certidao!!! help

olá pessoal estou com um problema e gostaria de saber se podem me ajudar!!!

estou tirando cidadania pra minha mãe pois meu pai é portugues.
porém tem um problema que não estou conseguindo resolver, pelo fato de eles serem casados não tem certidao de nascimento.
e a minha mãe nasceu em outro municipio que não é perto de onde moramos, existe alguma forma de tirar a certidão dela em outro lugar que não diretamente lá.

obrigada!!

Comentários

• Fanny,
    Para pedir a nacionalidade para sua mae sendo ela casada com brasileiro, o casamento tem que ter sido antes de 3 de outubro de 1981. Entre no site do Consulado Portugues de Sao Paulo e vera as informacoes:consuladoportugalsp.org.br.
    A certidao de nascimento dela tem que ser em inteiro teor solicitada no cartório em que ela foi registrada. Ligue para la e pergunte o que eles exigem e aproveite para perguntar tambem se o casamento já está averbado. Isso é muito importante!
    Boa Sorte!
  • Denise obrigada!!

ele casaram antes sim, era exatamento o que eu queria saber se precisava ser só no local onde foi registrada. então pelo que eu entendi sim entao preciso pedir lá obrigada!!
  • [APAGADO]
  • Fanny

Tefefona pro Cartorio. Eles informam se ja estao informatizados ou se existe outra maneira de pedir a distancia
  • Fanny

Quando precisei pedir a certidão de nascimento de minha mãe eu liguei no cartório q fica em outro estado então, eles me passaram os dados para depósito bancário e em 1 semana recebi a certidão.
    Lembre-se, como a Denise falou, de perguntar se o casamento já está averbado e q a certidão deve ser de Inteiro Teor. Caso queira procurar o telefone no site do Ministério da Justiça tem todos os cartórios do Brasil. http://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/
  • essa historia de que , quem casou aqui no brasil nao tem mais certidao de nascimento e completamente falsa , nao sei quem saiu com essa historia .

a certidao esta no cartorio onde a pessoa foi registrada , mesmo depois de casada .
  • É Sid, eu também estou estranhando muito isso que andam dizendo que a pessoa que casa ja nao tem certidao de nascimento. Moro fora e ouvi tambem da minha irma que mora em Sao Paulo a mesma coisa!!! Deve ser alguma confusao.
  • Até onde sei a certidão de nascimento fica no cartório civil, mas podemos pedir a certidão de inteiro teor sem problema nenhum e nesse caso é o necessário.
  • Sim, Denise. O que estao dizendo nao tem pe nem cabeca. No ano passado o meu irmao tirou para mim uma certidao simples tambem sem nenhum problema.
    Sao coisas que as pessoas ouvem em algum lugar, comecam a repetir e terminam sendo aceitas como verdades.
  • vou ligar no cartorio e verificar se tem como pedir por aqui mesmo.

outra duvida!! casamento aaverbado é no cartório?
    porque as documentaçoes do meu pai que é o portugues esta ok, mas da minha mãe precisa tbm?
  • pessoal eu fiz a solicitação da certidao de nascimento do meu pai pelo portal do cidadao e até agora não recebi ja faz mais de um mes alguém tem ideia de quanto tempo demora pra chegar?
  • E QUAL O STATUS DO PEDIDO ?

Normalmente chega em 15/20 dias.
  • FANNY.

Eu fiz o pedido da certidão do meu pai como se fosse para menores. E só recebi a bendita certidão 35 dias depois, pelo Correio Azul.

