Assento de Batismo de Portugal divergente de Certidão de Casamento no Brasil

Olá Boa tarde!
Como já colocamos em outro post, eu e minha noiva estamos buscando a cidadania portuguesa pra ela e esbarramos em algumas situações, uma dela é o nome de batismo em Portugal do avô dela ( é o português que estamos buscando a cidadania ) é José Gomes de Abreu e na certidão de casamento e de óbito está José Antônio de Abreu. Como proceder nessa situação, visto que dará divergências na hora de apresentar os documentos ao consulado?

Comentários

  • 1) Não faça via consulado: eles pedem documentos a mais, às vezes exigem transcrições de óbitos que não são necessárias se o pedido for feito diretamente a uma Conservatória em Portugal (veja nos tópicos em "Processos de Atribuição). Se o português é o avô, o filho/a dele deve estar vivo ou então a neta tem que comprovar ligações efetivas com Portugal.
    2) Este tópico pode lhe ser útil: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p1
  • @Jonhathan Narciso, com está o nome na certidão de nascimento do avô da sua noiva? Como disse o @jhmelman , não faça pelo consulado..é mto mais demorado e exigem mais documentos.
  • @Vlad Pen
    O nome dele está José Antônio de Abreu..
    Pois é estou vendo as informações passadas pelo @jhmelman para fazer o melhor e demorar o menos possível.
    Já tenho as informações dele, principalmente o número de assento dele que é 10/1902, inclusive já mandei um email para o arquivo distrital de Viana do Castelo requerendo pois ele é de Lavradas, Ponte da Barca.
    Fiz o correto?
  • @Jonathan..o importante é que o nome da certidão de nascimento seja igual a de casamento ( esqueça a certidão de óbito).Essa diferença entre José Antonio de Abreu e José Gomes de Abreu não parece ser problema.
  • @Vlad Pen......pois é, também não acho que eles criarão caso por conta de um nome apenas.
    Vou fazer o que foi orientado acima pelo link do @jhmelman.
    Qualqurr outra dúvida posto aqui.
    Abraços e obrigado.
  • Bom dia pessoal!
    Fui ao cartório de onde é a certidão de casamento do avô da monha noiva e eles disseram que os documentod ja tinham sodo destruídos por conta da quantidade de tempo do casamento, mas até ai tudo bem.
    Perguntei então como poderia resolver essa situação da troca do sobre nome e eles me disseram que de repente poderiam fazer até a exumação do corpo.

    Minha dúvida é: ela tem razão ou é mais simples e ela não soive explicar?

    Quem puder me ajudar? Fico grato..
    Ou se souberem a quem devo perguntar sobre, jásera um bom caminho.

    Obrigado
  • editado March 2018
    @Jonathan fico abismado com a quantidade de barbaridades q esses "estagiários " de cartórios dizem.O q tem a ver certidão de casamento com exumação de um corpo.Meus bisavós casaram em 1900 e a certidão está lá..só eu pedir. Exija uma solução digna.
  • @Vlad Pen
    Pois é meu amigo, eu quase ri, justamente porque achei um absurdo isso, até pq, nem teria mais corpo, tem quase 30 anos que o cara morreu.
    Ela me disse que eu consigo com eles uma 2º via da certidão de casamento sem problema nenhum, só pagar a taxa e pronto, mas a minha questão é:

    No assento de batismo dele de Portugal está um nome que é José Gomes de Abreu e na certidão de casamento no Brasil está José Antônio de Abreu, como que eu consigo provar que, embora com nome diferente, é a mesma pessoa, visto que tenho somente a certidão de casamento e de óbito aqui no Brasil ?

    PS: Já fiz a solicitação do assento de batismo pra Portugal.
  • @Jonathan essa diferença no "meio " do nome não deve ser problema.José Antonio deve ser o primeiro nome e na certidão de casamento omitiram o Gomes.
  • editado March 2018
    @Vlad

    Entendi, mas acredito que não seja omissão. Pois no livro do cartório onde foi feito o casamento consta José Antônio de Abreu mesmo e no assento de batismo em Portugal consta José Gomes de Abreu. Acredito que ele tenha perdido os documentos quando veio para o Brasil e chegando aqui ele incorporou o nome do pai ao seu ( o pai se chamava Nicolau Antonio Gomes ).
    Ai, o melhor é esperar o arquivo Distrital de Viana do Castelo achar e me mandar o assento de batismo apostilhado pela PG e ir ao cartório onde ele se casou e pedir a retificação né ?
    Pq de acordo com a lei de setembro de 2017, o próprio cartório tem poder pra fazer isso. (Se estiver errado, por favor me corrija)
  • editado March 2018
    @Jonathan é claro q uma retificação é sempre mais garantida.
  • Espero que eles não criem caso para a retificação da certidão de casamento.
    Como fui la hoje, a mulher do cartório pediu pra eu ligar amanhã e falar com o tabelião pra esclarecer essas dúvidas.
    Espero que seja bem positivo.
    Muito obrigado @Vlad Pen.

