Atribuição só com documentos da bisavó
Caríssimos, bom dia.
Estou com uma dúvida e gostaria de saná-la aqui com vocês. Minha esposa tem bisavó portuguesa e pretendemos tirar a cidadania para ela, mas só temos os documentos da avó. O avô não tem registro em lugar nenhum. Nos documentos de casamento da bisavó, não consta nem a data de nascimento do marido, algo surreal. Ainda tento localizar a certidão dele, mas pergunto: existe alguma via de atribuição mesmo sem a certidão de nascimento do bisavô? Da certidão de casamento em diante, temos tudo, inclusive a certidão de óbito do bisavô, mas a de nascimento... Se alguém souber de alguma forma de resolver isso, agradeço.
Estou com uma dúvida e gostaria de saná-la aqui com vocês. Minha esposa tem bisavó portuguesa e pretendemos tirar a cidadania para ela, mas só temos os documentos da avó. O avô não tem registro em lugar nenhum. Nos documentos de casamento da bisavó, não consta nem a data de nascimento do marido, algo surreal. Ainda tento localizar a certidão dele, mas pergunto: existe alguma via de atribuição mesmo sem a certidão de nascimento do bisavô? Da certidão de casamento em diante, temos tudo, inclusive a certidão de óbito do bisavô, mas a de nascimento... Se alguém souber de alguma forma de resolver isso, agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Provavelmente vai ter que fazer a transcrição do casamento, sim.
Se não tiver jeito, dá pra pedir a supressão da certidão de nascimento do cônjuge não-português, mas não dá para mandar pra Ponta Delgada, que até onde sei está sem Conservador (os casos triviais, com documentação completa, ela ainda pode fazer), teria que ser na 4ªCRC do Porto (talvez haja outras em que se possa fazer, mas é bom confirmar nos tópicos). Veja esse post: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5292/e-possivel-transcrever-casamento-de-portugues-a-sem-a-certidao-de-nascimento-do-nubente-estrangeiro/p1 (veja também a página 7)
E ACP aceita os casos em que o pai é português, casado com estrangeiro e registrou o solicitante.
"...documentos da [bis]avó. O [bis]avô não tem..."
Aproveitando a discussão acima...Pergunto se é possível fazer uma Transcrição de Casamento de Dois Portugueses com supressão de Certidão de Nascimento Portuguesa "Dela" ...
O fato é que só encontramos o Registo de Nascimento "Dele" em Portugal...
São praticamente inexistentes as informações sobre local de nascimento dela...Tornando muito difícil a localização de tal documento em Portugal...
Temos as Certidões...(Brasileiras)...De Casamento e a Certidão de Nascimento do filho que fará a 1a. Atribuição...Porém...Em todos os documentos aos quais tivemos acesso só consta que a senhora é "Natural de Portugal" ou de "Trás-os-Montes" ...