Embora tivesse havido o carnaval no meio, pra atrapalhar mais ainda.
  • Hamilton

Apesar da demora o importante é que a certidão chegou... quando estava procurando a certidão do meu avô demorou um pouco mais do que isso. E felizmente também chegou.
  • bom pessoal chegou a certidao do meu pai. agora como faco para legalizar minha certidao de inteiro teor, porque acho que mudou e não estpu entendendo alguem poderia me axiliar?
  • Fanny,
    Voltei ao comeco para ver o seu caso e o que vc dizia era que estava preparando os documentos para que SUA MAE recebesse a cidadania por ser casada antes de 1981.
    Entao, a cidadania é para sua mae, para vc ou para as 2?
    Responda para que lhe possamos dizer o que fazer.
    Voce esta em que estado do Brasil?
    O seu pai é o declarante do seu nascimento? Veja a sua certidao.
  • pra nós duas!!

bom na minha certidao diz minha mãe Neuza Angelina Cardoso perante testemunhas declarou que dia tal..... filha dela declarante e de Manuel luiz Cardoso, pelo que entendi minha mãe é a declarante certo?
  • Denise sou de São Paulo especificamente na cidade de Guarulhos.

e não sei se isso pode ajudar mas meu irmão ja possui cidadania porém não esta no brasil!
  • Fanny,
    Seu irmao conseguiu a cidadania por atribuicao? Ele tambem foi declarado pela sua mae?
    Veja na certidao do seu pai, que acaba de chegar, se aparece o casamento dos seus pais averbado. Se assim for, voce ja tem um grande passo vencido.
  • Certidão de Nascimento de brasileiros

Ola pessoal sou portuga desde março de 2009,tenho BI e Passaporte , quanto a certidão de nascimento ela não acaba, simplesmente por norma apos o casamento todas as informações são retiradas da certidão de casamento ficando a de nascimento esquecida,mas ela continua existindo só não é usada.abraços luiz carlos
  • Fanny,

nao sei se o casamento dos seus pais foi transcrito, de qualquer forma, pra sua mae conseguir a cidadania dela, eh imprescindivel a transcricao do casamento, alias, eh uma etapa necessaria pra voces duas, ja que ela foi a declarante do seu nascimento.
  • Denise desculpa a ignorância mas o que tirar cidadania por atribuição? na certidão do meu pai consta averbamento casado. não sei muito bem como meu irmão fez, porém ele solicitou a certidão do meu pai a certidão de inteiro teor e enviei para portugal por ele ja estava lá.

obrigada pelas informações
  • obrigada Cibelle a certidão dela esta averbado casado.
  • Fanny,
    Entre no site do consulado portugues em SP e veja os documentos que eles pedem e quanto cobram para o seu processo de cidadania por atribuicao, ou seja, a que passa de pai para filho como é o seu caso.
    Se nao quiser fazer pelo consulado pode mandar todos os documentos diretamente a Portugal. Veja abaixo como:Abaixo envio o que voce precisa.

1- sua certidao de nascimento em inteiro teor com firma reconhecida de quem a emitiu. Autenticar esta certidao no Itamaraty e legaliza-la no consulado português.
    2- copia autenticada em cartório do seu RG legalizada no consulado português
    3- formulário 1C assinado frente a um funcionário do consulado português ou assinado em cartório reconhecendo a firma por autenticidade.
    4- certidao do portugues.

Revise bem os documentos e veja que os nomes, datas, etc. estejam todos corretos.
    Coloque os documentos em 1 envelope com o endereço que aparece no 1C.
    No correio compre o vale que se chama Dinheiro Certo por 175 euros no seu nome. Leve um documento (RG, CPF, etc). Anote o número do vale no quadro 8 do 1C. Coloque uma copia do recibo dentro do envelope, guarde uma copia pra você.
    Envie por SEDEX MUNDI.
    Controle por internet a chegada do envelope em Portugal.
    Guarde uma cópia de todos os documentos enviados.

Voce é maior de idade, ne?
  • Antecedentes Criminais, Certidão de Distribuição (Nada Consta) emitidas pelo Judiciário, Certidão Negativa ou Positiva de Débito emitido pela Receita Federal ou Secretaria de Finanças Estadual e Certificado de Regularização do FGTS:
    Documentos de Identificação (RG, CPF, Passaporte, Carteira de Motorista, Certificado de Reservista) e Comprovantes de Residência (contas de luz, água, telefone):
    Documentos Escolares (Diploma, Histórico, Certificado):
    não entendi muito bem eles pedem tudo isso pelo que me lembro meu irmão não mandou tudo isso!

e não tem valor no site!
  • sim sou maior de idade!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.