Procuro a certidão de nascimento do meu bisavô portugues

Boa tarde!
Sou bisneta, pelo lado materno, de português, já falecido, há mais ou menos 65 anos; minha mãe também já é falecida, restando apenas minha avó, já bastante idosa e acamada por problemas de saúde. Não temos muitos dados do meu bisavô, pois ele chegou no Brasil com 13 anos,com o pai, que faleceu em seguida. Sei que ele chegou no Brasil, desembarcou no porto de Belém no estado do Pará, e,logo se mudou para o estado do Amazonas, para uma cidadezinha chamada Boca-do- Acre. Nessa cidade, casou-se com minha bisavó, com quem teve vários filhos, e morreu, sem nunca mais voltar a Portugal. Ele dizia que era do Porto. Achamos uma antiga carteira de Previdência, do IATC, onde constam alguns dados já quase ilegíveis. Procuro a Certidão de nascimento dele em Portugal. A mãe do meu bisavô, provavelmente tenha morrido antes, ou durante a longa viagem de navio.Não sabemos o que aconteceu com ela Alguém, por gentileza, poderia me ajudar?

Dados do meu bisavô:
Nome: FRANCISCO ANTONIO LOPES
Data de nascimento: 29/04/1884 ou 1889(a dúvida é somente quanto ao ano, dia e mês estão corretos)
Nome do Pai: ANTONIO JOSE LOPES
Nome da mãe: MARIA DE OLIVEIRA LOPES

Natural de Vila do Ovar ou Vila de Alvor(o nome da cidade está quase ilegível na carteirinha de previdência)
Casou-se, no Brasil, com MARIA UCHÕA LOPES.
Agradeço imensamente. desde já, a ajuda de vocês!

Comentários

  • @Gleiner

    Tem uma freguesia chamada Alvor: https://tombo.pt/f/ptm01 - poderá pesquisar nos livros online.
  • @Gleiner

    Há muitos homônimos, porém veja esse:

    444939 António José Lopes
    Porto Porto &bnsp; &bnsp; Ferreiro 30 Pará Casado

    Você teria que solicitar os dados dessa ID 444939 - mas pode não ser o trisavô.
    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13

    Os netos precisam provar ligações com Portugal para requerer a nacionalidade.
  • Pessoal, boa noite!
    Ajuda-me?
    Meu bisavô faleceu em 23/08/1961, no Rio de Janeiro, com 68 anos, então creio que nasceu entre 1892, 1893.
    Só consegui a certidão de óbito dele, do Brasil, que não consta data de nascimento.
    Ele era pai da minha avó, que está viva.
    Gostaria de dar entrada no processo de cidadania, mas não consigo achar nada. Diz a minha avó que ele era da Ilha da Madeira, e veio para cá bem novo.
    Segue os dados que consegui
    JOÃO RODRIGUES GARCIA
    PAI: JOÃO GARCIA
    MÃE: MARIA RODRIGUES GARCIA

    Já procurei tanto. Estou desanimando. :(

    Obrigada pela ajuda!!
  • Obrigada, Mariza Guerra! Vou pesquisar nesses links que você me enviou. Tomara que eu encontre alguma coisa!
    O que eu quero tentar fazer é. aplicar a cidadania para a minha avó, e, depois para mim, uma vez que meu bisavô e minha mãe já são falecidos!!! Não temos conhecimento de nenhum parente em Portugal. Eu nunca fui até lá! Tenho pretensões de morar lá, caso consiga ir legalmente, com o passaporte europeu, mas isso parece tão difícil!
    Faltam tantos dados do meu bisavô, e minha mãe faleceu...Enfim! Espero conseguir
    Você poderia me dizer, como posso comprovar laços com Portugal?
    Obrigada de coração!
    Deus abençoe à todos!
  • Muito obrigada, Mariza!
  • Mariza, me ajuda?
  • Boa tarde, Mariza, eu enviei a ID 444939 António José Lopes, para o site :http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/page/view.php?id=13, que você me indicou, para obtenção dos dados do passaporte, mas tenho que efetuar o pagamento de 10 euros, mas não sei como efetuar o mesmo, com os dados bancários que eles me indicaram. Já envie email, para eles, informando que não sei como efetuar o pagamento e se é possivel pagar com cartão de crédito internacional! Também estou pesquisando nos livros on line!
    Você poderia me dizer como fazer essa remessa para o CEPESE, por gentileza?
    E, mais uma vez, muito obrigada!
  • samantajeijo

    Desculpe-me pela intromissão, mas você terá que abrir uma nova discussão, para obter respostas. Eles não respondem por aqui! Eu fiz assim como você e não obtive resposta, mas quando abri uma discussão nova, a Mariza Guerra prontamente me respondeu e me ajudou!
    Veja na janela abaixo como criar uma nova discussão.
    Espero ter ajudado, e que Deus nos ajude para que possamos encontrar os documentos de nossos antepassados!
    Fique com Deus

