Passos para conseguir a cidadania que seja recentes?

Caio CoutoCaio Couto Member
editado March 2018 em Processos de Atribuição
Olá gente, estou precisando tirar a cidadania portuguesa para poder fazer faculdade no exterior. E estou com muitas duvidas, não acho informações concretas e fáceis de seguir em nenhum lugar, se puderem me ajudar agradeço.

Nasci no Brazil e moro aqui no Brazil no momento, meu pai possui a nacionalidade/cidadania portuguesa porém ele mora no exterior, . Eu queria fazer o processo direto com algum conservatório em Portugal porque parece mais simples e também mais rápido. Alguém que já conseguiu passar por esse processo ou alguém que tenha as informações necessárias podem me dizer que documentos preciso, quais conservatórios posso usar e como adquirir esses documentos e modos de pagamento também. Eu sei que é muita coisa mas não acho informações muito recentes e de fácil entendimento em lugar nenhum.

Desde já, agradeço.

Comentários

  • @CaioCouto existem várias informações de como conseguir a nacionalidade portuguesa aqui no fórum.Basta dar uma lida nos tópicos correspondentes.

    Documentos para atribuição:
    1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada.
    - Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - Vale Postal no valor de 175,00 €.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

  • Eu só preciso mandar os documentos e tudo certo, ou preciso avisar em algum lugar que estarei enviando esses documentos ?
  • @CaioCouto vc junta os documentos, escolhe qual conservatória for enviar (recomendo ACP) e não precisa avisar nada.Apenas confirme aqui no fórum se está tudo certo antes de enviar.
  • Entendi, muito obrigado de verdade. Ajudou muito ^^
  • Ah, uma dúvida. A certidão portuguesa do meu pai também precisa ser apostilada e certificada pelo cartorio ?
  • Caio CoutoCaio Couto Member
    editado March 2018
    Desculpa tantas perguntas, tem algum limite de tempo entre a impressão da cópia e o envio para a conservatoria tipo "só são aceitas certidões portuguesas impressas em até um ano" ?
  • @CaioCouto algumas conservatórias exigem certidões emitidas com até 6 meses.
  • Como é o processo para o modelo 1C ? Eu trago ele já preenchido e impresso para o Cartorio ? A impressão tem que ter cores ? Ou eu preencho ele no cartorio e autentico lá ?
  • @CaioCouto leve o formulário já impresso colorido e reconheça a assinatura por autenticidade.
  • Brigado, todos os documentos precisam ser coloridos também ?
  • @CaioCouto só o formulario
  • @VladPen
    Reuni todos os documentos necessários no ano passado e não enviei.
    A certidão de nascimento do requerente (no caso meu pai) e o documento de identificação foram apostilhados em JULHO DE 2017.
    Ainda são válidos para dar entrada agora em abril pela CR PORTO? Li em alguns lugares que eles aceitam até 1 ano, mas ainda estou com dúvidas...
    Desde ja agradeço.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2018
    @brunopeixotobarber,
    Documentos brasileiros,mesmo que estejam apostiladas,não costumam se aceitos com validade superior há 180 dias
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.