Filho de pai naturalizado pelo Artigo 6o
Esta discussão foi extraída de comentários feitos em: Atribuição de Nacionalidade para Netos - Decreto-lei 71/2017 (Nova) - Processos e Acompanhamento. Favor não utilizar uma discussão existente para pedir ajuda sobre o seu caso específico. Para isso, crie uma nova discussão.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
não acredito que nenhum advogado possa lhe ajudar neste momento. Você, pelo que sabemos tem chances reais (e sem pagar nada a ninguém) de se tornar português. Seu pai deve pedir a conversão da nacionalidade por naturalização em atribuição (e então, pode passá-la a vc, e assim por diante vc a seus filhos, sem problema algum). Se vc tem direito de viver em Portugal, até pela natureza de seu trabalho, não vejo nenhum desconforto. Basta aguardar. Sua família segue vc, e tb recebe o direito de viver por lá legalmente, enquanto esperam.
Outrossim, vc pode sem sombra de dúvida, pedir que o processo de seu pai tenha prioridade nesta conversão, dada a situação.
E, ainda, nacionalidade por tempo de residência, não lhe cabe, pois teria que ter 6 anos morando ininterruptos.
Bem, estou à sua disposição. Conte comigo!
Mas, quem falou foi a CRCentrais Lisboa.
Abraços.
não sou advogada. Sou uma voluntária, aqui no fórum, apenas.
Obrigada pelo abraço virtual.
Terá que fazer a conversão, como os netos naturalizados estão fazendo.
Vou te mandar inbox, ok?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/136639/#Comment_136639
Portanto, não cabe aqui concordar ou discordar da @Marcia, uma vez que a informação foi dada por um órgão oficial.
Sabem o que mais me deixa desapontada?
Depois que dei a informação, muita gente me escreveu. Infelizmente, ninguém dizendo que torcia pelo rapaz, ou que torcia pela informação ser correta.
cabe sim! Já chequei isso. Não escreveria, sem ter checado.
"Quando se detém nacionalidade por aquisição, através do artigo 6 (tempo de residência em Portugal) e se é neto de portugueses, há possibilidade de enviar a conversão da nacionalidade?"
"Se preenchidos os requisitos, pode."
"hehehe... não só sorte ao rapaz e seus sonhos. Agradeci penhoradamente, como sempre pela colaboração abnegada de todos aqueles que se esforçam pelo fórum, pela correção e principalmente pelo trabalho voluntarioso seu, dos outros moderadores e outros colaboradores constantes do fórum. Estamos aqui para ajudar uns aos outros. Como sempre digo, essa é a força do fórum. Juntos somos mais !
abraços a todos !"
"@Vlad Pen, "clap, clap, clap". Isso aí ! Se a mensagem não for de colaboração, melhor ficar calado."
O que a @Marcia escreveu, ninguém discorda, pois ela transcreveu uma orientação da CRC Lisboa. A Marcia é TOP. Muito conhecimento e disponibilidade.
Mas o ponto que o Marcio Santos discordou, foi que no caso do Abner Brito, além da aquisição por tempo de residência, o pai dele também teria que ser neto de português, e o pai do Abner Brito não é neto de português para poder fazer a convolação. Teria que ter as duas condições. Me desculpem se alguma coisa eu deixei escapar e entendi errado.
@CEGV , fórum de discussão é pra isso mesmo, pra trocarmos idéias e esclarecermos nossos pensamentos falhos. E concordo com você naquela parte: "Se a Márcia falou que pode, então pode." Eu também seguiria adiante.
obrigada pela confiança, mas longe de mim estar nessa posição de sempre certa.
Eu recebi informação das CRCentrais há tempos, quando perguntei sobre um caso específico de um rapaz que estava ajudando. Foi mais uma curiosidade do que a efetivação, pq ele continua naturalizado.
Vamos aguardar o retorno.