Pai de filho que se tornou portugues

Prezados, antes de mais nada gostaria de agradecer imensamente por todas as contribuições que pude ter acesso neste fórum. Estou há 3 dias lendo, relendo e estudando as questões envolvidas na nacionalidade portuguesa de minha mãe e, graças ao fórum, captei o caminho das pedras e consegui.

Minha mãe, por ocasião de estar em Portugal em 2011, aproveitou para dar entrada no processo de atribuição de cidadania portuguesa, visto que é filha de portugueses. 1 ano depois, houve um retorno da CRC de Caminha ( onde deu entrada) por e-mail que informava um "numero de assentamento" dela e um "numero de processo". Por não saber exatamente o que isso significava, retornamos um mail com dúvidas, o qual nunca foi rerspondido. Por diversos motivos acabamos "deixando prá lá".

Esta semana resolvi voltar a fuçar tudo isso e, graças a vocês, me inteirei de todo o assunto e descobri que minha mãe, então, já é cidadã portuguesa desde 2011, conforme numero de assentamento passado :) :) :)

Feito isto, estamos muito felizes e daremos andamento aos próximos passos. Procurei por todo fórum respostas às minhas dúvidas, sem sucesso. Assim, peço ajuda de vocês para algumas dúvidas, quais sejam:

-Agora sou filha de uma portuguesa, logo, pelo que li aqui, posso requerer atribuição portuguesa, certo? ok.

-Após eu obter também minha cidadania portuguesa, planejo fazer o mesmo para eu filho, que, então, também poderá pedir atribuição, visto que no futuro ele será filho de uma portuguesa também ( eu, quando já tiver dupla cidadania).

Dúvida 1:
Não sou casada com o pai de meu filho, tivemos apenas uma união estável e já estamos separados ( embora muito amigos rs). Contudo, o pai dele registrou normalmente o nosso filho quando o mesmo nasceu, sendo assim, constam o meu nome e o nome do pai na certidão e em todos os documentos do meu filho.

Quando eu atribuir cidadania portuguesa ao meu filho ( que tem hoje 14 anos) ele passará a ser cidadão Português. Poderá o pai dele ( que é brasileiro nato), então, requerer cidadania Portuguesa por seu FILHO ter se tornado cidadão português?

Dúvida 2:

O acordo entre Brasil e Portugal prevê possibilidade de requerimento de dupla cidadania até bisnetos. Isso conta a partir apenas do português original??

Ou seja, minha avó era portuguesa, logo, num primeiro momento, até o meu filho ( bisneto) seria a geração ´possivel' de pedir a dupla cidadania. Contudo, minha mãe se tornou cidadã portuguesa em 2011, por atribuição, e, assim, pretendo fazer o mesmo em sequencia, para garantir atribuição e não apenas naturalização. A questão é: quando eu também me tronar portuguesa ( por atribuição), o direito de requerer vai passar a ser até o MEU BISNETO?Ou essa regra "até bisneto" refere-se apenas até o bisneto do português original?

Comentários

  • @belle 3 o pai do seu filho só poderia pedir a nacionalidade portuguesa na constância do casamento ou união estável. Estando divorciados ou separado, perde--se o direito.Uma vez vc atribuida portuguesa , poderá passar a nacionalidade para infinitas gerações descendentes.
  • Ok Vlad!! Ótima notícia! Muito muito muito grata desde já :)

    Mas então, me surgiu nova dúvida: se tivermos apenas a união estável, e não casamento de fato, ele já poderia requerer após me tornar portuguesa?

    Pergunto isso pq a união estável entre nós nunca foi desfeita, pra fins fiscais/plano de saúde etc. Contudo, eu e ele, embora em união estável, somos "solteiros" em termos de estado civil...e então, ainda assim, após me tornar portuguesa ele poderia reinvindicar por meio desta união estável União estável?


    Agradeço novamente a presteza e rapidez, tenho outra dúvida que estarei postando no tópico certo, acerca da transcrição de minha mãe. Abraço!
  • Ah, que ótimo! Já estou lendo :D. Impressionante como vocês aqui realmente ajudam!

    Aproveito pra pedir desculpas se perguntei algo que já consta em outro tópico mas confesso que só pensei nessa questão de ele adquirir ou não cidadania através do nosso filhote, não imaginava que a união estável poderia também ser uma porta, assim, não pesquisei sobre o assunto. Muito grata !!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.