Avô portugues desquitado

Olá boa tarde!!!

Estou reunindo documentos para tirar cidadania, meu avô era português (falecido) e ele se desquitou de minha avó (falecida), meu avô que declarou o nascimento do meu pai na certidão de nascimento, e meu pai se divorciou da minha mãe, mas ele que foi o declarante na minha certidão,como devo proceder? meu pai está interessado em tirar a cidadania dele tbm e depois eu tiro a minha, devo contratar um advogado?
Ah! se puderem me ajudar com outra dúvida eu agradeceria muito, meu esposo e eu estamos planejando nos mudar para Portugal assim q me processo de cidadania terminar, ambos temos trabalhos móveis (trabalhamos em casa pelo computador), como fica a situação dele perante Portuga?, ele fica como ilegal mesmo sendo casado comigo (caso consiga cidadania) ou ele também pode tirar cidadania por conta de ser casado comigo há 11 anos?

Muito obrigada pela ajuda de cada um de vcs!!!

Comentários

• @Gita vc tem q primeiro de tudo conseguir o assento de nascimento do seu avô português, depois só juntar os documentos conforme consta nesse tópico e enviar para Portugal. Após seu processo concluÍdo, seu marido pode pedir a aquisição de nacionalidade.Esse é um outro processo.

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Vlad boa noite eu ja tenho o assento de nascimento do meu avô, uma amiga que mora próximo a cidade dele buscou para mim e me enviou, tenho tudo separadinho já, minha dúvida é quanto ao desquite dele, se preciso contratar advogado para transcrever em Portugal esse desquite.

Muito obrigada por me responder!
  • @Gita, não precisa fazer o desquite do seu avô. Se foi seu avô o declarante do seu pai faça logo a cidadania do seu pai, envie para ACP de Porto, assim não precisa mexer com transcrição.

Em relação ao seu pai a mesma coisa, se ele foi seu declarante após ele receber a cidadania faça a sua.
    O seu marido fica legal. Após vc receber sua cidadania transcreva seu casamento em Ponta Delgada e podem morar em Portugal. Chegando lá é só vc pedir autorização de moradia pra ele no SEF, com o casamento transcrito tudo fica mais fácil. Depois morando lá solicite a cidadania do seu esposo, seria aquisição pelo casamento. Precisa ter 5 anos de casados morando no Brasil ou ou 3 anos de casados morando em Portugal com vc.
  • GitaGita Member
    @MariaAdelaide nem sei como te agradecer, vc esclareceu todas as minhas dúvidas...moro longe do consulado e teria que viajar só pra tirar essa dúvida pq no telefone eles não atendem...Deus abençoe mto vc e sua família
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.