    Ah, depois de conseguir a retificação da certidão aqui e rudo mais, precisarei transcrever o casamento dele pra Portugal, certo ?
    Se sim, posso fazer isao direto por Portugal ?
  • @Jonathan , sim, faça a transcriçao por Ponta Delgada.
  • @Vlad Pen

    Perfeito. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Caso surjam mais dúvidas, postarei ..
    Abraço!
  • @Jonathan , boa tarde! Espero que essa informação ajude, pois estava com o mesmo problema, tanto meu avô, quanto minha avó mudaram os nomes ao chegarem no Brasil, exemplo: nome da minha avó na certidão de batismo em Portugal "Isabel Felizarda", o chegar no Brasil meu bisavô alterou para "Isabel Francisco", bom! a minha solução
    foi a seguinte: fui diretamente no CRC de Lisboa e de posse das certidões dos meus avós, pedi para averbarem o casamento deles, a cartorária verificou a divergência de nomes e me pediu para fazer uma declaração de próprio punho, explicando que trata-se das mesmas pessoas e que alteraram os nomes ao chegarem no Brasil. Semana passada recebei um e-mail informando que o casamento dos meus avós foi registrado.
    Sendo assim, aconselho verificar na conservatória onde irá enviar o processo para averbar o casamento, e perguntar se pode enviar essa declaração.
    Abs
  • Olá Pessoal, por favor preciso de uma ajuda.
    Estou preenchendo o formulário C1 para atribuição da minha mãe, ocorre que averbei o casamento dos meus avós direto na CRC de Lisboa, e lá alterei os nomes dos meus avós, ou seja, no batismo tinha um nome, e na certidão de casamento eram outros nomes, exemplo: Avô - Manuel d' Oliveira (Portugal) para Manoel de Oliveira Lobo (Brasil) - Avó -Isabel Felizarda (Portugal) para Isabel Francisco de Oliveira (Brasil).

    Minha dúvida é, qual nome devo colocar no nome dos pais? o da certidão de batismo, ou o nome que alterei na averbação do casamento?

    Muito obrigado ;)
  • Olá,

    eu tenho quase o mesmo problema. Porém é o ano de nascimento que está divergente.

    No assento em Portugal, está 1905 como nascimento de minha bisavó.
    Já em todos os documentos do Brasil - certidão de casamento, óbito - consta como 1904.

    Será que vou ter problemas?
  • @Nathan acredito que não terá problema, meu avô declarou nos documentos aqui no Brasil que havia nascido em 1906, mas quando fui ao Porto procurar a Certidão de Batismo, verifiquei no livro que meu avô nasceu em 1907.
    Não tive problema na hora de averbar o casamento, tive um pequeno contratempo na divergência dos nomes, mas resolvido com uma declaração.
    Quando for preencher qualquer formulário ou pedido, coloque a data de nascimento correto, a informação que tive em toda conservatória que visitei (Porto, Lisboa, Almeida e Trancoso) eles estão acostumados com problema, pois quase todos os portugueses que imigraram para outros países, não só Brasil, mas também Canadá, EUA, etc, tinham esse costume de mudar os nomes e declararem datas de nascimentos errado.

    Abs.
  • @vlad pen, tudo bem? Será que consegue me ajudar (de novo, rs)?!
    A atribuição da cidadania do meu pai caiu em exigência em Porto pois o nome do meu avô e bisavós estão divergentes na certidão de nascimento do meu pai.
    Quando fui efetuar a alteração junto ao cartório, eles falaram que precisariam mudar a certidão de casamento primeiramente dos meus avós e também seria necessário arrumar a data de nascimento do meu avô, que esta divergente e que com essas mudanças, seria necessário alterar todos os documentos do meu avô, meu pai e tias, meu, meus irmãos e primos... e que eu teria que regularizar tudo junto a receita (para o meu vô não perder a aposentadoria), no registro de imóveis (por causa da casa dele)... você tem conhecimento de alguma outra conservatória que fosse mais flexível ou alguma outra maneira de efetuar essa mudança sem esse transtorno todo?
    O prazo de exigência vence em janeiro, caso eu não envie a documentação a tempo, o vale postal é devolvido ou é perdido?
    Agradeço desde já! Obrigada!
  • @mlg se vc não cumprir a exigência o processo é arquivado e vc perde o que pagou.Ovar é mais flexível, mas teria que cancelar esse processo primeiro e abrir outro e esse cancelamento acho que só pessoalmente.
  • Bom dia,

    Vejam a minha situação e me ajudem a esclarecer/resolver.

    Estou iniciando o meu processo de cidadania por atribuição de neta. Ambos, tanto meu avô quanto o meu pai já são falecidos.

    Já obtive o assento de batismo do meu avô através do arquivo distrital. A questão é a seguinte.

    O nome da mãe do meu avô no assento de batismo dele está como "Margarida Emíla".

    Já na certidão de nascimento do meu pai (que é o filho do português) o nome da mãe do meu avô está como "Maria Emília Neves"

    Acho que a questão do sobrenome talvez nem fosse problema pois ela deve ter adquirido o sobrenome do esposo quando se casou mas o primeiro nome está divergente. Margarida Emília x Maria Emília

    Como o meu processo de cidadania estaria sendo baseado no nome do meu avô, será que haveira algum problema o nome da mãe dele (no caso minha bisavó) estar com divergência no documento (certidão de nascimento) do filho dele ?

    Será que por conta disso eu teria que ir atrás da alteração deste nome na certidão de nascimento do meu pai ?

  • @CrisNevesBrito , terá que retificar a certidão de nascimento de seu pai.

    Vai precisar do assento de batismo de seu avô certificado pelo Arquivo Distrital e apostilado pela PGR portuguesa.

  • Procuro assento de batismo de meu avô nascido em 1907 Portugal

  • @SheilaPereira coloque os dados completos da pessoa que procura, com filiaçao etc para que o pssoal do forum possa ajuda-la

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.