AJUDA.!
Sou totalmente leigo no assunto de cidadania e gostaria de obter algumas informações para futuramente aplicar o processo.
Sou bisneto de português, pelo pouco que conheco acho que não posso aplicar diretamente para mim, meu caso é o seguinte:
Meu avô ( filho de portugueses ) é vivo e possui todos os documentos dele que eu necessitar ( rg, certidao de casamento, certidao de nascimento, etc ), minha mãe ( neta de portugueses ) é viva também e possui todos os documentos que eu necessitar. Tenho alguns documentos de meu bisavô que não me recordo agora pois estou fora do país, mais acredito que sejam certidão de casamento, certidão de óbito, certidão de nascimento, rg e cic.
as minhas dúvidas são:
1. É possível eu obter a cidadania?
2. Sei que minha mãe pode fazer o processo direto por ela por naturalização, por este processo eu conseguiria herdar por ela? ou terei que fazer o processo todo primeiramente pelo meu avô, depois minha mãe e depois eu?
3. Qual o tempo de todo o processo? ou melhor, de cada processo, visto que o meu são 2 até chegar em mim.
4. Qual o custo?
5. Que documentos do meu bisavô eu necessito?
6. Preciso fazer alguma transcrição dos documentos para Portugal?
7. Ouvi dizer que só posso obter a cidadania antes dos 21 anos, sendo que tenho 20 agora e acredito que o processo não demore menos que 1 ano, é verdade?
Agradeço a todos que tiverem a paciência de ler e tentar me ajudar.
Sou bisneto de português, pelo pouco que conheco acho que não posso aplicar diretamente para mim, meu caso é o seguinte:
Meu avô ( filho de portugueses ) é vivo e possui todos os documentos dele que eu necessitar ( rg, certidao de casamento, certidao de nascimento, etc ), minha mãe ( neta de portugueses ) é viva também e possui todos os documentos que eu necessitar. Tenho alguns documentos de meu bisavô que não me recordo agora pois estou fora do país, mais acredito que sejam certidão de casamento, certidão de óbito, certidão de nascimento, rg e cic.
as minhas dúvidas são:
1. É possível eu obter a cidadania?
2. Sei que minha mãe pode fazer o processo direto por ela por naturalização, por este processo eu conseguiria herdar por ela? ou terei que fazer o processo todo primeiramente pelo meu avô, depois minha mãe e depois eu?
3. Qual o tempo de todo o processo? ou melhor, de cada processo, visto que o meu são 2 até chegar em mim.
4. Qual o custo?
5. Que documentos do meu bisavô eu necessito?
6. Preciso fazer alguma transcrição dos documentos para Portugal?
7. Ouvi dizer que só posso obter a cidadania antes dos 21 anos, sendo que tenho 20 agora e acredito que o processo não demore menos que 1 ano, é verdade?
Agradeço a todos que tiverem a paciência de ler e tentar me ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para que voce tenha direito a pelo menos naturalizacao é necessario que o seu avo solicite a cidadania primeiro. Uma vez ele consiga a dele, voce poderia optar pela cidadania por naturalizacao. Esta requer mais documentos e é mais demorada.
Se a sua mae estiver interessada na cidadania, entao voce poderia optar pela cidadania por atribuicao, igual que seu avo e mae.
Voce tem que nos dizer quem declarou os nascimentos de todos voces. Ver as certidoes. Essa informacao é necessaria para saber quantos processos voce teria que enfrentar.
Resumindo e para comecar:
1- certidao do bisavo
2- cidadania do avo
3- se o avo foi o declarante da mae, pode-se pedir a dela por atribuicao logo que o avo tenha a dele
4- se a mae foi sua declarante, pode pedir a sua logo que ela obtenha a dela, mas se ela nao foi a declarante e sim o seu pai, devera transcrever o casamento dos seus pais em Portugal.
5- pedir a sua por atribuicao.
Se a mae nao se interessa, depois de obtida a do avo, voce pode pedir a sua por naturalizacao.
Visite a Guia de Ajuda desta comunidade, onde poderá se informar e tirar varias duvidas.
Se persistirem, volte a postar.