Dica-Processo com parecer favoravel e sem assento

Pessoal, para as pessoas que ja tem processo com parecer favoravel mas que o assento ainda nao saiu, aconcelho a ir no Portal do Cidadao e pedir uma certidao.

Nos campos onde pedem o numero do assento nao coloque nada, nos campos freguesia e conselho coloque a cidade e o estado em que nasceu no BR e pais obviamente BR. Ah!!! Consevatoria dos Registos centrais Lisboa.

Para pagar menos coloque que o motivo do pedido eh para tirar nacionalidade de menor. Acho que eh 2 euros.

Bom, foi assim que consegui saber meu assento , pois a primeira certidao nao havia conseguido eles nao madaram pro meu endereco e nao sei o motico ate hoje e na epoca ja estava cansada de ligar na CRC e nao conseguia falar.

Havia dado esse conselho antes para alguem aqui e tb deu certo esta estrategia.

Acho que para aqueles que ja teem processos favoraveis ha mais de 2 semanas, existe uma grande chance do assento ja ter saido.

Espero ter ajudado.

abs

Fatima

Comentários

• Fa, excelente dica. Vai ajudar muita gente.
    Obrigado.
  • O que eu coloco no tipo de certidão: Narrativa?????
    ah eqdo coloco o CEP de minha casa dá amensagem de que o CEP informado é inválido para o Brasil, já tentei outros CEP´s e dá a mesma mensagem, o que devo fazer????
  • por favor, me ajudem!!!
  • Para que voce quer a certidao? Ja nao lembro o seu caso.
    Estranho que o CEP nao esteja dando certo. Verifique bem o numero, `pois todo o mundo tem pedido e recibido bem a correspondencia.
  • olha coloca cópia integral, é a melhor opção..
  • Fabi

vc não está digitando o cep com o hífen não né????
  • O CEP no Brasil tem 8 digitos, nao ? Ja tentou tirar o zero da frente ?
  • [APAGADO]
  • Uai, diria o mineiro, que estará acontecendo? Estranho porque n pessoas ja conseguiram suas certidoes por esse meio. Sera que mudaram algo?
    Quando a CRC mandou a famosa carta para SP, nao puseram o zero em frente e demorou mais de um mes para que entregassem a bendita carta!
    Vamos ver se alguem descobre qual é o problema e posta aqui.
  • Pessoal, estava tentando tirar a certidão via portal do cidadão, ai justo que me aparece uma mensagem assim:

Para pedido/renovação de Cartão de Cidadão ou BI, não é mais necessária a apresentação de certidão de nascimento e casamento.

O que significa exatamente isso? Eles precisam só do número, ou eles podem tirar via internet esse número sem que o pretendente tenha esse conhecimento prévio?
  • Rodney,
    Nao sei responder a sua pergunta, pois nao cheguei a essa fase ainda. Penso que como eles tem tudo digitalizado, ao pedir qualquer desses documentos eles ¨levantam¨a certidao de nascimento no sistema.

Voce ja conseguiu o numero do seu assento? Lembre que sou sua companheira de stress em espera do mesmo!!! lol
  • Rodney, esse aviso é para quem tá em Portugal.
    Para renovar basta levar o BI antigo.

Pra quem nunca teve identidade portuguesa facilita mostrar a certidão, eles vão achar mais rápido no sistema.

Na verdade não eh renovar o BI e sim solicitar o Cartão do Cidadão uma vez que já não emitem mais o BI.
  • Só sei de uma coisa, ta tudo devagar naquela CRC, meu processo completou hoje 3 meses, o número que foi dado a ele é de 2010, e hoje quando liguei a mulher falou que é muito recente e que so tinha entrado pra análise em fevereiro... Bota ai mais 2 meses pra ele receber parecer favorável.
  • Deixa eu tirar uma dúvida

Eu recebi a carta favoravel do meu processo com o numero de assento e uma outra carta com os meus dados, dos meus pais e do meus avos , porém essa carta parece uma coisa tao nada formal q eu nao to segura que isso possa me servir de algo
    é normal?
  • Mari no final da carta no verso se nao me engano tem a assinatura e um selo branco em relevo. Quando recebi a Certidão do meu pai também dei uma broxada rsrs achei que seria uma coisa mais "estravagante" mais é só isso mesmo.
  • [APAGADO]
  • Eh isso mesmo, a certidao de nascimento eh uma folha de papel "normal" e no verso traz o numero do assento e o selo em relevo.
    Eh so isso mesmo!
  • Eh, quando minha mae recebeu a dela também ficou um pouco decepcionada, se compararmos com a brasileira, é bem fraquinha mesmo.
  • Certidão e BI bem fraquinhos, os documentos brasileiros sâo mais bonitos... só falta eu conhecer o passaporte.
  • É, mas cartão de cidadão e passaporte, dão show, nem os da Alemanha e da Itália, que eu ja conheço são tão bonitos e modernos. A praquem não sabe, o PEP passaporte eletronico portugues é o segundo melhor passaporte do mundo, perdendo apenas para o da dinamarca em números de países que seu portador pode adentrar sem visto, são 156 se não me engano. Sendo que o passaorte dinamarques permite 157. Disso os documentos brasileiros ainda estão longe, pelo menos o passaporte brasileiro nem tem chip ainda.
  • A partir do final de 2010 o passaporte brasileiro ganhará o complemento de um chip. O chip eletrônico deixará o documento mais seguro, mas também mais caro.
  • Nao, Bruno, nao precisava ser em folha de ouro, eh que a gente esta acostumado com a certidao de nascimento e casamento brasileiras que tem a marca d'agua no fundo e eh dificil de se falsificar, ja a portuguesa eh uma folha de papel A4 comum o que a faz original eh o selo em alto relevo. Por isso algumas pessoas ficam em duvida se eh so aquilo mesmo.
    E realmente o Cartao do Cidadao e Passaporte sao fantasticos, digitalizados e a prova de falsificacoes.
  • Disse tudo: dificulta a falsificação! Para que raios os Portugueses se preocupariam com falsificações? Depois de Antonio Reis (era esse mesmo o nome?) não há relatos de falsificadores portugueses....agora brasileiros atuando por lá tem de monte!!!!

(o fato é que os números que estao na certidao estao numa base de dados eletronica. Qdo um funcionario digitar o numero os dados aparecem. Se for falso...bau bau)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.