O que vou precisar fazer no meu caso?
O meu pai (é através dele que farei o meu processo, pois o meu avô era português) é divorciado e ele não se casou com minha mãe, só tiveram uma união estável. Oficialmente, o meu pai é divorciado e minha mãe era solteira (ela faleceu há quase 1 ano, em Abril do ano passado), nascida antes de 1981 (mais precisamente em 1955). Eu nasci no dia 7 de Janeiro de 1989 e o meu registro deu-se três dias depois, em 10 de Janeiro. O meu pai foi o declarante.
Com isso eu lhes pergunto: quais os documentos que irei precisar para realizar o meu processo? Terei que transcrever o divórcio de meu pai ou não será necessário?
Com isso eu lhes pergunto: quais os documentos que irei precisar para realizar o meu processo? Terei que transcrever o divórcio de meu pai ou não será necessário?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Documentos para atribuição:
1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
- Certidão do registo de nascimento do interessado, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
- Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada
- Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida presencialmente em consulado ou por autenticidade em cartório. Link para Modelo 1C:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75
- certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento
- Vale Postal no valor de 175,00 €
OBS: Se foi seu avô q reconheceu a paternidade do seu pai, não é necessária a transcrição de casamento se fizer por ACP.
E quando você fala "firma reconhecida do notário que a assina" é em relação à pessoa que emitiu a certidão, correto?
Só tira mais uma dúvida: quando você fala "firma reconhecida do notário que a assina" é em relação à pessoa que emitiu a certidão, correto?
respondi ao seu inbox
Então, por conta disso, você precisará dos seguintes documentos:
- Assento de batismo do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
- Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do RG (com validade inferior a 10 anos)
- Formulário 1C assinado por autenticidade (pode ser feito em qualquer cartório)
- Vale postal no valor de 175 euros
Fazendo pelo ACP (Arquivo Central do Porto) o seu processo levará de 30 a 60 dias para ser concluído.