Nome de solteira x nome de casada
Thayane Leonez
Member
Pessoal boa tarde!
Eu, minha irmã e minha mãe estamos começando a juntar os documentos necessários para tirarmos nossa nacionalidade portuguesa.
Meu avô é português nato vivo. E é o declarante na certidão de nascimento da minha mãe. Pelo que li aqui no fórum, não precisamos transcrever o casamento dos meus avós e não teremos maiores dificuldades em conseguir a nacionalidade da minha mãe.
Porém nas certidões de nascimento da minha irmã e minha consta o nome de casada da minha mãe e hj em dia ela está separada.
Minha dúvida é a seguinte. Será que se nós retificarmos nossas certidões para que fiquem com o nome de solteira da minha mãe conseguiríamos evitar de ter que casa-la e divorcia-la em Portugal?
Bastaria apenas conseguir a nacionalidade da minha mãe e com nossas certidões constando o nome dela de solteira, solicitar a nossa. Na minha certidão minha mãe foi a declarante e na da minha irmã foi o meu pai.
O que me sugerem?
Desde já agradeço.
Eu, minha irmã e minha mãe estamos começando a juntar os documentos necessários para tirarmos nossa nacionalidade portuguesa.
Meu avô é português nato vivo. E é o declarante na certidão de nascimento da minha mãe. Pelo que li aqui no fórum, não precisamos transcrever o casamento dos meus avós e não teremos maiores dificuldades em conseguir a nacionalidade da minha mãe.
Porém nas certidões de nascimento da minha irmã e minha consta o nome de casada da minha mãe e hj em dia ela está separada.
Minha dúvida é a seguinte. Será que se nós retificarmos nossas certidões para que fiquem com o nome de solteira da minha mãe conseguiríamos evitar de ter que casa-la e divorcia-la em Portugal?
Bastaria apenas conseguir a nacionalidade da minha mãe e com nossas certidões constando o nome dela de solteira, solicitar a nossa. Na minha certidão minha mãe foi a declarante e na da minha irmã foi o meu pai.
O que me sugerem?
Desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
minha mãe hoje está separada e usa seu nome de solteiro em seus documentos. Porém na minha certidão de nascimento consta o nome dela de casada.
Pelo que entendi, o correto seria fazer primeiro a atribuição da minha mãe e depois transcrever seu casamento. A partir dai fazer a atribuição minha e da minha irma. So que assim depois teriamos que separar-la em Portugal, uma vez que meu pai já formou outra familia.
Mas o que é mais facil? Fazer um divorcio em Portugal ou trocarmos o nome dela em nossas certidoes de casamento e não precisarmos transcrever seu casamento para Portugal?
Não sei se ao trocarmos seu nome em nossas certidoes causamos algo que nos impeça de conseguir nossa nacionalidade por atribuição.
é meio confuso... espero que tenha conseguido me fazer entender. Obrigada pela atenção.
E vc sabe dizer como é o processo de divórcio? Pq meus pais não convivem bem... Essa é minha preocupação.
Será que justamente por ser mais complicado. Não valeria a pena tirar o nome de casada da minha mãe de nossas certidões. Retificando as certidões e deixando a como mãe solteira.