  • @Gleiner

    Tenta pelo site do Transferwise, muitas pessoas conseguiram. Pelo banco também é possível só que a taxa é mais alta.
  • Infelizmente, não consegui fazer a transferencia pelo site indicado. Obrigada
  • Infelizmente, não consegui fazer a transferencia pelo site indicado. Obrigada
  • Oi, Mariza, já tentei varias vezes e aparece a mensagem abaixo:
    Certifique-se de que está enviando à uma pessoa física — iremos conferir se o dinheiro não está indo para uma empresa. Leia mais aqui
    Mesmo confirmando várias vezes, eles bloqueiam, creio que por saberem se tratar de conta de empresa e/ou prestadores de serviço!
    Obrigada
  • Só existe a opção de enviar para pessoas fisicas!
  • Olá @Gleiner

    Na época que fiz a transferência realmente eu apenas escolhi enviar para pessoa física, escolhi a opção outra pessoa(que me lembre) e inseri os dados da conta que o arquivo distrital havia me enviado, pode ser que hoje mudaram isso, pois não usei mais o serviço, mas outra pessoa aqui do grupo me enviou essa mesma dúvida por mensagem privada e depois que falei que eu havia conseguido, ela também conseguiu.
  • @Gleiner

    Acho que sei o problema, conferi minhas trocas de mensagens com essa pessoa que também não conseguia, ela me disse que parava na parte 4 onde acusava que estava enviando para empresa, mas ela apenas alterou o destinatário e colocou o nome da pessoa que ela havia trocado emails do arquivo distrital, tente o mesmo.
  • Olá,
    Estou a procura da certidão de nascimento ou batismo do meu bisavô em Portugal.

    Documento que tenho dele:
    •Certidão de Casamento, este realizado no Brasil.

    Nome: José da Silva Mateus (porém na certidão não consta o Mateus).
    Filiação: Manoel da Silva e Anna da Cruz.
    Idade quando casou: 25 anos
    Data do casamento: 16/04/1904.

    Local de Origem: Província de Douro, Coimbra, Portugal

    Assim foi declarado na certidão de casamento.

    Não temos a Freguesia e nem o concelho, também não temos a data de nascimento completa, somente o ano.

    Começo a procura na Região Norte ( Beira Alta, Douro Litoral, Minho, Tras-os-Montes e Alto Douro) mas estou um pouco perdida, se alguem puder me ajudar...

    Obrigada
  • @ludmilla82

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9G4-SSLX?cc=2014773 -deve ser o registo de óbito do pai de José da Silva Mateus.

    Procure nos livros da freguesia de Cadima - Concelho de Cantanhede: https://tombo.pt/f/cnt03 - o lugar é Fervença - aparece junto ao nome da criança batizada. já procurei em 1879 - procure em 1878 e 1880 e em outros anos se precisar.
  • Olá, RonnyPaulo
    Eu, também alterei o nome do destinatário, coloquei o da pessoa com quem me comunicava no arquivo distrital, mas , sempre aparece a mesma mensagem: Certifique-se de que está enviando à uma pessoa física — iremos conferir se o dinheiro não está indo para uma empresa. Leia mais aqui.
    Infelizmente não consegui. Tentei varias vezes, mesmo. Uma pena! Mas o senhor com que me comuniquei foi de uma gentileza, ímpar, e me envio os dados do passaporte que eu procurava, não sem antes me informar que dá próxima vez, eu tenho que pagar, mesmo! Rs rs! Nossa, agradeci demais, à ele, e o avise, que muito em breve, se Deus quiser, e Ele quer, irei à Portugal, e ,irei pessoalmente pagar minha dívida e agradecer o favor que ele me fez. Fiquei muito tocada e agradecida.
    E, também lhe agradeço pela ajuda, Ronny! Muito obrigada
    Obrigada à todos vocês!
  • DanielaPDanielaP Member
    editado March 2018
    Bom dia, pode me ajudar? Procuro certidão de nascimento dos meus bisavós, ambos nascidos em Portugal e, se casaram no Brasil.
    Tenho a certidão de casamento com algumas informações de ambos porém, não consigo encontrar suas certidões nos Arquivos Distritais respectivos. Podem me ajudar? Os dados são:

    Antonio Alves Ribeiro
    Natural de Gondar Amarante, distrito do Pôrto, em Portugal. Nascido em 20 de janeiro de 1890.
    Filho de Manoel Ribeirto e de Felícida de Alves de Jesus.

    Rosa da Purificação Santos Pinheiro
    Natural de Freguesia de Villa da Ponte, Conselho de Sermancela, distrito de Viseu, em Portugal. Nascida em 06 de março de 1914.
    Filha de Luiz dos Santos Pinheiro e Guiomar Souza Parente.


    Agradeço desde já pela ajuda.
    Tenham um ótimo dia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.