BI + Passaporte do meu pai

ola pessoal, vou trazer esse assunto p/ esse novo tópico p/ ficar um pouco mais organizado.

Tentei fazer o passporte e BI do meu pai pelo consulado de SP, levantei aqui a questão de na certidão de inteiro teor dele constar o casamento com a minha mãe, não com a atual mulher. Vocês acreditaram que não teria problema p/ conseguir o bi e passaporte por isso.
Em seguida, enviei os documentos (20/01) junto a certidão portuga dele p/ agilizar o processo.
Bom, ai uns 3 dias depois ligou a moça do consulado dizendo pro meu pai que ele teria que transcrever o casamento e td mais, que isso estava pendente. Ele respondeu (mentira, rs) que faria em Portugal logo depois que recebesse o passporte e disseram que tudo bem.
Só que no fim devolveram todos os documentos (chegou hj) e disseram, numa carta, que ele devia fazer a transcrição de casamento dele primeiro. (brincadeira neh?rs)

Então por enquanto é isso, queria avisa-los que eles estão complicando um pouco, ou foi falta de sorte do meu pai,rs

Agara é partir p/ a transcrição...

Alguém pode me indicar um tópico aqui que ensine os procedimentos? (já vi em tantos que nem sei p/ onde ir, rs)

Valew pessoal

Comentários

• Para transcrição é necessário a certidão de casamento de inteiro teor, o BI se tiver se ainda não tiver pode ser a xeros autenticada do RG, Certidão de nascimento da esposa se ela for brasileira, o requerimento que tem no site do consulado preenchido e com firma reconhecida, 3 fotos 32x32 mm, original ou xerox autenticada de uma conta de telefone recente no nome da pessoa que irá transcrever o casamento.
    E é claro o cheque nominal no valor do procedimento.
    Veja os valores no site do consulado, sei que a transcrição+BI+Passaporte está 620 Reais.

qualquer dúvida volte a postar.

boa sorte
  • Kadinho,

acho que se seu pai insistir ele consegue, anyway, o estado civil cotinua desatualizado, ele eh divorciado e casado pela segunda vez, e teria que haver homologacao do divorcio e mais uma transcricao de casamento, devia falar isso pro consulado, se eh pra levar ao pe da letra, suponha ter que tirar os documentos apos a conclusao de todos esses processos, quanto tempo esperar ? 1 ano ?
  • valew Serginho e Cibele!

Cibele, vc acha então q valeria a pena eu tentar mandar tudo de novo?
    bom, eles colocaram um carimbo do consulado atrás da certidão portuga do meu pai (receio isso acabar "denunciando" que é a segunda tentativa)

Será que se ele anexasse uma carta dizendo que assim que obtiver o passaporte atualizará toda situação dele lá em Portugal eles aceitariam, ou essa proposta seria algo fora de cogitação p/ eles, sendo melhor nem tocar no assunto? Vocês tem ideia de qual a posição deles em relação a essas desatualizações?
  • Pergunta dificil.....

O consulado quer tudo atualizado, ate entendo, mas nao emitir documento de identificacao ate as atualizacoes do estado civil, eh que complica, se seu pai nao quer mesmo fazer a transcricao, eu tentaria enviar a documentacao novamente, colocaria na carta que ficou surpreso em receber de volta os documentos, sendo que foi orientado pelo telefone que nao teria problemas, e que alem do que, esta indo a Portugal resolver todos os processos para atualizar o estado civil, ja que foi casado duas vezes e a homologacao do divorcio depende ser julgada em tribunal portugues atraves de acao de advogado, isso demora um tempo e para definitivamente atualizar o estado civil, sera necessario uma outra transcricao de casamento, enfim, resumi a situacao, tentar pode, nada vai acontecer, um sim, ou um nao, deixar de ser portugues: nao da mais !
  • cibele

Bom, pesquisei bem e... ao meu ver eles querem ganhar ao menos uma transcrição, rs.
    A solução que eles colocam p/ se fazer tudo "ao pé da letra" é a seguinte p/ meu pai:

transcrição do primeiro casamento com eles, ai liberam o BI (com estado civil omisso)... a partir dai entao é possivel fazer a homologação do divorcio em Portugal e depois a outra transcrição...

