COMO DESCOBRIR FREGUESIA E CONCELHO?
André Totti
Member
Sou brasileiro descendente de português e estou tentando tirar minha cidadania portuguesa. Em consulta ao Arquivo distrital de Porto para tirar a certidão de nascimento do meu Bisavô me pediram para informar a Freguesia e Conselho onde ele foi registrado, porém não faço ideia de como descobrir isso, pois só tenho a certidão de casamento dele.
Segue as informações que tenho sobre ele:
Nome: Alcides Ferreira Gomes
Naturalidade: Porto - Portugal
Data de Nascimento: 17/10/1909
Filiação: Domingos Ferreira Gomes e Brigida Ferreira Gomes
Se alguem puder me ajudar irei agradecer muito!
Segue as informações que tenho sobre ele:
Nome: Alcides Ferreira Gomes
Naturalidade: Porto - Portugal
Data de Nascimento: 17/10/1909
Filiação: Domingos Ferreira Gomes e Brigida Ferreira Gomes
Se alguem puder me ajudar irei agradecer muito!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Já obteve a certidão de casamento de inteiro teor?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVV9-4HV5 - no verso tem dados
Eles retornaram a Portugal?
Primeiramente é preciso saber se ele realmente nasceu no navio. Já vi muita história que não se confirmou.
Envie a ID - 42919 - de Domingos ao Cepese e solicite os dados do passaporte: .http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13
42919 Domingos Ferreira Gomes Porto Porto António Ferreira Gomes &bnsp; Empregado de Comércio 22 Rio de Janeiro Casad
22616 Brígida Fernandes
42919 Domingos Ferreira Gomes Mulher 22 Feminino Casado
Entretanto se o Alcides nasceu no trajeto da viagem vc não terá registro em Portugal.
"Ex.mo Senhor André Totti,
Temos os registos de batismos de todos naturais da cidade do Porto, mas não compreendemos como é que o menino foi registado na cidade do Porto, se ele nasceu a bordo de um navio a caminho do Brasil. O bebé regressou para ser batizado no Porto? Terá sido batizado a bordo? Se foi este o caso, esses livros não estão connosco e desconhecemos o paradeiro dos mesmos.
Pode, ainda assim, submeter um pedido de pesquisa através da nossa plataforma, solicitando uma busca em todas as freguesias da cidade do Porto. Essa pesquisa será cobrada e não há garantias de localização do documento, uma vez que apenas pesquisaremos nos livros relativos às freguesias e aos anos que solicitar.
Mais, se tiver os processos de passaporte dos pais, sempre podemos aferir a naturalidade deles.
Com os melhores cumprimentos,
Pelo Arquivo Distrital do Porto"
Você acha que a certidão de casamento de inteiro teor conterá a informação de nascimento dele? Pois segundo o documento de casamento dele esta - Natural de Porto - Portugal - então provavelmente ele não nasceu no navio e sim em portugal mesmo. Ou tem probabilidade de ter sido registrado aqui no Brasil?
Desde já agradesço pela ajuda.
Exatamente o que te disse. Se nasceu no navio e não retornou a Portugal só terá registro brasileiro. Reafirmo a sugestão de solicitar informações ao Cepese para ter certeza de q ele não veio recém-nascido em companhia dos pais.
A informação na certidão de casamento não significa ser correta. Mas merece investigação.
novamente agradeço as informações, está sendo de grande ajuda e esclarecedoras.
Se nascimento foi no navio não terá registro português. É brasileiro.
Creio que ele deve ter realmente sido registrado em Porto antes de embarcar para o Brasil, e possivelmente vindo recém nascido para cá.