Naturalização - Maurício

Ola Pessoal !!

Estive a um tempo tirando algumas dúvidas sobre o meu processo com várias pessoas aqui, agora estou com algumas dúvidas..???

O meu processo e por naturalização pois o meu pai já é falecido, vou relatar abaixo os procedimentos que efetuei e as datas.

###Uma dica para que está começando primeiro consultar o Guia De Ajuda lá tirei a maioria das minhas dúvidas.####

1) Estou já com as certidões minha/pai, 2 via com reconhecimento de firma
do oficial e com o reconhecimento pelo ministério das relações exteriores.
Cartório --> 06/10/09 Pai
--> 07/10/09 Minha
MRE --> 13/10/09
Selo consular --> 23/11/09 (Previsão)

2) Histórico Escolar, autenticado com o reconhecimento pelo ministério das relações exteriores.
Cartório --> 07/10/09
MRE --> 13/10/09
Selo consular --> 23/11/09 (Previsão)**Não é obrigatório mas para não dar galho
prefiro pecar pelo excesso.

3) Registro Identidade, autenticado com o reconhecimento pelo ministério das relações exteriores.
Cartório --> 03/10/09
MRE --> 18/10/09 **previsão de retorno
Selo consular --> 23/11/09 (Previsão)
Obs.: Por conta da ansiedade me esqueci deste documento e atrasei o processo.

4) Certidão do meu avó que veio de Portugal.
Emissão --> 14/10/09

5) Antecedentes Criminais
Emissão --> 27/10/09
Reconhecer Firma --> 07/11/09 (Previsão)
Selo consular --> 23/11/09 (Previsão) No site do consulado informa que tem que ter o selo consular, porém, encontrei um tópico que diz que não precisa.

Duvidas ??
-Estou com receio da validade dos documentos o que mais me preocupa e a de antecedentes criminais..
-Liguei no consulado e me disseram que levam dois dias para me enviarem de volta a documentação com o selo da papelada ai posso agendar a assinatura do formulário e reconhecer a minha assinatura e enviar para Portugal.
-Os passos estão certos, é isso mesmo ?

Obrigado mais uma vez !!!
«1

Comentários

• Mauricio

Ta tudo certinho!
    Quanto a data da emissao do antecedentes criminais nao vejo problema algum.Esta valida.

Qual sua preocupacao real?seja mais especifico? ou vc andou aprontando por ai depois que tirou o atestado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, desculpa a brincadeira ,eh so pra vc relaxar, receber os documentos e enviar logo pra PT.

Boa sorte!

abs

Fatima
  • Fátima

hehehe...legal a brincadeira para quebrar um pouco....hahaha..e que eu estava com dúvidas em relação à validade de toda à documentação..mas agora que você me respondeu fico mais tranquilho...agora e esperar chegar o resto da papelada e cantar um fado no final..hehehe

Obrigado Fátina!!
  • Dúvida???

No site do consulado informa que é necessário o selo consular na certidão de antecedentes criminais, entretanto, encontrei um tópico que diz que não precisa...??
  • Mauricio

Todos os documentos brasileiros que vc for enviar para Portugal, necessita do selo do consulado.
  • Gente, para que Histórico Escolar? Isso é só no caso de Naturalização, pq não vi esse documento na lista do Consulado para solicitar Nacionalidade.
  • Simone, mas no caso só resta a opção de naturalização pro Maurício, então ele precisa do histórico escolar e os demais documentos.
  • Lara, mas vc sabe o por que de pedirem isso? Me parece muita burocracia.
  • sim, comparado com atribuição, naturalização é bem mais burocrático mesmo, além de pedirem mais docs, o tempo de espera é maior. por isso sempre que possível recomendamos fazer por atribuição. mas no caso do Maurício só dá pra fazer por naturalização mesmo (o pai dele é falecido).

com relação ao histórico escolar, ele é pedido pois é necessário comprovar conhecimentos de língua portuguesa. tá explicado nesse link:

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao-da8759/
  • Documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa. A prova do conhecimento da língua portuguesa pode ser feita através de uma das seguintes formas:

a) Certificado de habilitação emitido por estabelecimento português de ensino oficial ou de ensino particular ou cooperativo reconhecido nos termos legais;

b) Certificado de aprovação em teste de diagnóstico realizado em qualquer dos estabelecimentos de ensino previstos na alínea anterior, cujos modelos são aprovados por Portaria conjunta dos Ministros da Justiça e da Educação;

c) Certificado de aprovação no teste de diagnóstico previsto na alínea anterior emitido pelos serviços consulares portugueses, quando o interessado resida no estrangeiro;

d) Certificado em língua portuguesa como língua estrangeira, emitido mediante a realização de teste em centro de avaliação de Português, como língua estrangeira, reconhecido pelo Ministério da Educação mediante protocolo;

e) Tratando-se de pessoa que tenha frequentado estabelecimento de ensino oficial ou de ensino particular ou cooperativo reconhecido nos termos legais em país de língua oficial portuguesa, a prova de conhecimento da língua portuguesa pode ser feita por certificado de habilitação emitido por esse estabelecimento de ensino. Havendo dúvida sobre a suficiência deste certificado, a Conservatória dos Registos Centrais pode solicitar às autoridades competentes do Ministério da Educação que se pronunciem, sobre pena de, não sendo considerado suficiente, não poder valer como prova do conhecimento língua.
  • Nossa, então se foi criança para um país que não é de língua Portuguesa e concluiu todo ensino por lá, não poderá conseguir.
  • A cada leitura diária dos tópicos utilizados pelos membros desta comunidade, fico com mais dúvidas... rsrs. Para enviar os documentos à conservatória, revisei inúmeras vezes e não coloquei selo consular no histórico escolar nem antecedentes criminais por uma questão de economia e também pelo que havia lido nos tópicos de ajuda. Agora lendo,observei que a Sandra escreveu que deve-se colocar selo consular em todos os documentos enviados. Ai meu DEus... Assim concluo que, como foi dito aí em cima, melhor pecar por excesso... Seria apenas R$ 62,00 a mais... para quem gastou quase R$ 900,00...
    Abraços
  • Sandra

Vou então providenciar o selo em todos os documentos.

