Demora

Alguém sabe quanto tempo está levando um processo de atribuição com tudo redondinho?
Já escrevi 2 vezes e não consigo saber sequer se chegou em mão deles, pois não respondem. Em chegando , quanto tempo leva para emissão do BI e passaporte ? Meu filho vai estudar na europa por 6 meses e, em razão da idade, corremos o risco de acharem que pretende ficar por lá. O curso já está paga para o 2º semestre.

Comentários

• consulado

opa , mandei meu processo pro consulado de sp dia 29 de janeiro , 3 dias depois me ligaram pra marcar a data de assinar a naciona. BI e passaporte .... fui hj dia 18/02 , ele me disse q uma semana e meia no max. ta td em casa !!!!!!
  • oi
    q boa noticia
    uma pergunta, vc pediu a transcriçao de casamento tb?
    ou só atribuiçao?
    bjs
  • Putz meu processo já foi dado com o paracer favorável a 15 dias, mas até agora nada do registro do assento. Liguei hoje mesmo pra saber, e a moça disse que ela acredita que nao irá demorar mais, acho que na próxima semana saia. Não aguento mais esperar para dr entrada nos documentos! Haja paciência!
  • olha o meu ta demorando tb .. ja esta indo pra 4 meses que a atribuiçao do meu pai esta la e continuam a falar que esta na fila para ser avaliado ... to achando muito estranho ..

uma pergunta .. meu pai é separado e se casou novamente e obviamente na minha certidao consta a minha mae , como mae .. hehehe

Eu vou ter de fazer a transcriçao do casamento dele ? a CRC nao vai encarnar que a mulher eh outra ? heheh
  • vou explicar
    mandei os doc da minha mae ano passado , pra fazer nacionalidade , transcricao , bi e passaporte, (OS DOC DA MINHA AVO SAO TODOS ATUALIZADOS) depois de 4 meses q enviei os da minha mae ao consulado , ela foi chamada pra assinar e depois mais uns 7 dias os doc tavam em casa , ai mandei os meus dia 29 de janeiro agoraaaa....mas precisamente dia 01/02 eu coloquei no correio pra fazer naciona. transcricao , bi e passaporte, juro pra vcs , mandei numa segunda, na quinta feira me ligaram marcando pra ir hj la , hj fui e ja assinei o bi , tirei foto , assinei no scaner pro passa...... eh isso mesmo gente , nao to nem acreditandoooo
  • xXx«♂DADO»¹³

Exato meu jovem. Pra vc ver como vc agora goza da organizacao do teu novo Pais. Organizado
  • Dado,
    Essa é uma boa noticia para os que tem TODOS os documentos em ordem!!! Você teve que autenticar os documentos no Itamaraty ou os mandou diretamente ao Consulado? Teve que pagar legalizações no Consulado?
    Você poderia dizer quanto pagou no total ao Consulado? Quero dizer: sua atribuição, transcrição, BI e passaporte?
    Os demais gastos, tais como, certidões, correio, etc. não precisam ser mencionados, pois podem variar.
    Se as coisas continuam assim tão rápidas, pelo menos em SP, já não valerá a pena utilizar o correio para mandar direto à CRC, esperar tudo o que se espera até ter uma resolução.
  • DICAS

Gente , no meu caso , sou casado , meus pais sao vivos , apenas minha mae tem a nacionalidade , porem ela tem todosss os documentos atualizados , pra quem eh do estado de sao paulo e mato grosso do sul entrem no site do consulado geral de portugal em sao paulo , http://www.consuladoportugalsp.org.br/ , aq vcs vao clicar em SERVICOS CONSULARES , NACIONALIDADE . possue todas as informacoes necessarias , se alguem aq tiver o caso como o meu e tem pressa , recomendo o consulado , qualquer duvida so me perguntar , oq eu souber eu ajudo........ boa sorte a todosssssssssssssss
  • Dado

Essa é uma boa noticia para os que tem TODOS os documentos em ordem!!! Você teve que autenticar os documentos no Itamaraty ou os mandou diretamente ao Consulado? Teve que pagar legalizações no Consulado?
    Você poderia dizer quanto pagou no total ao Consulado? Quero dizer: sua atribuição, transcrição, BI e passaporte? (2)

Conte pra gente como foi seu processo com detalhes , isso podera ajudar muita gente no futuro.

abs
  • processo nacionanilade casado (CONSULADO)

vamos pelo comeco , minha avo eh portuga, minha mae fez o processo de nacionalidade com transcricao de casamento , bi e passaporte , vou descrever os documentos necessarios do mesmo jeito q eu fiz (TODAS AS NORMAS DO CONSULADO ATUAIS)
    1- 2ª via da minha CERTIDAO DE NASCIMENTO com firma reconhecida pelo itamarati + uma copia autenticada da mesma

