sobre mandar a certidão original p/ o consulado...
(como já possuo o numero do assento - mas ainda não a certidão - e preciso do meu BI o qnto antes p/ poder começar no meu emprego lá na Alemanha)
Liguei no consulado de SP e perguntei se mandar a certidão original p/ eles ajuda mesmo a agilizar o processo do BI e passaporte e a moça: "ajuda sim", então perguntei se de repente uma cópia, um fax seria o suficiente e a moça: "pode ser tb, na verdade colocar o numero do assento já ajuda".
(já AJUDA ?! no formulario p/ requerer o BI e passaporte já existe o campo p/ por o nº do assento...ora pois...)
Lembro de ter lido aqui faz um tempo que a explicação é q agiliza pois eles teriam que pedir essa certidão lá de Portugal, mandando ela então pulariamos essa etapa.
Porém, hoje quando falei com a CRC, após saber meu assento perguntei se seria possivel me mandarem um fax da certidão, ou uma cópia por email, expliquei o pq etc... A senhora (muito atenciosa e prestativa) me explicou que isso sem dúvida não seria necessário pois o consulado tem acesso a todos os registros que eles (CRC) tem. Ela quis me garantir isso, inclusive fez questão de deixar o seu nome espontaneamente, p/ o caso de alguem do consulado eventualmente discordar disso.
agora fica a pergunta, ajuda ou não ajuda a agilizar?
Liguei no consulado de SP e perguntei se mandar a certidão original p/ eles ajuda mesmo a agilizar o processo do BI e passaporte e a moça: "ajuda sim", então perguntei se de repente uma cópia, um fax seria o suficiente e a moça: "pode ser tb, na verdade colocar o numero do assento já ajuda".
(já AJUDA ?! no formulario p/ requerer o BI e passaporte já existe o campo p/ por o nº do assento...ora pois...)
Lembro de ter lido aqui faz um tempo que a explicação é q agiliza pois eles teriam que pedir essa certidão lá de Portugal, mandando ela então pulariamos essa etapa.
Porém, hoje quando falei com a CRC, após saber meu assento perguntei se seria possivel me mandarem um fax da certidão, ou uma cópia por email, expliquei o pq etc... A senhora (muito atenciosa e prestativa) me explicou que isso sem dúvida não seria necessário pois o consulado tem acesso a todos os registros que eles (CRC) tem. Ela quis me garantir isso, inclusive fez questão de deixar o seu nome espontaneamente, p/ o caso de alguem do consulado eventualmente discordar disso.
agora fica a pergunta, ajuda ou não ajuda a agilizar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Ja com o numero do assento entendo que logo voce recebera a certidao em casa. Como disse a senhora da CRC, o consulado tem acesso aos documentos via internet.
A Cibele sempre diz que enviar a certidao agiliza o processo e acho que li algo similar no site do Consulado de Sao Paulo.
Voce tem 2 opcoes:
a- esperar a certidao e mandar junto com os demais documentos.
b- mandar so o que tem com o numero escrito no formulario e quando chegue a certidao encaminha-la ao consulado para ser anexada ao seu processo caso eles nao tenham conseguido uma nova por la.
Aqui voce tera que arriscar no que se refere a tempo.
Boa Sorte!
Bom, por isso que eu ouvi do consulado e da CRC, me PARECE não ser tão necessario, estou na dúvida sobre qual meio seria mais eficiente/rápido: esperar a certidão chegar p/ manda-la ou mandar tudo agora mesmo s/ a certidão...
(ps: alguém sabe me dizer se ainda é possivel tirar o BI de urgencia em lisboa, mesmo estando agora o tal do cartão do cidadão em vigor?)
Parece que NAO eh mais possivel fazer o BI em Lisboa, so mesmo o Cartao do Cidadao, que eh mesmo o substituto do BI.
Mas, vc pode fazer o pedido e pedir pra retirar no Consulado Portugues mais perto de vc na Alemanha. Eu fiz isso no Consulado Portugues em Londres.
Mas, so com o pedido do CC vc consegue fazer o pedido do passaporte de urgencia e eh tudo no mesmo predio o que economiza tempo.
vc deveria ter feito como eu fiz , mandado td para o consulado , nessa altura vc ja estaria de bi e passaporte na mao.... acho q os meus chegam essa semanaaa tomaraaa rssss.......... agora ta facinho pra vc pegar o bi tb!!!
manda ja seu pedido de BI e passaporte, vai saber quando vai chegar a certidao, pode ser amanha ou daqui uma semana, a diferenca eh que se envia a original seus documentos ficam prontos em menos de 15 dias, sem enviar, leva ate um mes, entao ja adianta que da tempo ate sua viagem, nao ?