sugestões/conselhos
amigos,
estou na luta pra conseguir a atribuição desde 2003. meus bisavós eram portugueses e tive que começar o processo através da atribuição da minha avó, filha deles.
bla bla bla, os anos vão passando e já estamos na etapa de transcrever o casamento dos meus pais. já fizemos várias alterações em certidões judicialmente. tive que acrescentar um sobrenome ao meu nome, etc etc etc. sempre fazendo o que o consulado pede.
hoje chegando lá pra dar entrada no pedido de transc. de casamento, por causa de um sobrenome errado (mãe da noiva, no caso minha avó), a funcionária não aceitou o pedido e disse que mais uma vez, teremos que fazer essa correção judicialmente.
quer dizer, todo mundo sabe que os consulados fazem essa burocracia gigantesca justamente pra que evitemos seguir com o processo. mas eu já NÃO AGUENTO MAIS.
enfim...
gostaria de um conselho ou sugestão.
estive pensando em mandar os documentos como estão, só pegando o selo consular antes. mas as dúvidas sao: a funcionária vai dar o selo nesse documento que ela recusou (certidao de casamento inteiro teor)? e lá em portugal, eles são mais flexíveis com esse tipo de equívoco em documentos?
agradeço qualquer tipo de sugestão, depois desse banho de água fria do consulado (se bem que banho de água fria tá valendo, aqui em porto alegre hj...)
abraços.
estou na luta pra conseguir a atribuição desde 2003. meus bisavós eram portugueses e tive que começar o processo através da atribuição da minha avó, filha deles.
bla bla bla, os anos vão passando e já estamos na etapa de transcrever o casamento dos meus pais. já fizemos várias alterações em certidões judicialmente. tive que acrescentar um sobrenome ao meu nome, etc etc etc. sempre fazendo o que o consulado pede.
hoje chegando lá pra dar entrada no pedido de transc. de casamento, por causa de um sobrenome errado (mãe da noiva, no caso minha avó), a funcionária não aceitou o pedido e disse que mais uma vez, teremos que fazer essa correção judicialmente.
quer dizer, todo mundo sabe que os consulados fazem essa burocracia gigantesca justamente pra que evitemos seguir com o processo. mas eu já NÃO AGUENTO MAIS.
enfim...
gostaria de um conselho ou sugestão.
estive pensando em mandar os documentos como estão, só pegando o selo consular antes. mas as dúvidas sao: a funcionária vai dar o selo nesse documento que ela recusou (certidao de casamento inteiro teor)? e lá em portugal, eles são mais flexíveis com esse tipo de equívoco em documentos?
agradeço qualquer tipo de sugestão, depois desse banho de água fria do consulado (se bem que banho de água fria tá valendo, aqui em porto alegre hj...)
abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
só nao entendi uma coisa, se vc fez as correções judicialmente como ainda existem erros? pq os advogados arrumam todos os erros de todos os envolvidos num unico processo.
acho q se vc disser quais são os erros q tem talvez o pessoal aqui possa te orientar, acho q fica mais facil pra orientá-lo
provavelmente o erro ainda aparece na certidão, porque seu advogado não anexou a certidão do casamento no processo, e como pra cada certidão é emitido um cumpra-se do juiz, os cartórios não retifiam baseados em outras certidões já retificadas ( mesmo que judicialmente ), e seu processo provavelmente já tem um tempo, não dá nem mais pra desarquivar e acrescentar essa certidão, teria que haver mesmo um novo processo.
A boa notícia, é que teve gente aqui que conseguiu a cidadania da mãe, no meio de muitas divergências de nomes e sem processo judicial, isso é uma boa notícia, parece que a CRC é mais maleável do que os consulados, pode sim mandar legalizar a certidão, o consulado não vai impedir isso, e depois a solução é tentar o processo direto em Portugal, mas precisa de um procurador pra fazer isso por lá.
você está na etapa de atribuição de nacionalidade da sua mãe. Precisa de três documentos:
1. Certidão de nascimento d einteiro teor, legalizada no itamaraty e consulado.
2. Cópia autenticada do RG, legalizada no consulado.
3. Formulário 1c assinado presencialmente, por AUTENTICIDADE ( e não por semelhança ), super importante isso ! Ou no cartório ou no consulado.
Os mesmos documentos servirão pra você quando chegar a sua vez, se quiser mandar legalizar os seus e os dela, não tem problema, mas o envio deve ser na sequência, não pode enviar o seu junto com o dela, somente depois que ela tiver o registro da nacionalidade ( número do assento de nascimento ).
então, os documentos acima servem pra você, ela sendo sua declarante, não precisa de mais nada, não envie nada além desses três documentos.
Se a sua mãe já é portuguesa e foi a sua declarante voce precisa apenas dos documentos que a Cibele já mencionou.
No formulário 1C você colocará os dados da certidão de nascimento da sua mãe. Se quiser pode mandar a certidão dela ou uma cópia simples da mesma, mas só com os dados na CRC eles conseguem uma nova oficiosamente. Leia com atenção as instruções de preenchimento do formulário. Envio link abaixo.
De posse dos documentos você pode enviá-los diretamente a Portugal (endereço no formulário 1C) por SEDEX Mundi. Pague no correio um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros. Coloque o numero do vale no formulário !C e uma cópia do mesmo dentro do envelope. Guarde uma cópia com você.
O Vale tem que ir no seu nome. Leve um documento de identificação ao correio.
Veja que os documentos estejam todos em ordem: nomes, datas, reconhecimento de firmas, autenticações e legalizações para que não perca tempo arrumando coisas no meio do processo.
Boa Sorte!
MOD 1C
Postado pela Sandra.
[http://www.irn.mj.pt/sections/ir
abraços!