2-2ª Via (original) da Certidão de Nascimento do pai (ou mãe) brasileiro(a) emitida há menos de 1 ano - se os dois pais já tiverem a nacionalidade portuguesa não precisará enviar esta certidão

3-2ª Via da Certidão de Nascimento do seu marido (ou esposa) brasileiro(a) emitida há menos de 1 ano (original) - se o mesmo já tiver a nacionalidade portuguesa não precisará enviar esta certidão

4-2ª Via (original) da Certidão de Casamento de Inteiro Teor (não servirá a certidão simples) emitida há menos de 1 ano, se tiverem casado no Brasil.

5- 2 fotocópias autenticadas da carteira de identidade (RG). Se o RG não for recente, juntar também duas fotocópias autenticadas do passaporte actualizado (página onde consta a assinatura e a seguinte com foto e identificação);

6-fotocópia do Bilhete de Identidade ou do Passaporte português de um dos pais (aquele que for português). Este documento deverá estar dentro do prazo de validade

7-Comprovante de residência na área de jurisdição do Consulado: original ou fotocópia autenticada da última conta telefónica;

8-envelope de Sedex já com o seu endereço marcado no destinatário (para a devolução dos documentos);

9-quatro fotos (32 X 32) mm coloridas e recentes.

tem tb que enviar o formulario preenchido com firma reconhecida da assinatura do requerente

cheque nominal ao consulado nos valores conforme o processo q vai ser feito
    Nacionalidade + Casamento : R$ 860,00
    Nacionalidade + Casamento + Passaporte : R$ 1120,00
    Nacionalidade + Casamento + Passaporte : R$ 1090,00 (maiores de 65 anos)

pedi todas as certidoes pela internet , enviei para reconhecer firma no escritorio que representa o itamarati em sp
  • Fernando,
    No Consulado eles pedem também o BI atualizado, por isso a necessidade da transcricao sendo o portugues o declarante ou nao.
  • CONTINUACAO

depois de juntar td , eu enviei ao consulado ........ e fiquei aguardando , passado 3 dias eles entraram em contato , marcando para dia 18/02 minha presenca e pediram para q eu levasse o meu RG ORIGINAL E O BI DA MINHA MAE ( DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE ) fui la , eles pedem pra conferir os dados em algumas folhas , pedem pra assinar umas 2 folhas e mais uma assinatura no proprio BI tb coloquei o meu indicador direito no BI , existe um aparelho q vc fica em peh na frente para tirar a foto , nele mesmo vc coloca os 2 indicadores para no escaner , e depois assina em um outro escaner , essa assinatira vai ser a do passaporte........ depois de td isso , eles dao um prazo de ate 10 dias uteis para chegar o BI e o passaporte , o BI ja eh devolvido no envelope q foi junto com o processo , chega rapido , o passaporte vem direto de lisboa e leva uns dias a mais.... eh so isso........ rssssss gente lendo aq fica bem complicadinho rsss... .entrem no site do consulado geral de portugal em sao paulo , ta tdddddd mto bem explicadinho , pra cada caso....... qualquer duvida so perguntar.....
    BOA SORTE A TODOSSSSSSSSSSSSSSSSS
  • olha o meu ta demorando tb .. ja esta indo pra 4 meses que a atribuiçao do meu pai esta la e continuam a falar que esta na fila para ser avaliado ... to achando muito estranho ..

uma pergunta .. meu pai é separado e se casou novamente e obviamente na minha certidao consta a minha mae , como mae .. hehehe

Eu vou ter de fazer a transcriçao do casamento dele ? a CRC nao vai encarnar que a mulher eh outra ? heheh
  • Olha, vou tentar requerer a certidão pelo Portal do Cidadão, porque até hoje nada... liguei lá e dizem que não irá demorar muito, que está para ser feito o registo. Mas já estou sem paciência, ultrapassou 4 meses já e ainda nem dei entrada nos documentos.
  • Rodney,
    O caso da minha mae è similar ao seu no sentido que receberam a noticia da aprovacao do processo na mesma semana. Os assentos estao demorando um pouco. Se lhe disseram na semana passada que nao estava pronto, é sinal que ainda nao esta disponivel tambem no Portal do Cidadao.
    Esta semana vou ligar para ver se ja tem o numero. Se o tiverem, entao podemos pedir no Portal e nao esperar o correio da CRC.
    Boa Sorte.
  • Liguei hoje para a CRC e o assento da minha mae nao esta pronto ainda. Ha 3 semanas soubemos que o processo havia sido aprovado.
    Esta demorando, mas agora sabemos que é só uma questao de tempo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.