RNE mais de 2 anos sem voltar ao brasil

Boa tarde, eu morei 6 anos no Brasil onde estive casado pelo mesmo período e me divorciei em 2015. Alguns meses depois retornei a Portugal de ferias, porem surgiu a oportunidade de montar um negocio e assim o fiz, mas fiquei 2 anos sem voltar ao brasil, segundo informações perdi o meu RNE e agora pretendo voltar novamente la e gostaria de saber como posso proceder para reaver o mesmo.

A segunda questão é, eu estive casado 6 anos no Brasil mas em Portugal a minha situação sempre se manteve como solteiro, porem no momento estou com uma pessoa também de nacionalidade Brasileira no qual temos uma filha em comum. No consulado Brasileiro do Porto foi me dito q uma das formas de voltar a ter RNE seria através da união estável, mas ele disse que pode haver problema no caso da minha situação em Portugal estar como solteiro, o problema é que fazer a transcrição aqui em Portugal do divorcio não fica longe dos 2000 euros, para alem do tempo de espera . E a minha duvida é se posso fazer a união estável estando la no Brasil visto que la sou divorciado, e se la vão "usar" informações baseadas com a documentação que eles já possuem minha ou se terei de apresentar como sendo solteiro.

Desde já agradeço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.