PRECISO FAZER TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO MESMO O PAI TENDO SIDO DECLARANTE

Boa tarde pessoal!
Estou reunindo a documentação para atribuição de nacionalidade para minha avó, o pai dela é português e ele foi o declarante do nascimento dela!
1- Preciso fazer a transcrição de casamento dele com minha bisavó brasileira?
2- Ele já é falecido, preciso fazer transcrição de óbtio?
3- Existe algum lugar que eu possa fazer o pedido de nacionalidade da minha avó sem a transcrição de casamento do meu bisavô? Como é o procedimento?

Ele é da freguesia e concelho de Mortaguá!

Comentários

  • @Marimari

    1 Faça a atribuição da sua avó pelo ACP (Arquivo Central do Porto)e não precisará transcrever o casamento dos bisavós.

    2-não precisa.

    3-ACP

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Entendi! Vou fazer esse procedimento assim que tiver a certidão de nascimento da minha avó em mãos!
    Pelo que vi, não preciso enviar cópia da certidão do meu bisavô nesses documentos, devo preencher no formulário apenas as informações para encontra-la lá (já foi encontrada, estou em processo para traze-la para o Brasil, então tenho todas as informações do registro dele) certo?
  • Não, essa opção de preenchimento dos dados é quando a data de nascimento tem menos de 100 anos, mais que isso tem que enviar a cópia certificada do assento emitida pelo Arquivo Distrital. Esse documento não precisa ser apostilado, já que é um documento português.
  • @jhmelman
    Requerendo a nacionalidade da minha avó por atribuição por parte do meu bisavô
    Lendo tópicos no grupo (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2732/documentos-necessarios-para-atribuicao-pelo-acp-email-enviado-pelo-escriturario-superior) vi essa questão:
    "Caso tenha alterado o seu nome por efeito do casamento, deverá juntar cópia certificada em Cartório do seu casamento."

    Minha avó é viúva e modificou o nome, devo enviar certidão de casamento ou de viúva para ACP, junto com toda a documentação?
  • Sim, ela vai assinar o documento e enviar cópia de documento com o nome de casada. Há necessidade, portanto, de enviar cópia da certidão de casamento para justificar a mudança. Isso não funciona como transcrição, que terá que ser feita posteriormente. Só não sei dizer com certeza se precisa ser recente essa cópia autenticada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.