MEU PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO COMPLICADO... MUITAS DÚVIDAS... ME AJUDEM SFF

Salve, Salve, meus prezados amigos!
Eu acabei de encontrar o forum e passei 3 dias lendo, mas são inúmeros tópicos e todos com muitas páginas a ler... infelizmente, não consegui localizar algumas respostas às minhas perguntas e resolvi recorrer aos meus amigos aqui deste tópico. Estava morando em Portugal, onde fiquei por 8 meses e me deparei com problemas documentais que tive q voltar para resolver pessoalmente no Brasil.Alguns envolveram sentença judicial e só agora consegui a normalização do nome na certidão de nascimento.
Estou iniciando o processo de minha mãe, filha de português nascido em Portugal. Tenho já a certidão de meu avô, que busquei enquanto lá morava.
Analisando os tópicos, verifiquei que a melhor opção é enviar os documentos de minha mãe para portugal e depois iniciar o meu processo.
MINHAS DÚVIDAS SÃO:
1) Qual a melhor opção de envio dos documentos? o ACP do Porto?
2) Minha vó (brasileira) não é casada com meu avô (português). Preciso enviar algum documento da minha vó?
3) A certidão de nascimento do meu vô é antiga e só consta o primeiro nome. Posso me antecipar e já mandar seu atestado de óbito brasileiro para comprovar que se trata da mesma pessoa, ainda que não seja pedido inicialmente para instruir o processo de atribuição? No caso de poder enviar, segue a mesma regra de mandar cópia reprográfica apostilada com reconhecimento de firma do escrevente?
4) Se constar que o declarante foi a mãe, que não é portuguesa nem casada com o português, em vez de ser o próprio português, o que devo fazer?
5) No caso de haver uma sentença judicial corrigindo número dos livros de registro, devo anexar a sentença? como chancelar a sentença para que tenha valor em Portugal?
6) Ainda que eu mande os documentos da minha mãe e formulario 1C assinado por ela, eu preciso da procuração em meu nome para o caso de haver alguma exigência a cumprir?
7) Minha mãe é casada com meu padrasto e seu nome foi alterado. Basta eu enviar também uma cópia da certidão de casamento por cópia reprográfica e apostilada e firma reconhecida junto ao processo?
8) Quando eu iniciar meu processo, minha mãe já estará divorciada do meu padrasto (está em processo de divorcio). Será necessário fazer o assentamento do casamento em portugal?
9) Depois de estar de posse de todas as certidões, o que devo fazer para que elas tenham valor em Portugal? levar ao Itamaraty? ou vou só ao consulado? Precisa agendar esse serviço? como proceder?
10) Na minha certidão, o declarante foi meu pai, que não será portugues. Ele também não é casado e nunca foi com minha mãe. Há algo que eu precise fazer para que não caia em exigência?

agradeço muito a vocês e a quem possa me esclarecer essas dúvidas, desde já.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.