consta
Nascido em: 05/09/1909
De: Senhorim, Viseu
Profissão: doméstica
RG: 653.021 N°: 1.155.221
Data de Expedição: 11/09/1972
Certidão de Óbito:
8ª Circunscrição de Registro Civil - RJ
Fl. 223 do livro n° C-0663. F.60 - n° de ordem: 160086
Data: 06/07/1998
RNE-W650401-0
CASAMENTO
Certidão de Casamento:
Oficial do Registro Civil Das Pessoas Naturais, da 1ª Circunscrição, 1ª Zona, Freguesia Candelária, Ilhas e Santa Rita, Rio de Janeiro – Estado da Guanabara
Fl. 155 do livro n° R-9. N° de ordem: 2.126
Data: 21/01/1933
O livro de Nelas não está disponível online
http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1256574
Há também uma paróquia de Canas de Senhorim
http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1059253
Infelizmente online não encontrei registros ;-(
Depende mesmo das conservatórias fazerem as buscas, procure nas conservatórias próximas a Nelas tbm.
Boa sorte