Obrigado!!
  • Denise,

nao precisa do selo consular no historico nem no antecedentes, a nao ser que voce queira pecar pelo excesso e colocar, mas nao tera problema algum, esses sao os dois unicos documentos que nao precisam legalizar.
  • Cibele

Me tira uma dúvida...no consulado aqui no Brasil não e feita nenhuma verificação na documentação ? Pois se tivesse esse procedimento não teria esse excesso de pagamento do selo...
  • Mauricio,

se voce apenas enviar para o setor de legalizacoes, eles nao vao checar nada, vao legalizar o que foi enviado e pronto, se voce fizer o processo atraves deles, ai sim eles vao legalizar tudo, importante que no antecedentes a firma do delegado seja reconhecida no cartorio. Agora precisa checar no Consulado como fazer o processo de naturalizacao, ate Maio desse ano tinha que enviar toda a documentacao pra eles, com um cheque para as legalizacoes e depois eles chamavam pra assinar o formulario, nao sei se mudou, alguem que tenha feito por ultimo pode dar uma ajudinha.

No site do consulado diz ser altamente recomendavel legalizar tudo ( mais $$ ), mas na pratica, varios aqui na comunidade ja tiveram o processo aprovado sem as legalizacoes, o site do IRN nao diz ser necessario a legalizacao desses documentos.

Mas, quem quer pecar pelo excesso ..... tambem nao tem problema, nesse caso, pecando ou nao, vai todo mundo pro paraiso, rsssss.
  • Valeu Cibele!!!
  • Cibele

Obrigado pelos esclarecimentos.
  • Pessoal postei a minha documentação para naturalização dia 11/12, em pesquisa pelo site do correio verifiquei que as documentações chegaram dia 17/12, acabei de ligar na CRC e me foi informado que não foi registrado o número do meu processo, alguém saberia me dizer o tempo que leva para esse número ser registrado no sistema ?

Obrigado!
  • 30 dias no mínimo, sendo otimista.
    acredito quem uns 50 dias!
  • Dani

Obrigado..agora então é esperar....essa é uma virtude que tem que ter nesse processo...hehehe

Um abraço!
  • Processo no CRC

Boa Noite Pessoal !!

Hoje enviei um e-mail para a CRC pedindo informações sobre o meu processo e não entendi muito bem a resposta alguém poderia me ajudar ?

Enviado: quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010 9:51:09

Bom Dia !!

Entrei com uma solicitação de naturalização portuguesa, cujos os dados segue abaixo, peço por gentileza que me seja informado qual
    a sua situação no momento.

Data de Entrada: 17/12/2009
    Processo nº: 1865/10

Desde já agradeço.

Enviada: qua 24-02-2010 9:59

Em resposta ao seu e-mail, informo V. Exª. de que o seu processo de naturalização encontra-se em fase de instrução,
    a aguardar resposta aos pedidos de informação solicitados nos termos do nº 5 do artº 27º do Regulamento da Nacionalidade,
    aprovado pelo D.L. nº 237-A/2006, de 14 de Dezembro.

Com os melhores cumprimentos

A Escriturária

Fátoma Fernandes

Fui atrás desse artigo e não entendi nada...
  • Mauricio,

o procedimento eh normal, a fase de instrucao eh mais demorada, eh uma fase de analise de documentos e investigacao, estando tudo correto a sequencia eh fase de diligencia, julgamento e despacho.
  • Cibele

Bom Dia Cibele !!

Você sabe o tempo aproximado que leva esse preocedimento ? Caso ocorra algum problema ocorre uma comunicação prévia ?

Muito obrigado!!
  • Mauricio,

melhor nao falar de tempo, mas se tiver algum problema nessa fase ou de diligencia, eles enviam carta.
  • Mauricio

Quando eu fiz o meu pedido de naturalização igual ao seu, isso foi em agosto de 2008, eles me mandaram na época o mesmo e-mail falando sobre isso, e o meu precesso ficou concluído em abril de 2009, foram exatamente 08 meses, mas não sei como está agora o andamento lá na CRC, mas pode ficar tranquilo, tudo vai dar certo !

Obs: Processo enviado através dos Correios, Itamaraty e Consulado do Rio só para autenticações e assinatura presencial.

Abraços
  • Eh isso ai, nao tem com o que se preocupar, vai dar tudo certo !
  • Cibele / Marcelo

Obrigado pelas informações !!! Vou aguardar com paciência...um abraço!!!
  • Ola... estou sempre lendo as postagens por aqui, e o Mauricio é o primeiro caso identico ao meu!!!! Meu pai tb é falecido...
    Fique tranquilo , esta tudo como deveria ser... DEMORADO...............
    Meu numero de processo é 35xxx09... oficialmente o processo iniciou em 19 de setembro... e eu continuo aguardando...
  • Naturalizacao todos sabem o tempo de demora, ficar ligando antes de 6 meses acredito ser perda de tempo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.