COMO DESCOBRIR FREGUESIA E CONCELHO?

Sou brasileiro descendente de português e estou tentando tirar minha cidadania portuguesa. Em consulta ao Arquivo distrital de Porto para tirar a certidão de nascimento do meu Bisavô me pediram para informar a Freguesia e Conselho onde ele foi registrado, porém não faço ideia de como descobrir isso, pois só tenho a certidão de casamento dele.

Segue as informações que tenho sobre ele:

Nome: Alcides Ferreira Gomes

Naturalidade: Porto - Portugal

Data de Nascimento: 17/10/1909

Filiação: Domingos Ferreira Gomes e Brigida Ferreira Gomes

Se alguem puder me ajudar irei agradecer muito!

Comentários

  • @André Totti

    Já obteve a certidão de casamento de inteiro teor?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVV9-4HV5 - no verso tem dados
  • essa certidão de inteiro teor tem os dados que preciso? como consigo ?
  • ele nasceu no navio a caminho do brasil, porém foi registrado em porto.
  • @André Totti

    Eles retornaram a Portugal?
  • não, ele cresceu, casou e faleceu no Brasil. Porem na certidão de casamento dele consta "natural de Porto -Portugal".
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado March 2018
    @André Totti

    Primeiramente é preciso saber se ele realmente nasceu no navio. Já vi muita história que não se confirmou.

    Envie a ID - 42919 - de Domingos ao Cepese e solicite os dados do passaporte: .http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13

    42919 Domingos Ferreira Gomes Porto Porto António Ferreira Gomes &bnsp; Empregado de Comércio 22 Rio de Janeiro Casad

    22616 Brígida Fernandes
    42919 Domingos Ferreira Gomes Mulher 22 Feminino Casado

    Entretanto se o Alcides nasceu no trajeto da viagem vc não terá registro em Portugal.
  • Encaminhei um email ao Arquivo Distrital do Porto e me responderam o seguinte:

    "Ex.mo Senhor André Totti,

    Temos os registos de batismos de todos naturais da cidade do Porto, mas não compreendemos como é que o menino foi registado na cidade do Porto, se ele nasceu a bordo de um navio a caminho do Brasil. O bebé regressou para ser batizado no Porto? Terá sido batizado a bordo? Se foi este o caso, esses livros não estão connosco e desconhecemos o paradeiro dos mesmos.

    Pode, ainda assim, submeter um pedido de pesquisa através da nossa plataforma, solicitando uma busca em todas as freguesias da cidade do Porto. Essa pesquisa será cobrada e não há garantias de localização do documento, uma vez que apenas pesquisaremos nos livros relativos às freguesias e aos anos que solicitar.

    Mais, se tiver os processos de passaporte dos pais, sempre podemos aferir a naturalidade deles.

    Com os melhores cumprimentos,

    Pelo Arquivo Distrital do Porto"

    Você acha que a certidão de casamento de inteiro teor conterá a informação de nascimento dele? Pois segundo o documento de casamento dele esta - Natural de Porto - Portugal - então provavelmente ele não nasceu no navio e sim em portugal mesmo. Ou tem probabilidade de ter sido registrado aqui no Brasil?

    Desde já agradesço pela ajuda.
  • @Andre

    Exatamente o que te disse. Se nasceu no navio e não retornou a Portugal só terá registro brasileiro. Reafirmo a sugestão de solicitar informações ao Cepese para ter certeza de q ele não veio recém-nascido em companhia dos pais.

    A informação na certidão de casamento não significa ser correta. Mas merece investigação.
  • Farei isso então, solicitarei o registro do passaporte dos pais dele para ver se ele saiu de lá ou se a mãe estava grávida quando embarcaram. Caso tenha nascido no navio, seu registro é brasileiro? neste ultimo caso ele não seria português e sim brasileiro então?

    novamente agradeço as informações, está sendo de grande ajuda e esclarecedoras.
  • @André Totti

    Se nascimento foi no navio não terá registro português. É brasileiro.
  • Consegui Localizar no Family Search o documento "Registro de Estrangeiros" - Cartões de imigração, Cx-G24-Gomes-Gomes, 1938-1980 - Arquivo Público do Estado de São Paulo (São Paulo State Public Archives), Brazil, do Sr Alcides Ferreira Gomes, onde diz que o mesmo é português, registrado como estrangeiro no Brasil.
    Creio que ele deve ter realmente sido registrado em Porto antes de embarcar para o Brasil, e possivelmente vindo recém nascido para cá.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.