certidao!!! help
olá pessoal estou com um problema e gostaria de saber se podem me ajudar!!!
estou tirando cidadania pra minha mãe pois meu pai é portugues.
porém tem um problema que não estou conseguindo resolver, pelo fato de eles serem casados não tem certidao de nascimento.
e a minha mãe nasceu em outro municipio que não é perto de onde moramos, existe alguma forma de tirar a certidão dela em outro lugar que não diretamente lá.
obrigada!!
estou tirando cidadania pra minha mãe pois meu pai é portugues.
porém tem um problema que não estou conseguindo resolver, pelo fato de eles serem casados não tem certidao de nascimento.
e a minha mãe nasceu em outro municipio que não é perto de onde moramos, existe alguma forma de tirar a certidão dela em outro lugar que não diretamente lá.
obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Para pedir a nacionalidade para sua mae sendo ela casada com brasileiro, o casamento tem que ter sido antes de 3 de outubro de 1981. Entre no site do Consulado Portugues de Sao Paulo e vera as informacoes:consuladoportugalsp.org.br.
A certidao de nascimento dela tem que ser em inteiro teor solicitada no cartório em que ela foi registrada. Ligue para la e pergunte o que eles exigem e aproveite para perguntar tambem se o casamento já está averbado. Isso é muito importante!
Boa Sorte!
ele casaram antes sim, era exatamento o que eu queria saber se precisava ser só no local onde foi registrada. então pelo que eu entendi sim entao preciso pedir lá obrigada!!
Tefefona pro Cartorio. Eles informam se ja estao informatizados ou se existe outra maneira de pedir a distancia
Quando precisei pedir a certidão de nascimento de minha mãe eu liguei no cartório q fica em outro estado então, eles me passaram os dados para depósito bancário e em 1 semana recebi a certidão.
Lembre-se, como a Denise falou, de perguntar se o casamento já está averbado e q a certidão deve ser de Inteiro Teor. Caso queira procurar o telefone no site do Ministério da Justiça tem todos os cartórios do Brasil. http://portal.mj.gov.br/CartorioInterCon
a certidao esta no cartorio onde a pessoa foi registrada , mesmo depois de casada .
Sao coisas que as pessoas ouvem em algum lugar, comecam a repetir e terminam sendo aceitas como verdades.
outra duvida!! casamento aaverbado é no cartório?
porque as documentaçoes do meu pai que é o portugues esta ok, mas da minha mãe precisa tbm?
Normalmente chega em 15/20 dias.
Eu fiz o pedido da certidão do meu pai como se fosse para menores. E só recebi a bendita certidão 35 dias depois, pelo Correio Azul.
Embora tivesse havido o carnaval no meio, pra atrapalhar mais ainda.
Apesar da demora o importante é que a certidão chegou... quando estava procurando a certidão do meu avô demorou um pouco mais do que isso. E felizmente também chegou.
Voltei ao comeco para ver o seu caso e o que vc dizia era que estava preparando os documentos para que SUA MAE recebesse a cidadania por ser casada antes de 1981.
Entao, a cidadania é para sua mae, para vc ou para as 2?
Responda para que lhe possamos dizer o que fazer.
Voce esta em que estado do Brasil?
O seu pai é o declarante do seu nascimento? Veja a sua certidao.
bom na minha certidao diz minha mãe Neuza Angelina Cardoso perante testemunhas declarou que dia tal..... filha dela declarante e de Manuel luiz Cardoso, pelo que entendi minha mãe é a declarante certo?
e não sei se isso pode ajudar mas meu irmão ja possui cidadania porém não esta no brasil!
Seu irmao conseguiu a cidadania por atribuicao? Ele tambem foi declarado pela sua mae?
Veja na certidao do seu pai, que acaba de chegar, se aparece o casamento dos seus pais averbado. Se assim for, voce ja tem um grande passo vencido.
Ola pessoal sou portuga desde março de 2009,tenho BI e Passaporte , quanto a certidão de nascimento ela não acaba, simplesmente por norma apos o casamento todas as informações são retiradas da certidão de casamento ficando a de nascimento esquecida,mas ela continua existindo só não é usada.abraços luiz carlos
nao sei se o casamento dos seus pais foi transcrito, de qualquer forma, pra sua mae conseguir a cidadania dela, eh imprescindivel a transcricao do casamento, alias, eh uma etapa necessaria pra voces duas, ja que ela foi a declarante do seu nascimento.
obrigada pelas informações
Entre no site do consulado portugues em SP e veja os documentos que eles pedem e quanto cobram para o seu processo de cidadania por atribuicao, ou seja, a que passa de pai para filho como é o seu caso.
Se nao quiser fazer pelo consulado pode mandar todos os documentos diretamente a Portugal. Veja abaixo como:Abaixo envio o que voce precisa.
1- sua certidao de nascimento em inteiro teor com firma reconhecida de quem a emitiu. Autenticar esta certidao no Itamaraty e legaliza-la no consulado português.
2- copia autenticada em cartório do seu RG legalizada no consulado português
3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do consulado português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
4- certidao do portugues.
Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
Coloque os documentos em 1 envelope com o endereço que aparece no 1C.
No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no seu nome. Leve um documento (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque uma copia do recibo dentro do envelope, guarde uma copia pra você.
Envie por SEDEX MUNDI.
Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
Guarde uma cópia de todos os documentos enviados.
Voce é maior de idade, ne?
Documentos de Identificação (RG, CPF, Passaporte, Carteira de Motorista, Certificado de Reservista) e Comprovantes de Residência (contas de luz, água, telefone):
Documentos Escolares (Diploma, Histórico, Certificado):
não entendi muito bem eles pedem tudo isso pelo que me lembro meu irmão não mandou tudo isso!
e não tem valor no site!