É interessante observar que eles só disponibilizam a opção (de estado civil omisso) "autorizo a emissão do meu BI sem estado civil" nesse formulario de transcrição especifico p/ quem já se casou mais de uma vez (http://www.consuladoportugalsp.org.br/form_casamentobi_omisso.htm). Poderiam muito bem colocar essa opção no formulario de BI normal e possibilitarem a nos fazer tudo em Portugal.

Ou seja, eles só liberam esse estado civil omisso depois de fazer a primeira trancrição.

No meu entender a opção "casado" no formulario normal fica meio que um "pega troxa", o cara seleciona e depois eles falam "opa! casado ahm? tem que fazer transcrição com a gente então", rs
  • Como meu pai a principio só quer ter em mãos o passporte e o BI (talvez futuramente atualize td se eventualmente for morar em Portugal). Pensei se de repente eu reenviasse a documentação dele somente selecionando a opção "solteiro" (ao inves de casado) teria algum problema...(?) alguém teria algum conhecimento sobre quais informações eles tem a disposição a nosso respeito, antes de termos o BI? (se eles tem mãos nossa certidão de inteiro teor ou coisa do tipo...) e se poderia ser algum transtorno atualizar a situação dele depois de ter selecionado "solteiro"...
  • Kadinho,

eu ACHO que eles nao fizeram registro nenhum do seu pai no Consulado, e se colocar solteiro, bem provavel que vao fazer e nada vai acontecer depois, e se registraram algo, vao devolver de novo e mais nada, mas se seu pai nao tem pressa e pensa em fazer a transcricao depois, por que tanto malabarismo ? Ai chega no ponto em que eu nao sei se vale a pena omitir o estado civil, apenas brigaria pra que emitissem os documentos com urgencia, independente de atualizar o estado civil ( mesmo sabendo que precisa apenas de uma transcricao ), mas se eles nao arredarem o pe, nao tem jeito mesmo, so consegue em PT.
  • Bom, na verdade a urgencia é da minha parte, o meu trato com ele é que ele pagaria o meu passporte e BI se eu fizesse o dele PRIMEIRO(e com o velho não tem muita conversa).
    O malabarismo é apenas por conta disso. Senão, (era só fazer ao pé da letra mesmo/) era só fazer a transcrição de casamento dele com a primeira mulher (minha mãe) que eles emitiriam o BI com estado civil omisso naturalmente.
    Não teria problema deles emperrarem pois no site do consulado eles mesmo dizem que se a proxima etapa depender de um processo judicial em Portugal eles liberam o BI com estado civil omisso.

Quis dizer que se eles não fossem "espertinhos", rs, poderiam disponibilizar essa opção (de estado civil omisso) no formulário normal de BI tb e tornar td mais rápido e facil, deixando tudo a ser fazer em Portugal mesmo (mas ai eles não ganhariam uma transcrição).
  • então como EU tenho pressa... penso na possibilidade de anexar uma declaração dele se compromentendo a atualizar tudo em Portugal assim que tiver o BI e passaporte p/ ir p/ lá.

Assim como penso na possibilidade de colocar "solteiro" ( a qual ele esta de acordo) no formulário dele.
    Só fico cabreiro:
    1. no caso deles terem acesso a certidão de inteiro teor dele (a qual mostra que eles já foi casado).
    2. pela entrevista p/ BI (que eu não tenho a menor ideia de como é), por ele ter já ter 48 anos e aparentar ter pelo menos sido casado um dia e isso de repente gerar alguma suspeita...etc...
    3. QUANDO ele for realmente atualizar o estado civil dele em Portugal, se teria alguma dificuldade devido as incongruências com o fato dele ter se declarado solteiro em certa data.

Era quanto a esses 3 tópicos que eu gostaria de saber se poderia causar algum problema p/ ele...
    Alguém pode me dar alguma orientação quanto a isso?
  • Ah, entendi a "promessa", rssss.

Bem, nao sei te dizer sobre as questoes ....... so espero que se for preciso fazer a transcricao, saia rapido como estao falando, 5 a 15 dias uteis.
  • É... eu li isso aqui também, desconfio que talvez por isso (por esse novo sistema, essa nova condição) estejam nos obrigando a fazer a transcrição (se tiver p/ fazer) antes de liberarem o BI.
    na carta que enviaram de volta junto aos documentos foram claros:
    "Antes de requerer a emissão de seu Bilhete de identidade e Passaporte, deverá transcrever o seu casamento", disse o Chanceler.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.