Neto de portugues, pai brasileiro não quer cidadania. Nova lei, tenho direito?

Boa noite, procurei bastante aqui e não encontrei uma resposta satisfatória então estou criando esse tópico.

Minha vó é nascida em portugal e meu pai se recusa a tirar a cidadania. Queria saber se consigo tirar a nacionalidade pela nova lei. Tenho 21 anos, possuo toda a documentação certa, não tenho vínculos fortes com portugal.

Abraços, aguardo respostas.

Comentários

  • editado March 2018
    @Riivas , não sei o motivo pelo qual seu pai não quer atribuir a nacionalidade , mas sem dúvida é o caminho mais fácil e mais rápido.Primeiro ele e depois vc. Se for fazer direto como neto.. terá que comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa e seu processo corre grande risco de ser indeferido.
  • É pai separado, como envolve uma quantidade razoável de dinheiro ele se recusa, diz que não precisa e etc etc.
    Sobre ser indeferido, ai que mora minha duvida, o projeto de lei 382 me da ou não a possibilidade de me naturalizar do mesmo jeito que meu pai?

    Pelo q eu vi ja foi aprovada, promulgada e ja tem força de lei a pelo menos 2 anos.

    Abraços.
  • @Riivas ter a possibilidade pela lei nova tem mas, como você mesmo disse, você não tem vínculos fortes com Portugal é quase certo que seu processo seja indeferido como o @Vlad te falou.
    Para filho o processo é mais simples pois basta comprovar a filiação na menoridade, para netos tem que comprovar os laços efetivos o que complicam muito o processo. A melhor maneira seria você conversar com seu pai e tentar convence-lo de solicitar a nacionalidade. Normalmente quando o problema é a despesa os filhos acabam convencendo os pais em solicitar pagando pelo processo deles, pode ser uma saída para você.
  • Entendi!! Obrigado meus amigos, vou ver oq consigo fazer por aqui pois está dificil.

    Abraços.
  • Boa noite Riivas.
    Tenho um problema igual na minha família.
    Minha sobrinha vai arcar com as despesas da cidadania do pai para depois tirar a dela.
    Realmente o melhor caminho é seu pai tirando primeiro.



Entre ou Registre-se para fazer um comentário.