AJUDA.!
Sou totalmente leigo no assunto de cidadania e gostaria de obter algumas informações para futuramente aplicar o processo.
Sou bisneto de português, pelo pouco que conheco acho que não posso aplicar diretamente para mim, meu caso é o seguinte:
Meu avô ( filho de portugueses ) é vivo e possui todos os documentos dele que eu necessitar ( rg, certidao de casamento, certidao de nascimento, etc ), minha mãe ( neta de portugueses ) é viva também e possui todos os documentos que eu necessitar. Tenho alguns documentos de meu bisavô que não me recordo agora pois estou fora do país, mais acredito que sejam certidão de casamento, certidão de óbito, certidão de nascimento, rg e cic.
as minhas dúvidas são:
1. É possível eu obter a cidadania?
2. Sei que minha mãe pode fazer o processo direto por ela por naturalização, por este processo eu conseguiria herdar por ela? ou terei que fazer o processo todo primeiramente pelo meu avô, depois minha mãe e depois eu?
3. Qual o tempo de todo o processo? ou melhor, de cada processo, visto que o meu são 2 até chegar em mim.
4. Qual o custo?
5. Que documentos do meu bisavô eu necessito?
6. Preciso fazer alguma transcrição dos documentos para Portugal?
7. Ouvi dizer que só posso obter a cidadania antes dos 21 anos, sendo que tenho 20 agora e acredito que o processo não demore menos que 1 ano, é verdade?
Agradeço a todos que tiverem a paciência de ler e tentar me ajudar.
Sou bisneto de português, pelo pouco que conheco acho que não posso aplicar diretamente para mim, meu caso é o seguinte:
Meu avô ( filho de portugueses ) é vivo e possui todos os documentos dele que eu necessitar ( rg, certidao de casamento, certidao de nascimento, etc ), minha mãe ( neta de portugueses ) é viva também e possui todos os documentos que eu necessitar. Tenho alguns documentos de meu bisavô que não me recordo agora pois estou fora do país, mais acredito que sejam certidão de casamento, certidão de óbito, certidão de nascimento, rg e cic.