Reconhecimento Presencial da Assinatura

Olá pessoal. Estou começando meu processo de Atribuição (meus pais são portugueses) e já me deparei com um pequeno problema... nas instruções de preenchimento do formulário " DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA", diz que no Quadro 5, o reconhecimento da minha assinatura é feito de uma destas formas:

- perante funcionário do serviço com competência para receber o impresso;
- em Cartório Notarial ou Conservatórias do registo português;
- em Consulado de Portugal no estrangeiro;
- por Advogado ou Solicitador, ou
- pelas câmaras de comércio e indústria, reconhecidas nos termos do Decreto-Lei n.º 244/92, de 29 de outubro.
Se o procurador for advogado ou solicitador é suficiente, para a confirmação da assinatura, a indicação da respetiva cédula profissional

Como pretendo enviar os documentos para a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa pelos Correios, como vou autenticar minha assinatura? se entendi corretamente, só reconhecerei minha assinatura lá em Portugal ou no Consulado do Rio de Janeiro, de onde sou. Mas o Consulado só atende agendando pelo site, o que é impossível de conseguir. Poderiam me dizer como fazer isso?

Como disse antes, ainda estou começando e muitas dúvidas ainda virão, quem puder me ajudar, agradeço imensamente!

Comentários

  • @carlos af abreu reconhecimento de firma por autenticidade em cartório brasileiro é aceito.
    Não mande seu processo para Lisboa pois é o local mais demorado, expectativa de mais de 1 ano para conclusão. Outras conservatória terminam os processos bem mais rápido. Veja ACP e Tondela aqui no fórum.
  • Ok Daniel, obrigado pela ajuda. Dei entrada hoje na minha certidão de nascimento e vou pegá-la no dia 03/03 e de lá vou direto fazer o apostilamento de Haia num cartório próximo. E ainda tenho que ver os outros documentos...

  • Pessoal, boa tarde! Alguém poderia me indicar algum cartório na Tijuca ou Centro que não risque os campos em branco do formulário 1C como condição para reconhecer a firma? Estou tendo problema com isso.
    Sei que já vi este assunto por aqui, mas não consigo achar e não sei se mencionam cartórios citados.
    Agradeço desde já!
  • Retransmitindo a pergunta e 24/10 não respondida:

    Pessoal, boa tarde! Alguém poderia me indicar algum cartório na Tijuca ou Centro que não risque os campos em branco do formulário 1C como condição para reconhecer a firma? Estou tendo problema com isso.
    Sei que já vi este assunto por aqui, mas não consigo achar e não sei se mencionam cartórios citados.

    Agradeço desde já!


    Em tempo: Só achei como dica o cartório da Rua do Rosário. Haveria mais algum?
  • @RR Santa, tente em outros cartórios até conseguir.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.