Há (des)vantagem em preencher o formulário como casada?

Prezados,:

Minha mãe vai requerer a cidadania portuguesa por atribuição tendo em vista ser filha de português.

No entanto, ela alterou o nome quando casou. Após pesquisar no fórum, descobri que ela pode preencher o formulário com o nome de solteira ou de casada, bastando enviar uma cópia autenticada da certidão de casamento.

No entanto, surgiram algumas dúvidas:

1) Se ela preencher como casada, e vir a obter a cidadania portuguesa com o nome de casada, isso facilita a minha atribuição posterior como filho de portuguesa, ou seja, eu consigo evitar a transcrição do casamento dela?

2) Se a transcrição for inevitável, melhor seria obter a cidadania com o nome de solteira para só alterar o nome quando da transcrição, de forma a evitar problemas, ou isso é irrelevante?

3) A copia da certidão de casamento de minha mãe, além de ser autenticada, precisa de apostilamento?

4) A certidão de casamento precisa ser emitida recentemente? Pergunto porque, tendo em vista ser uma cópia simples, estava pensando em tirar xerox da certidão original que minha mãe obteve quando casou, que já é bem antiga, ao invés de tirar uma nova.

Aproveito para agradecer a todos do Fórum, graças a vocês já obtivemos a certidão do avô português e já demos entrada nas certidões de inteiro teor reprográficas! Muito obrigado!

Comentários

  • @GSimoes,

    - "1) Se ela preencher como casada, e vir a obter a cidadania portuguesa com o nome de casada, isso facilita a minha atribuição posterior como filho de portuguesa, ou seja, eu consigo evitar a transcrição do casamento dela?"

    Não.Vai precisar transcrever o casamento para fazer a sua atribuição porque a nacionalidade será pela sua mãe.
    Só não haveria necessidade se o seu pai portugues tivesse sido o declarante do seu nascimento
  • @Maria Nélida e @Mila, muito obrigado pelas informações! Vou providenciar uma nova certidão de casamento de minha mãe para enviar em conjunto aos documentos da atribuição. E após a atribuição, farei a transcrição. Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.