Nome da mãe portuguesa divergente na certidão de nascimento e RG da requerente

Olá a todos,
Primeiro, gostaria de agradecer pela existência deste fórum espetacular. Tenho lido atentamente as discussões e aprendido muito aqui.
Consegui os documentos para atribuição da nacionalidade da minha avó, filha de mãe e pai portugueses.

Já conseguimos a certidão de nascimento da mãe dela (minha bisavó portuguesa), nascida na freguesia de Armamar em 24/4/1983, junto ao Arquivo Distrital de Viseu. Acredito que este era o documento mais difícil de conseguir, portanto fiquei muito animada.
No entanto, há uma divergência no nome da minha bisavó portuguesa nos documentos da minha avó, nascida no Brasil:

Na certidão de nascimento da minha bisavó o nome dela consta como: MARIA
Na certidão de nascimento da minha avó, o nome da mãe dela consta como: MARIA BÁRBARA FERREIRA
No RG da minha avó, no entanto, o nome da mãe dela consta como: MARIA BÁRBARA DE JESUS (nome que ela posteriormente adotou no Brasil).
Pergunto: como há essa divergência no nome da minha bisavó portuguesa, seria absolutamente necessário retificar o nome dela na certidão de nascimento da minha avó? Já expliquei a situação para o carturário, mas ele disse que como é uma alteração substancial se trata de um processo judicial, não apenas administrativo.

Também pergunto pois li relatos de que a atribuição foi aceita mesmo com nomes divergentes (@Janice Picchi, o seu caso me pareceu semelhante, confere? Você já conseguiu a sua cidadania?). Existe a chance de eu conseguir a cidadania da minha avó enviando esses documentos diretamente a um banco da nacionalidade em Portugal, sem a retificação? Vocês aqui do grupo, pela sua experiência, recomendam isso ou seria muito arriscado?

(***Informações adicionais:
Os meus bisavós portugueses se casaram em Portugal em 20/1/1913 e vieram para o Brasil em 1914. Já obtive a certidão de casamento deles junto ao "Registo Civil Online". Sei que esse documento não é necessário, mas pensei que pudesse ajudar com relação ao nome da minha bisavó. Não ajuda, pois lá o nome dela consta como MARIA DE JESUS.

Fiz a busca da certidão de nascimento do meu bisavô português, CÂNDIDO DOS SANTOS SILVÉRIO, também nascido em Armamar, provavelmente no ano de 1890 (ele tinha 23 anos quando se casou em 1913). A Sra Helena, do Arquivo Distrital de Viseu, fez a busca no período de 1889 a 1892, mas não encontrou a certidão dele, infelizmente***)

Muito obrigada por toda a ajuda!
Claro me avisem se precisarem de mais informações.

Alessandra

Comentários

  • Também estou passando pela mesma situação. Gostaria de saber.
  • @AlessandraR..os assentos antigos vinham só com o primeiro nome ( no caso da sua bisavó Maria) que depois passou a se chamar Maria Bárbara Ferreira e no R.G Maria Bárbara de Jesus.É preciso verificar o que consta no registro de nascimento da sua avó.Talvez tenha que retificar ou explicar o porque do "Ferreira" e do "Jesus".
  • Só pra atualizar: a atribuição da minha avó foi concluída com sucesso, sem cair em exigência. Mandamos o processo para Ovar pelo correios (saiu em 11 meses, em fev/2019). Mandamos documentos adicionais - a certidão de casamento dos progenitores portugueses, a certidão de óbito da progenitora portuguesa, e uma carta contextualizando a documentação apresentada. Agradeço muito ao fórum por recomendar Ovar para casos mais complicados - só posso reiterar essa recomendação. Abraços.

Esta discussão está fechada.