Ajuda com processo de atribuição
Meu bisavô (parte da minha mãe) era portugues e hoje tenho interesse em me naturalizar português.
Gostaria de saber qual o caminho que eu devo seguir para conseguir isso.
Ja tenho alguns documentos que acredito que vão ser util como certidão de nascimento e casamento dele.
Obrigado pela ajuda
Gostaria de saber qual o caminho que eu devo seguir para conseguir isso.
Ja tenho alguns documentos que acredito que vão ser util como certidão de nascimento e casamento dele.
Obrigado pela ajuda
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Responda e continuamos conversando.
Siga o que a Denise respondeu. Para adiantar é o seguinte:
Para vc ter direito por atribuição os descendentes seu bisavô devem estar vivos (avô ou avó, pai ou mãe).
Por aquisição o seu avô ou avó (quem for o descendente) deve estar vivo.
A sua avó tem que pedir a cidadania dela para que voce tenha direito, como bem explicou o Serginho.
Se sua mae quiser a cidadania, uma vez concluido o processo da sua avó, ela pedirá a dela por atribuicao e voce seguiria.
Segundo as últimas informacoes, o Consulado de Portugal em SP está muito ágil nos processos de cidadania para aqueles que tem TODOS os documentos em ordem e sao da regiao. Voce está em SP? Em caso positivo entre no site www.consulado.portugalsp.org.br e encotrará toda a informacao necessaria.
Caso nao esteja em SP, podera usar o correio para enviar os documentos.
A certidao de nascimento do bisavô é super importante e voce ja a tem. Excelente!
Veja nas certidoes da avó, na da sua mae e na sua quem foi o declarante dos nascimentos.
Indo por partes nao é complicado.