Como pagar vale postal de 175 euros e como enviar os documentos do Brasil para Portugal via correios
Lívia Molina
Member
Gente, já li muitas discussões aqui, mas fiquei com algumas dúvidas.
Meu avô é português. Sendo assim, dei entrada para tirar a documentação do meu pai no consulado do RJ em fev de 2017 e até hoje não recebi o documento dele, mas entrei em contato com o consulado via email e me informaram que o processo consta como concluído, mas tenho que aguardar chegar a documentação.
Devido a essa demora, resolvi ver como tirar a minha cidadania em Portugal.
Entrei em contato com a conservatória de Tondela e me enviaram os documentos necessários, porém não sei o que é e como pagar esse vale postal de 175 euros e outra duvida, após obter todos os documentos apenas envio a documentação para o endereço de la? não tenho que marcar e nem avisar nada? Indo pessoalmente é mais rápido?
Agradeço desde já.
Meu avô é português. Sendo assim, dei entrada para tirar a documentação do meu pai no consulado do RJ em fev de 2017 e até hoje não recebi o documento dele, mas entrei em contato com o consulado via email e me informaram que o processo consta como concluído, mas tenho que aguardar chegar a documentação.
Devido a essa demora, resolvi ver como tirar a minha cidadania em Portugal.
Entrei em contato com a conservatória de Tondela e me enviaram os documentos necessários, porém não sei o que é e como pagar esse vale postal de 175 euros e outra duvida, após obter todos os documentos apenas envio a documentação para o endereço de la? não tenho que marcar e nem avisar nada? Indo pessoalmente é mais rápido?
Agradeço desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Temos um post fixo no topo da página do fórum falando sobre vales postais. Você irá encontrar todas as informações para o seu envio.
Só não espere o Consulado do Rio de Janeiro agir, porque a da minha mãe ficou pronta em outubro de 2017 e até hoje não chegou nada em casa enviado pelo Consulado.
Antes de fazer a sua atribuição, você precisará fazer a transcrição do casamento de pai, a menos que ele tenha te registrado antes de 1 ano de idade. Se o seu caso for esse último, você pode mandar a documentação pro Arquivo Central do Porto.
Assim que eu nasci meu pai que me registrou, meus pais são separados, acho que não devo mexer nessa questão de casamento, certo?
Não é melhor enviar para Tondela? Pq vc indica o Arquivo Central do Porto?
Se eu colocar esse número do assento no formulário, não preciso enviar nenhuma documentação dele?
Com o número do assento, basta informar no quadro 2, item 1 do formulário 1c. A própria Conservatória tem como obter a certidão necessária, sem custo para você.
Eu ja tirei a minha certidão de inteiro teor por cópia reprográfica em janeiro de 2017 (ela tem validade?), além de apostilhar, preciso fazer algum outro processo no consulado do RJ ou envio assim?
Para enviar para o ACP ou Vila Nova de Gaia, preciso agendar ou apenas pego o endereço e envio?
Mas ainda fico com dúvida em relação ao envio dos documentos!
O vale postal que você vai fazer terá que ser em favor de IRN, IP, com o mesmo endereço da Conservatória para onde forem enviados os documentos.
(Não sei se esclareci ou se tem mais algum ponto que você tenha dúvida)
Gostaria de tirar umas dúvidas se possível!
Meu pai ( filho de portugueses) já tem a dupla cidadania dele e meus 3 irmãos tiraram agora, inclusive minha irmã gêmea.
Essa minha irmã gêmea está indo a Portugal ( Lisboa) e quer levar meus documentos para tirar por lá.
PS: os documentos do meu pai estão em dia.
1- Quais os documentos que ela precisa levar? Precisa de procuração? Preciso validar algum documento no Consulado daqui?
2- Seria melhor enviar meus documentos daqui pelo Correio mesmo?
3- Meus documentos estão todos com nome de casada. Preciso mandar a minha certidão de casamento também pelos correios?
Apostilada ou somente autenticada?
Minha irmã tirando a cidadania la para mim, ela precisa levar a minha certidão de casamento?
4- Eu preencho formulários e procuração com nome de casada?
Obrigada
2)Algumas conservatórias dão prioridade a processos entregues pessoalmente, mas pode haver necessidade de agendamento. ACP tem estado bem rápido, mesmo enviando via Correios. É uma pergunta difícil de responder.
3 e 4) Você vai assinar o 1c e apresentar documento com nome de casada, portanto será necessário enviar cópia da certidão de casamento autenticada (não precisa apostilar, se não me engano) para comprovar a mudança de nome. Isso não significa que a transcrição de casamento será feita ao mesmo tempo; depois de ter a nacionalidade atribuída, você ainda vai precisar pedir para transcrever seu casamento.
O que fiz no caso da minha irmã foi preencher o 1c com nome de solteira, assinatura e documentos de casada, certidão de casamento para justificar a mudança do nome. Só não consigo dizer com 100% de certeza que é assim porque ainda está tramitando. Já vi gente aqui no forum falando que pode ser os 2. A procuração, se você for fazer, tem que ser com seu nome de casada...
1-Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
Cópia do assento de nascimento português do seu pai.
Cópia do R.G.apostilado
2-Se ela for só a Lisboa , melhor vc mandar pelo correio (conservatória ACP)
3-Envie uma certidão de casamento de inteiro teor apostilada caso haja mudança do nome após o casamento e se esse casamento não tiver sido averbado na sua certidão de nascimento.
4-Requerimento 1C com assinatura por autenticidade(se for enviar pelo correio).
Obs:Sempre preecher o requerimento com o nome atual.
Se sua irmã for como procuradora terá claro q levar a procuração e nesse caso o formulário 1C é assinado por ela na hora.
Estou na fase de juntar documentos para atribuição e surgiu uma duvida.
Meu pai foi casado antes de eu nascer. Na minha certidão ele aparece como disquitado e na da minha irmã como divorciado. Minha mãe esta como solteira em ambas as certidões. Ele nos registrou nos primeiros dias de vida.
Essa situação pode causar problemas para solicitarmos por Tondela? Nesse caso seria melhor a ACP?
Desde já agradeço a ajuda.
Grande abraço em todos
Sim ele é o declarante e Português
Obrigada!
Minha duvida é porque eles nunca casaram. Pai é divorciado/desquitado de outro relacionamento.
Mas to achando mesmo por ACP a melhor escolha.
Muito obrigada