Dúvidas Recorrentes a Atribuição por Pai

Olá boa noite,

Estou com algumas dúvidas e são muitas as informações e acabo por me perder entre elas.

Sou filho de português, meu pai se casou e se separou judicialmente porém nunca fez a transcrição do seu estado civil,
ele possui a sua certidão de nascimento e seu documento português além da certidão de casamento brasileira já averbada a separação,
reparei que o processo quando é feito pelo consulado no Brasil além de ser caro mais burocrático e demora um pouco mais.

Haveria a possibilidade de eu solicitar a minha atribuição diretamente a algum conservatório em Portugal sem fazer a transcrição do casamento / separação dele?

Caso não seja possível, eu poderia fazer a transcrição dele diretamente com o conservatório em Portugal sem a necessidade de ir em um consulado no Brasil?

Esse foi o primeiro e único casamento do meu pai.

Qual seria o meio mais econômico de realizar quaisquer processos necessários?

Comentários

• editado March 2018
    @brunofariahenriques vc pode fazer a atribuição de nacionalidade sem precisar transcrever o casamento dos seus pais.Para isso é necessario que ele tenha sido o declarante do seu nascimento e vc faça direto na conservatória ACP.
  • Olá,

Obrigado pela breve resposta.
    Verifiquei e foi o meu pai que foi o declarante do meu nascimento, você disse "ela" mas é ele né?

Posso fazer esse processo via correios?

Como poderia entrar em contato diretamente com eles para esclarecer como esse processo deverá correr?
  • editado March 2018
    @bruno só juntar os documentos e enviar.

Documentos para atribuição:
    1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada.l

- Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecidapor autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
    - certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
    - Vale Postal no valor de 175,00 €

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#lat
  • @Vlad

Sensacional as suas informações, objetivas e diretas, estão sendo de grande ajuda.

Não preciso entrar em contato com eles por telefone ou email antes de enviar os dados?

E após enviar os dados, o que faço? Terei de realizar mais algum processo para poder tirar meu passaporte português e o cartão ?
  • @Bruno o Cartão Cidadão e o passaporte vc só pode pedir depois do processo concluido.
  • Infelizmente o serviço de vale postal internacional está suspenso por hora, já estou com todos documentos em mãos só no aguardo da retomada do serviço, obrigado pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.