Cidadania p/ neto, avô e mãe falecidos,me ajudem!
Olá pessoal acabei de entrar na comunidade para pedir a orientação de vocês, visto que tem obtido sucesso em muitos dos casos. Estou um pouco perdido, peço desculpas por abrir um novo tópico, sabendo que existem vários que falam sobre este assunto, porém fiquei perdido com tanta informação, já que não entendo nada sobre cidadania. Se acharem por melhor depois de responderem as minhas dúvidas fiquem a vontade para apagar os posts.
Bom sou neto de português, porém meu avô e mãe são falecidos, pretendo começar a fazer o processo mas eis os questionamentos...
Meu avô casou se no Brasil com uma brasileira e faleceu no Brasil, porém não fez a transcrição de casamento e óbito para PT. É realmente necessário primeiro que eu faça as transcrições para depois mandar o meu processo ? ( o consulado diz que é realmente necessário.)
A certidão do meu avô tem mais de 100 anos e não consegui pedir no portal cidadão, mas consegui localiza- la no arquivo de Coimbra, qual o modelo de certidão que tenho que pedir narrativa ou de inteiro teor ?
Obs: Meu pai que fez o registro do meu nascimento, porém a minha mãe é a filha do português isto interfere em algo ?
Desde já agradeço a todos pela ajuda!!!
Bom sou neto de português, porém meu avô e mãe são falecidos, pretendo começar a fazer o processo mas eis os questionamentos...
Meu avô casou se no Brasil com uma brasileira e faleceu no Brasil, porém não fez a transcrição de casamento e óbito para PT. É realmente necessário primeiro que eu faça as transcrições para depois mandar o meu processo ? ( o consulado diz que é realmente necessário.)
A certidão do meu avô tem mais de 100 anos e não consegui pedir no portal cidadão, mas consegui localiza- la no arquivo de Coimbra, qual o modelo de certidão que tenho que pedir narrativa ou de inteiro teor ?
Obs: Meu pai que fez o registro do meu nascimento, porém a minha mãe é a filha do português isto interfere em algo ?
Desde já agradeço a todos pela ajuda!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
No seu caso a única alternativa é fazer o processo por naturalização uma vez que a descendente direta do português já é falecida.
A primeira providencia é conseguir a certidão de nascimento narrativa do seu avô português ( narrativa é o termo usado em portugal e inteiro teor é o nome dado aqui no Brasil )
Abaixo segue o link para vc se inteirar sobre quais os documentos necessários para vc dar entrada no seu pedido de naturalização!
http://www.orkut.com.br/Main#Comm
mas gostaria de saber também sobre as transcrições se é realmente necessário..
grato !
o meu avô foi o declarante de nascimento da minha mãe sim..
então quer dizer que não precisa fazer as transcrições!
que bom assim fica mais fácil!!!
gostaria de saber tmb quanto tempo leva o processo ? e se um procurador levar para mim na CRC é mais fácil ? como procedo neste caso ???
e quanto tempo demora o processo em média ?
obrigado!
O prazo de naturalização é de 10 meses.
me ajudou muito... agora estou mais tranquilo !!!
vou fazer como vc me orientou, depois aos poucos vou postando aqui...
qualquer dúvida volto a perguntar !
Tenho uma dúvida, esse formulário 1C não é só para declaração de atribuição de nacionalidade portuguesa ? ou serve tmb para procuração ???
Meu caso é de naturalização por isso fiquei um pouco confuso... preciso de um modelo de procuração.
obrigado...
P.S me desculpe fazer esta pergunta talvez não tenha muito sentido... sou totalmente leigo no assunto.
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/
Esse formulário não é procuração, é um requerimento, você deve assinar presencialmente no cartório ou consulado, por AUTENTICIDADE.
Muito obrigado pelas informações!!
logo mais posto aqui o andamento dos tramites...