Deu entrada em atribuição e transcrição, só obteve uma delas

Olá boa tarde!

Muito bem recebida por aqui, onde já tirei minha primeira dúvida hoje rápida e com êxito! Esse fórum é excelente.


Minha mãe, por ocasião de estar em Portugal em 2011, aproveitou para dar entrada no processo de atribuição de cidadania portuguesa, visto que é filha de portugueses.

Ao dar entrada, o fez na conservatória de Caminha e entregou, como ela disse, "todos os documentos envolvidos e necessários, incluindo a sua certidão de nascimento (nome de solteira) mas também sua certidão de casamento ( onde figura outro nome, de casada).

Tendo agora estudado tudo aqui pelo fórum, vejo que o que ela intencionou fazer foi pedido de atribuição + transcrição de casamento....certo?

Pois sim, considerando que eu esteja certa, vamos em frente. Ao dar entrada NÃO foi informado pela conservatoria de Caminha que só fariam a atribuição. Não disseram nada, o que, ao que me parece, evidencia que minha mãe achou que "estava implícito que queria atribuição ao seu nome atual ( de casada)"

Meses depois retornaram um e-mail informando o numero de assentamento e do processo o que, na época, conforme expliquei em outro tópico, não ficou claro pra gente que já era a cidadania dela.

Esta semana tentando levantar tudo isso novamente recuperei os numeros passados e graças a vocês entendi que ela já é cidadã portuguesa :)

Contudo, tenho dúvidas:

1-
Não há um papel físico que deveríamos receber que fosse o "registo de cidadã portuguesa" ( não sei como se chama exatamente este documento) dela? Recebemos o numero do assentamento e processo por e-mail. apenas o número e nada mais. Para que ela tire passaporte e eu posteriormente me torne cidadã portuguesa e meus irmãos e meu filho etc...basta que tenhamos esse numero do assento e processo ou é necessário algum documento "físico" que represente esses números?

2-
No caso positivo, se existe um papel físico a ser "tirado", este documento seria a "certidão"? ´Falo da certidão que descobri que se solicita pelo www.civilonline.mj.pt. Lá pode-se pedir uma certidão online ( válida por 6 meses ) e uma permanente. Se for mesmo esse documento, ambos são a mesma coisa, diferenciando-se apenas pela validade? ( Eu já dei entrada na certidão online válida por 6 meses mesmo sem saber ao certo se é isso...sendo apenas 10 euros arrisquei)

3-
Pelo que li por aqui, apenas algumas conservatórias fazem atribuição + transcrição de uma só vez (ACP e VNG) Será que, por dar entrada em Caminha, ignoraram a transcrição e só fizeram a atribuição? Ou já saiu em 2011 a atribuição e depois saiu a transcrição mas nunca soubemos o número? Ou seja, ela deu entrada pras duas coisas, mas como saber se foi feita atribuição + transcrição?
Liguei por toda manhã e tarde para este telefone (351)) 211950500 opção 1 depois opção 1 novamente. Ninguem atendeu. Ficava um looping da gravação "marque 1 pra isso, 2 pra aquilo" sem sair disso

Sem consegui falar, liguei para IRN, umas 8 conservatorias ( Lisboa, Porto...) tudo que é telefone...até que alguem me atendesse. Finalmente uma do Porto atendeu e conferiu o assento de minha mãe ( foi quando confirmamos a cidadania portuguesa dela :)). Mas ela informou que o assento precisa ainda da transcrição do casamento dela ( nome atual, depois de casada). Será que precisa mesmo? Será que já não foi feita uma transcrição também ( já que minha mãe deu entrada com tudo!) e essa moça apenas tinha o número da atribuição? Como saber isso de forma exata?

Obs.:Meu pai já é falecido ( faleceu casado com minha mãe)...sendo ela a portuguesa, e não ele, ainda assim para eu dar entrada em minha atribuição precisaria da transcrição do casamento deles?


Caso tenha que fazer a transcrição posso fazer direto com Portugal? É mais jogo que fazer pelo consulado aqui? tanto faz? ou é pior?

Mais uma vez agradeço desde já!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.