Qual o melhor processo: transcrição pelo Correio ou pessoalmente na conservatória

Pessoal, boa tarde.

Moro na França e irei para Lisboa dia 22, retornando a frança dia 27. Gostaria de aproveitar a oportunidade para começar a dar entrada no meu processo de atribuição de nacionalidade. Sou filha de português.
Acontece que meu pai está com todos os documentos vencidos (CC e passaporte) e nunca transcreveu o casamento dele com minha mãe, brasileira, celebrado aqui no Brasil.
Ele está marcado de ir ao Consulado do Rio pedir um novo CC dia 23 de março, porém o mesmo sairá com o estado civil de solteiro. Creio que isso poderá atrapalhar meu processo de atribuição no futuro.
Vocês acham que vale mais a pena meus pais pedirem a transcrição pelo correio, enviando para alguma conservatória, ou eu ir fazer isso pessoalmente em alguma conservatória de Lisboa? Talvez fazendo pelo correio saia antes dele ir ao Consulado tirar um novo CC?
Sabem me dizer se preciso de alguma procuração dos meus pais para requerer a transcrição do casamento? E alguém tem a minuta de requerimento de transcrição da conservatória de Lisboa? Não consegui achar no grupo.

Comentários

  • editado February 2018
    @Nathalia se foi seu pai q declarou sua paternidade vc não precisa transcrever o casamento se fizer direto na conservatória ACP no Porto.Vc não precisa da cópia do CC e nem procuração , apenas uma cópia do assento de nascimento dele + os documentos de praxe listados aqui no fórum.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.