Declarante de Certidão de Nascimento

Olá Pessoal,
Sou neta de português e estou fazendo o pedido de nacionalidade para o meu pai primeiro para depois fazer o meu.
Estou com uma dúvida:
O meu avô foi o declarante do nascimento do meu pai. Então eu li no forum que quando o pai é declarante não precisa fazer a transcrição de casamento. A minha dúvida é que quando eu solicitei a segunda via da certidão de nascimento do meu pai por fotocopia, eu não consta na certidão quem foi o declarante, pois a certidão não é exatamente igual a original. E na fotocópia do livro não conseguo ler uma linha devido ao estilo de letras rebuscadas.
Vocês sabem me dizer como eu provo que meu avô foi o declarante da certidão do meu pai?
Obrigada pela atenção.

Comentários

  • Correção: e não consta na nova certidão quem foi o declarante, pois a certidão não é exatamente igual a original. E na fotocópia do livro não consigo ler uma linha devido ao estilo de letras rebuscadas.
  • @Msantos peça uma certidão de inteiro teor digitada.
  • @Vlad Pen desculpa aproveitar o tópico, mas tenho uma dúvida que é exatamente quanto a necessidade de transcrição de casamento.

    Meu avô foi casado com a primeira esposa em Portugal, veio para o Brasil, ficou Viúvo e casou com minha avó, também portuguesa e ambos de Porto Moniz. Esse mês, ao tentar fazer a transcrição do segundo casamento por Ponta Delgada, eles informaram que não seria possível pois o estado civil dele no segundo casamento estava como viúvo e que seria necessário fazer a transcrição do óbito da primeira esposa para depois fazer a transcrição do segundo casamento e em seguida solicitar a atribuição da minha mãe.
    Um caso bem complicado, que sairá um pouco caro e custoso pois não sei onde foi celebrado o casamento da primeira esposa e o óbito.
    Se eu der entrada direto na atribuição da minha mãe (que tem o pai e mãe portugueses declarantes), seria o melhor dos mundos... é possível?
    Obrigado!
  • @leorjgj te respondi no outro tópico.
  • Obrigada! Vou pedir.
  • @Vlad Pen
    É comum as pessoas enviarem as duas certidões de nascimento para o pedido de nacionalidade?
    (certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica e a certidão digitalizada , ambas atualizadas e apostiladas)
    Ainda não li nada sobre isso aqui no fórum. Só vejo as pessoas enviando a certidão de inteiro teor reprográfica.
    Quando eu recebi a certidão do meu pai de inteiro teor reprográfica eu percebi que não iriam conseguir ler nada, devido as letras rebuscadas. E isso poderia ser um motivo para atrasar o meu processo.
    Acho que isso deve estar dificultando os processos de muitos também. Apesar de sair bem mais caro ter que fazer estas duas certidões, deve ser mais garantido.


    Obrigada pela ajuda!
  • @msantos sempre aconselhamos a enviar as duas certidões ( reprográfica e digitada) se a reprográfica estiver de difícil leitura.
  • Super obrigada a todos aqui no fórum que se dispõem a ajudar aos outros!
    Deus abençoe vocês grandemente!
  • Olá Pessoal,
    Pintou um outra dúvida.
    Eu já confirmei que o meu avô foi o declarante na certidão de nascimento do meu pai. Eu vou precisar fazer a transcrição do casamento do meu avô português com a minha avó brasileira?
    Tem um outro detalhe:
    Na certidão do meu avô em Portugal somente consta o primeiro nome dele no livro de batismo. Como consigo provar que ele é realmente o meu avô?
  • @msantos

    Nesse caso se enviar o processo para o ACP não precisará transcrever o casamento do avô.
    Terá que enviar certidão de inteiro teor de casamento ou óbito apostilada para provar a fixação do nome.
    O assento de batismo do português precisa ser cópia certificada pelo Arquivo Distrital.
  • Olá! Lendo os posts aqui e com muitas dúvidas ainda.... Minha sogra é filha de portugueses, que casaram no Brasil. Já solicitei ao arquivo distrital as informações do nascimento dele, q é de 1904. Ele foi declarante na certidão de nascimento de minha sogra, e tenho lido em posts que sendo assim, não há necessidade da certidão de casamento deles (pais de minha sogra). É isto? Podem, por gentileza, informar se a relação de documentos abaixo é o suficiente para dar entrada na atribuição dela? e se posso enviar o pedido de atribuição dela junto com o de transcrição de seu casamento ao mesmo tempo.
    ATRIBUIÇÃO
    - Cópia de certidão de nascimento do pai português (pedido ao arq distrital)
    - certidão de nascimento dela de inteiro teor e cópia reprográfica + Apostilamento + firma tabelião
    - cópia autenticada RG dela + Apostilamento
    - Mod 1 C + firma dela reconhecida por autenticidade em cartório
    - Vale postal (cópia)
    Obrigada pela ajuda!
  • @clarissemartins

    A transcrição de casamento é obrigatória quando ambos são portugueses e se casam fora do próprio país. Gaia e Ovar aceitam dois processos juntos mas é mais demorado do que enviar a transcrição para PD e o processo para o ACP, por exemplo.
  • @mariza guerra
    Mariza, na certidão de nascimento de minha sogra não há qualquer referência a nacionalidade de seus pais, e sua atribuição será por seu pai. Ainda assim é necessário a transcrição do casamento? Outra dúvida: sendo necessário a transcrição, eu primeiro devo enviar isso para só depois da confirmação dar entrada na atribuição via ACP, certo?
    Obrigada pela ajuda!!!
  • @clarissemartins
    A lei existe, sugiro que faça a transcrição. O ACP exige a certidão de casamento ou de óbito do português nascido antes de 1911 para comprovar a fixação do nome.
    Quanto a sua ultima pergunta: Sim.
  • @mariza Obrigada! Vou ter que descobrir as informações da mãe dela, pois não tenho nada, a não ser um cartão de estrangeiro emitido aqui.... nem identidade, nem certidão, nem mesmo lugar onde nasceu exatamente. Nas estórias que contava, veio recém nascida escondida em uma caixa de sapato... pelo site do Cesepe não localizei nem ela nem os pais, para ver a Freguesia e buscar os documentos no arquivo distrital, como fiz com o pai de minha sogra. Para a transcrição eu preciso das certidões de nascimento dele e dela e a de casamento, certo?
  • @clarissemartins

    Sim. Precisará do assento de ambos e da certidão de casamento.

    Informe os dados dela, posso fazer uma busca. Relate nomes de possíveis irmãos e onde se fixaram.
  • @clarissemartins bom dia. Tudo bem? Clarice, gostaria de saber como você conseguiu fazer a Nacionalidade da Sra Wilma sem ter transcrito o casamento dos pais portugueses. Estou com o mesmo problema e não consigo encontrar uma solução. Pode ajudar-me?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.