Transcrição de casamento portuguesa por atribuição!
marimari
Member
Boa noite gente!
Estou no processo de atribuição da minha avô por pai português e logo depois passar pro meu pai!
Minha avó foi casada com brasileiro, agora ela é viúva e está averbado na certidão de casamento dela o falecimento do meu avô!
Na certidão de nascimento da minha avó esta averbado a mudança de nome por casamento e o casamento da minha avó!
Na certidão de nascimento do meu pai meu avô (brasileiro) é declarante, porém está averbado na mesma que meus avós são casados nesta cidade (na qual meu pai nasceu)
AINDA ASSIM PRECISO TRANSCREVER O CASAMENTO DA MINHA AVÓ?
Pergunto antecipadamente porque desarquivei o processo de casamento deles para ter acesso as certidões de nascimento e eles foram casados por comunhão de bens, se for necessário transcrever o casamento precisarei ter a declaração de pacto antenupcial e já pegaria, pra não precisar pagar outro desarquivamento!
Estou no processo de atribuição da minha avô por pai português e logo depois passar pro meu pai!
Minha avó foi casada com brasileiro, agora ela é viúva e está averbado na certidão de casamento dela o falecimento do meu avô!
Na certidão de nascimento da minha avó esta averbado a mudança de nome por casamento e o casamento da minha avó!
Na certidão de nascimento do meu pai meu avô (brasileiro) é declarante, porém está averbado na mesma que meus avós são casados nesta cidade (na qual meu pai nasceu)
AINDA ASSIM PRECISO TRANSCREVER O CASAMENTO DA MINHA AVÓ?
Pergunto antecipadamente porque desarquivei o processo de casamento deles para ter acesso as certidões de nascimento e eles foram casados por comunhão de bens, se for necessário transcrever o casamento precisarei ter a declaração de pacto antenupcial e já pegaria, pra não precisar pagar outro desarquivamento!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
precisa sim. A lei portuguesa exige que a mulher portuguesa transcreva seu casamento, a fim de repassar a nacionalidade para as próximas gerações.
Terá que ter a declaração do pacto antenupcial. O valor da transcrição deste casamento é diferenciado também. De 120 euros, passa a ser 150 (30 a mais pelo pacto).
Vou pedir amanhã então!
Precisarei enviar algum documento do meu avô brasileiro?
E posso enviar transcrição de casamento e atribuição do meu pai junto? Caso não, qual a conservatória mais rápida para transcrição?
sim, documentos são os seguintes:
- certidão de casamento de inteiro teor, apostilada
- certidão de nascimento do cônjuge de inteiro teor, apostilada
- certidão de óbito do cônjuge de inteiro teor, apostilada (se ela quiser ficar com estado civil de viúva em Portugal)
- requerimento de casamento, com assinatura reconhecida por autenticidade
- declaração de pacto antenupcial, apostilada
- cópia autenticada do RG de quem assinar o requerimento (se for seu pai, só isso. Se for você, deve anexar também a sua certidão de nascimento, provando que é neta da portuguesa)
Observo o seguinte:
- vale postal está suspenso temporariamente. Veja:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11501/vale-postal-internacional-suspenso-temporariamente-em-todo-territorio-nacional
- requerimentos de casamento:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento
Esqueci de que estado você é, mas tente agendar a transcrição no consulado. Assim, foge do vale postal.
Então envio os documentos necessários para a transcrição e atribuição do meu pai no mesmo envelope?
isso! Lembrei, do Rio.
Tente marcar no consulado do Rio, procure ver a agenda perto da meia-noite, todos os dias.
Não é tarefa fácil..
Não. Não pode enviar junto.
ACP não faz transcrição de casamento. Ponta Delgada não faz nacionalidade.
Tem que enviar em duas remessas separadas.
terá que enviar pros dois lugares, sim.
Mas, faça isso, tente agendamento no consulado antes, para a transcrição.
Olá, bom dia! Tenho uma dúvida aqui, veja se pode me ajudar..
Fui ao cartório e peguei toda a documentação entregue pela minha avó para a realização do casamento e NÃO tem nenhum "contrato" sobre pacto nupcial, o escrevente me informou que eles não fizeram (mas na certidão de casamento está escrito comunhão de bens) o tal pacto e que naquela época (1960) era comum colocar a comunhão de bens caso os nubentes não declarassem nada a respeito!
Então, mesmo estando escrito comunhão se bens na certidão,é sem pacto antenupcial????
complementando, o regime de comunhão de bens era o regime default brasileiro.
Quando falou em pacto antenupcial, associei ao acordo que se faz antes de casar, para situações específicas.
Bom pra você!!!
Eu não entendia muito bem isso!
Obrigada ☺
Desculpa se estou sendo repetitiva mas, só posso enviar a documentação pra pedido de nacionalidade do meu pai depois que a transcrição de casamento da minha avó for feita, certo?
Pergunta:
Na certidão de nascimento o nosso casamento já está averbado. Ela precisa enviar algum outro documento?
Transcrição de casamento só é solicitada após a ela ter nacionalidade?
E a última, pra tirar os documentos no consulado, precisa estar transcrito o casamento? tendo em vista que os documentos dela já viriam com o nome de casada.
Estou por começar o pedido da nacionalidade de minha mãe, que é filha de português (já falecido) e o mesmo foi o declarante em sua certidão de nascimento.
Será necessário eu solicitar a transcrição de casamento dos meus avós antes de pedir a dupla cidadania?
** eles ficaram uns 2 anos apenas casados e se divorciaram.
Hoje darei início a transcrição de casamento da minha avó atribuída!
1- Já recebi a certidão portuguesa da minha avó, tenho que enviar original ou posso colocar somente a numeração dela?
2- Vou pedir no cartório a certidão de nascimento e casamento inteiro teor ambos apostilhados e autenticados, certo?
3- Sobre o formulário, minha avó mesmo pode preencher, só ela pode assinar ou teria que ser o casal (meu avô já é falecido)? Ou é melhor que meu pai faça?
1-envie uma cópia
2-OK
3-Seu pai como filho pode assinar.
Obrigada