Dúvidas

Boa noite,

Estou entrando com o processo de cidadania da minha mãe, para assim que concluir, dar entrada no meu e nessa onda de juntar os documentos, cartório, apostilar e pagar os emolumentos, fiquei com algumas duvidas.

Mas primeiro vamos verificar se os documentos são o suficiente para dar entrada:

1 - Assento do português, só o número mesmo (até tenho um PDF com os dados e o assento mas não sei se pode ser considerado), mesmo assim enviarei no processo.
2 - Certidão de nascimento de inteiro teor (fotocópia e digitalizada), com reconhecimento de firma no notário que fez e apostilado.
3 - Copia autenticada do RG e apostilado.
4 - Certidão de casamento da minha mãe (me falaram para enviar junto se possível).
5 - Formulário 1 C preenchido assinado com firma reconhecida por autenticidade.

Agora as dúvidas:
1- Após todo esse processo, gostaria de enviar para a ACP - arquivo central do porto, mas não estou muito confiante no endereço que me passaram e também estou um pouco confuso sobre qual endereço vai no vale postal, qual vai no documento... enfim a parte de enviar e mandar os documentos e o vale postal, não está muito clara na minha cabeça.
2 - No quadro 5 do formulário 1 C, temos as assinaturas e no cartório foi indicado a minha mãe assinar nas duas linhas numero 1, teria algum problema?
3 - Esqueci algum documento? tem alguma conservatório que está com o processo mais rápido ou é melhor??

Obrigado a todos.

Comentários

• @felipereira
    A documentação, se o assento estiver informatizado pode apenas informar o número ou mandar xerox (ou impresso) cópia do assento que tenha. Se estiver averbado na certidão de nascimento de sua mãe informação sobre o casamento e alteração de nome não precisa mandar certidão de casamento dela.
    A certidão de nascimento de sua mãe só exigida a reprográfica, se ela estiver de difícil leitura mande também a digitada. Apenas a reprográfica precisa ser apostilada.
    Quem é português o pai ou a mãe de sua mãe?
    Quem foi o declarante do nascimento de sua mãe?
    As dúvidas:
    1 - Para mandar para ACP o vale postal vai para
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

A documentação para:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

2 - Assina somente na primeira linha e faz o reconhecimento da assinatura. A outra linha deixe em branco.

3 - ACP é o local mais rápido atualmente.
  • @Daniel Henriques

Obrigado pelas respostas,

1 O português e o meu avô (pai da minha mãe)

2 O declarante foi meu avô mesmo.

Agora quanto a assinatura nas linhas 1, minha mãe acabou assinando nas duas linhas, teria algum problema?!?
  • @felipereira perfeito, mande pra ACP mesmo. Não precisa se preocupar se o casamento de seus avós consta em Portugal.
    Sua mãe já assinou e reconheceu firma?
    O reconhecimento tem que ser por autenticidade, ela tem que assinar na presença do funcionário do cartório. Não tem problema se fez isso nas duas linhas, só não era necessário.
    Se o reconhecimento for feito por semelhança as conservatórias não aceitam.
  • @daniel ela assinou e reconheceu por autenticidade mesmo, agora então é só pagar o vale e enviar a documentação.

Nunca fiz esse processo, e quando a acp receber o processo ela manda algum email ou algo informando o recebimento? Da pra manter contato com a acp?

E só mais uma dúvida, quando a da minha mãe chegar (vamos supor que aceitaram o processo) eu vou dar entrada no meu e pra isso tenho que registrar o casamento dos meus pais em portugual?!
  • @felipereira
    Sobre o vale postal explicação da @Mtrin da maneira como proceder http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
    Pode ver a cotação do dia em http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/ utilizar EURO e não euro exportação. Taxas do vale postal R$ 35,00 + 1,5% do valor enviado

Quando forem entregues os documentos aguarde pelo menos uns 20 dias e ligue para a linha de registros
    00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
    informe o nome e data de nascimento e pergunte se o processo está numerado.
    Nas próximas vezes informe o número do processo que te passaram para saber o andamento do processo.

Quando o processo de sua mãe terminar terá que transcrever o casamento de seus pais para poder fazer sua atribuição. Para transcrição de casamento veja em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • @Daniel Henriques me tira uma duvida?

No cartório que eu fiz o reconhecimento da assinatura da 1-C, eles pediram para assinar os dois campos.

Sera que tem algum problema?
  • @Lara o único problema é o financeiro, você pagou dois reconhecimentos de firma quando só precisava ter pago um.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.