Atribuição de menor - sem pai na certidão de nascimento - mãe portuguesa declarante

Bom dia/boa tarde, pessoal!

Estou com uma dúvida relativa à atribuição de minha sobrinha, de 4 anos. Ainda estamos no processo de atribuição de minha avó, para depois meu pai, minha irmã, eu e, finalmente, minha sobrinha. Mas quero adiantar caso precise entrar com algum procedimento judicial.

O fato é que minha sobrinha tem somente a mãe como filiação na certidão de nascimento (o pai da menor não assumiu a paternidade e seu paradeiro é desconhecido). Quem fez o registro foi meu pai (no caso, avô dela) e minha irmã (no caso, mãe dela). Na certidão simples não fala quem é o declarante, mas suponho que o cartório colocou no livro que a declarante foi minha irmã.

Li no fórum que sempre é necessária a assinatura do pai E da mãe para fazer a solicitação de atribuição de menor.
No caso dela, em que só tem a mãe na certidão de nascimento, como faz? De qualquer forma, a portuguesa seria a declarante na certidão da menor, o problema é só que não tem o pai da menor declarado.

Alguma orientação, pessoal?

Muito obrigada!!!! :)))

Comentários

• @Rafaella,
    se a sua sobrinha foi registrada com menos de 1 ano de idade, não há problema algum.
    Sua irmã tendo sido declarante, está tudo resolvido, quanto ao direito.

Em relação ao modelo 1C, pai e mãe têm que assinar.
    Mas, no caso em que o menor só tem um deles (seja por ser incógnito na certidão ou seja por falecimento), não há nenhum problema. Sua irmã irá assinar o 1C e reconhecer a assinatura por autenticidade e pronto!

Fique tranquila.
    Deve apenas verificar se realmente não se faz menção ao nome do pai na certidão e como está o estado civil de sua irmã na mesma, ok?
  • @Marcia

muito obrigada pela orientação! Fico mais tranquila.

A menor foi registrada logo após o nascimento. O estado civil de minha irmã permanece o mesmo, não houve alterações. Não há menção do pai na certidão.

De qualquer forma, vou solicitar uma certidão em inteiro teor para confirmar todas essas informações. Qualquer novidade eu posto aqui :)

Obrigada novamente!
  • @Rafaella,
    quando enviar a atribuição da sua sobrinha, terá que mandar a certidão do tipo reprográfica, ok?
  • Oi @Marcia, tudo bem?
    Voltei a esse tópico depois de um tempo para confirmar uma informação sobre a certidão de nascimento da minha sobrinha menor (4 anos). No tópico sobre Atribuição para menores o pessoal comenta que a certidão de nascimento é inteiro teor (mas não precisa ser reprográfica). No caso dela precisa ser reprográfica para confirmar que apenas a mãe consta no registro? Obrigada!
  • editado May 2018
    @Rafaella a certidão reprográfica nesse caso específico se faz necessária.
  • Olá, @Rafaella;

Sim, como disse anteriormente, no caso de sua sobrinha, é necessária a reprográfica. Vai dar tudo certo. Fique tranquila.
  • @Vlad Pen e @Marcia

Muito obrigada novamente pelas preciosas informações :)

Abraços!
  • Boa noite ,meu caso é bem específico..
    Meu filho de 10 anos e filho de português,o mesmo foi o declarante.porem desde que meu filho tinha 6 mês não temos mas contato com o pai, hoje eu tenho a guarda do meu filho..
    E gostaria de fazer a atribuição de nacionalidade portuguesa para ele..
    Mas como os 2 teria que assinar...
    Como proceder neste caso??
  • @lohanfifi..vc não consegue localizar o pai do seu filho? .pq sem a assinatura dele, seu filho terá q esperar até os 18 anos para requerer a nacionalidade portuguesa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.