Naturalidade divergente certidões portuguesa e brasileira

Boa tarde ,e alguem puder ajudar! Meu filho nasceu em Portugal em 1992, no hospital de São João no Porto. Na época morávamos em Matosinhos. Meu marido foi registrar ele na conservatória de Matosinhos e colocaram a naturalidade dele como Matosinhos. Depois levando essa certidão foi ao consulado do Brasil no Porto fazer o registro brasileiro, e colocaram naturalidade Hospital de São João no Porto (que alias era a realidade). Na época nem notamos isso. Depois que voltamos ao Brasil que isso chamou a atenção quando demos entrada na nacionalidade dele, achei que daria problemas , mas no consulado não pediram a certidão brasileira, visto que ele tinha uma portuguesa. Apenas foi feita uma menção no assento portugues dele dizendo que a mãe tinha recebido nacionalidade portuguesa. Ele tem todos os documentos portugueses mencionando Matosinhos, e os documentos brasileiros mencionando Porto. Ele casou há pouco tempo e mudou-se para Portugal e está para dar entrada na transcrição do casamento la, e lembramos desse detalhe. A certidão de casamento brasileira diz que ele é natural do Porto/Portugal, mas o assento português diz Matosinhos... Acham que pode dar problemas? Ele foi tirar NIFF nas Finanças e falou sobre isso, a pessoa que o atendeu disse que não tinha problema, mas eu acho que vai dar. Alguem sabe como corrigir a certidão PORTUGUESA, porque é a que está errada, visto que ele realmente nasceu no Porto e não Matosinhos? Não entendo porque a conservatória de Matosinhos colocou que ele é natural de lá se nasceu no Porto. A irmã dele foi registada na mesma conservatória e no caso dela colocaram naturalidade Porto/Porto. Obrigada

Comentários

  • editado February 2018
    @TeresaFarias17 Matosinhos é uma cidade que pertence ao Distrito do Porto.Dessa forma não creio haver problemas pois ele nasceu em Matosinhos q pertence ao distrito do Porto.
  • @Teresa

    Como o Vlad disse, não terá problema nessa questão.
  • @Vlad Pen, @Mariza Guerra, sim, Matosinho é no distrito do Porto, mas na certidão vem Concelho de Matosinhos, Freguesia Matosinhos... na Brasileira bem só POrto. Nos documentos portugueses não mencionam Matosinhos/Porto. Torcendo pra que não criem problema, porque vai ser uma confusão corrigir os documentos brasileiros, porque a certidão de nascimento foi transcrita no Brasil com despacho de juiz... seria mais fácil corrigir em POrtugal. Aguardemos! obrigada
  • @TeresaFaria17

    Na maioria dos registros de casamento de imigrantes portugueses consta apenas Portugal como local de nascimento. Nunca foi problema. O assento de nascimento possui mais detalhes de naturalidade que o de casamento.
  • obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.