Ajuda com numero correto de certidão.

Ola amigos, venho ao forum pedir ajuda com o seguinte ocorrido.

Em 2003 minha avó filha de Portugueses nascida no brasil deu entrada em seu pedido de dupla cidadania via Consulado.
Em 2004 a mesma recebeu a seguinte resposta de Portugal: O referido assento encontrasse integrado a Conservatória Dos Registros Centrais De Lisboa sob o numero de registro (C-12008/2004)

Pois bem... estamos em 2018 e eu tenho muito interesse em dar continuidade no processo de dupla cidadania por atribuição, pelo que venho aprendendo com o forum e as respectivas pesquisar o passo seguinte seria transcrever o casamento de minha vó(ainda viva)certo?

Entrei em contato com o Vice-Consulado Português de Curitiba via E-Mail com a seguinte duvida:

alguma ajuda referente a obtenção do Assento de nascimento com numero de registro (C-12008/2004) pertencente á Anna Fernandes Mendonça nascida em (30-04-1942) Natural de Rolandia-parana-Brasil. Afiliação: João Fernandes de Mendonça e Maria Teixeira Da Silva.

E a resposta que obtive foi esta:

CRCentrais - Lisboa

João Fernandes de Mendonça; Maria Teixeira da Silva; Anna Fernandes de Mendonça

Assento de Nascimento

(24194/2014)

Foi localizado conforme indicação acima o Assento de nascimento informático em nome da srª Anna Fernandes de Mendonça e não consta qualquer averbamento

Sendo cidadão português deverá estar com seu estado civil atualizado em Portugal (casamento, divórcio, viuvez,) antes de solicitar / renovar o Cartão de Cidadão ( nome da identidade portuguesa)

E isso me gerou a seguinte duvida. Para eventuais consultas exemplo, site Civil Online qual seria o numero correto de registro a se usar?

O que eu já tinha em mãos (C-12008/2004) ou este que recebi via resposta do consulado (24194/2014)

Aproveitando o mesmo post vou deixar aqui apenas mais uma pergunta que talvez pareça um tanto quanto ignorante, porem é realmente falta de conhecimento sobre esse assunto de minha parte.

O fato do Assento de nascimento de minha vó estar integrado Conservatória Dos Registros Centrais De Lisboa já torna ela cidadã portuguesa?

Me desculpem tantas perguntas, fico muito grato pela atenção.

Comentários

  • @Vanilson Raddi Jr sua avó é portuguesa desde 2004, quando o assento foi integrado ao sistema português. Para os próximos processos utilize o número do assento informatizado que o consulado de passou, o de 2014. Os dois números se referem ao assento dela só que um é o "em papel" e o outro o número que foi inserido no sistema integrado informatizado que pode ser consultado rapidamente por qualquer conservatória / consulado.
    O próximo passo é a trasncrição de casamento de sua avó, recomendamos fazer por Ponta Delgada, tem todas as instruções em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Quem é descendente de sua avó, seu pai ou sua mãe? O descendente é vivo?
  • @Daniel Henriques Muitíssimo obrigado por sua prontidão e sua resposta tão esclarecedora, não sei nem como lhe agradecer!

    Pois bem, o descendente de minha avó Portuguesa é meu Pai, Vivo! O mesmo foi quem efetuou o meu registro em cartório ainda com poucos dias de vida.

    Sua pergunta referente a ser pai e mãe acabou me gerando outra duvida: Por o meu pai ser o descendente direto do português, o processo até chegar a minha cidadania seria diferente se o descendente direto do português fosse minha mãe?

    Mais uma vez me desculpem se a pergunta parecer um tanto quanto ignorante. Vou ler muito atentamente todas as informações contidas no link que tu passou no post acima, e quem sabe, consiga fazer a transcrição do casamento de minha avó. Novamente muito obrigado por toda dua atenção!
  • @Vanilson Raddi Jr sim, como seu pai é vivo muito mais garantido o sucesso no processo. O primeiro passo é fazer a transcrição do casamento de sua avó. Após seu pai pede a atribuição de nacionalidade dele e depois você consegue pedir a sua nacionalidade pelo Arquivo Central do Porto (ACP) sem necessidade de transcrever o casamento de seu pai, uma vez que ele será o português e foi o declarante do seu nascimento.
    Para a transcrição de casamento de sua avó vai precisar de:
    - Certidão de nascimento de seu avô inteiro teor, apostilada
    - Certidão de casamento de seus avós inteiro teor, apostilada
    - Indicação dos dados de sua avó e número / ano do assento de nascimento dela em uma folha a parte
    - Vale postal no valor de 120 euros para pagamento da taxa da trasncrição
    - Requerimento que está no link que te passei acima
    Se sua avó ou seu pai assinar o requerimento, cópia autenticada do documento de identidade de quem assinar. Se você assinar terá que juntar também sua certidão de nascimento para comprovar que é descendente da sua avó.

    Aqui recomendamos e ensinamos como fazer os processos direto em Portugal, é mais barato e menos burocrático que fazer através do consulado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.