quem pode requerer

Meu pai é portugues e minha mãe brasileira. meu pai separou de minha mãe e casou novamente. E após um tempo faleceu. Eu posso requerer a transcrição ou tem que ser a segunda mulher dele? e quais documento são necessários?

Comentários

  • editado March 2018
    @rimas tem vários topicos aqui no fórum informando os procedimentos.Basta uma procura e achará as respostas.Vc como filha, pode requerer a atribuição da nacionalidade.

    Documentos para atribuição:
    1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada.
    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - Vale Postal no valor de 175,00 €.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
  • rimasrimas Member
    Obrigado pela resposta, mas me esclareça por favor:
    Eu posso pedir simultaneamente a transcrição dos documentos do meu pai para atualizar sua situação, junto a portugal isto é seus dois casamentos e seu óbito juntamente com requerimento para atribuição de nacionalidade, ou tenho que primeiro pedir a transcrição, e só depois que estiver ok a situação dele requerer a atribuição de nacionalidade ?
  • @rimas vc pode pedir a sua atribuição de nacionalidade independente de atualizar o estado civil do seu pai ou óbito. Se foi ele o declarante do seu nascimento, só juntar os documentos e enviar.
  • rimasrimas Member
    Muito obrigado. Ja esta ficando mais claro. Mas meu pai é falecido e eu não tenho a certidão de nascimento dele. Porém sei que ele nasceu na freguesia de malhadas, no concelho Miranda do Douro, em 1933. Na Declaração para atribuição pede o numero de assento e a conservatoria de registro civil ou conservatória dos registros centrais ( entendo que é o lugar onde foi informatizado ,digitalizado a certidão de nascimento de meu pai) como conseguir essas informações: numero de assento e conservatoria onde esta sua certidão? . ou posso deixar em branco essa informação na declaração para atribuição?
  • Vc pode tentar pelo civilonline.Atente para os procedimentos para não errar na solicitaçao.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.