Ajuda na busca de certidões

Bom dia Pessoal.
Ontem consegui encontrar o nome do Bisavô do meu marido na certidão de casamento dele realizado no Brasil. No registro diz apenas que ele é natural de Portugal mas não especifica a cidade.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LCS-FTJ?i=168&cc=1582573

Os dados que apurei foram os seguintes:

Bisavo: Joao de Almeida Coutinho
Data de Nascimento: 12/04/1898
Pais: Florindo de Almeida Continho (nascido entre 1864 e 1866)
Maria Rosa de Jesus (nascida entre 1870 e 1872)

Conjuge brasileira:Maria Dolores Gonçalves Carrazedo


Estou procurando no tombo.pt mas nao encontro nada. Tem outro jeito? Alguém pode me dar uma luz de que passo seguir agora?

Comentários

  • Não localizei no website da ilha da Madeira a certidão de batismo do meu bisavô:
    - João Gomes
    - nascido no ano de 1850 ou 1851
    - filiação: Antonio Gomes e Maria Joaquina
    - local: Parochial de São Gonçalos e Diocese de Funchal na ilha da Madeira
    Nos arquivos digitais do site abm.madeira.gov.pt os registros desta Paroquia começam a partir de 1960.
    Peço o obséquio de me ajudar a localizar a certidão de batismo.
  • LucianalcoLucianalco Member
    editado February 2018
    Veja se pode ser esse link:

    http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/details?id=345827&ht=joao|gomes

    Data batismo 09/12/1850
    Igreja colegiada Santa Maria Maior do Funchal
    Filho de Antonio Gomes e Joaquina Rosa

  • Estou a procura da certidão do meu bisavô que nasceu em 1897 na região de tras-os-montes. Mas não sei em qual local. Tem como descobrir?
  • @PBRO favor não duplicar suas perguntas.Será respondida no outro tópico oportunamente.
  • Os dados que apurei foram os seguintes:

    Bisavo: Antônio da Costa Ribeiro Junior
    Data de Nascimento: 24/11/1922
    Pais: Antônio da Costa Ribeiro e Maria Carolina Garcia Ribeiro
  • LucianalcoLucianalco Member
    editado February 2018
    Oi @Mila ! Como faço isso? Nao tenho os dados dele no arquivo nacional. Nao consigo encontrar. As informacoes sao incompletas!
  • ola!!! preciso de ajuda nao tenho as certidoes de nascimento dos meus bisavos pois sao sobreviventes do naufragio veronese q aconteceu em 1913 em matosinho e perderam td q estavam trazendo pro brasil os nomes são jose joaquim goncalves e maria das dores goncalves nao sei bem de q lugar são minha mae fala q eles comentavam muito de ilha da madeira. aguardo retorno.
  • LucianalcoLucianalco Member
    editado February 2018
    @MarizaGuerra, voce consegue me ajudar? Já vi vc achar agulha em palheiro! :)
  • @Lucianalco

    Um histórico da imigração ajudaria muito. Se ele veio com um irmão vc teria mais um casamento para pesquisar.
    Na lista de passageiros no vapor Chili com chegada ao Rio em 29/081909 tem um João de Almeida Coutinho - 11 anos- e Joaquim de Almeida Coutinho com 13 anos embarcados em Lisboa sem informações relevantes.

    http://imagem.sian.an.gov.br/anexos/sian/arquivos/1122669_36340.pdf p. 6/8 n. 34 e p. 7/8 n.68
    Vale a pena comparecer no Arquivo Nacional e pesquisar.
  • Boa tarde!
    Sou bisneta, pelo lado materno, de português, já falecido, há mais ou menos 65 anos; minha mãe também já é falecido, restando apenas minha avó, já bastante idosa e acamada por problemas de saúde. Não temos muitos dados do meu bisavô, pois ele chegou no Brasil com 13 anos,com o pai, que faleceu em seguida. Sei que ele chegou no Brasil, desembarcou no porto de Belém no estado do Pará, e,logo se mudou para o estado do Amazonas, para uma cidadezinha chamada Boca-do- Acre. Nessa cidade, casou-se com minha bisavó, com quem teve vários filhos, e morreu, sem nunca mais voltar a Portugal. Ele dizia que era do Porto. Achamos uma antiga carteira de Previdência, do IATC, onde constam alguns dados já quase ilegíveis. Procuro a Certidão de nascimento dele em Portugal. A mãe do meu bisavô, provavelmente tenha morrido antes, ou durante a longa viagem de navio.Não sabemos o que aconteceu com ela Alguém, por gentileza, poderia me ajudar?

    Dados do meu bisavô:
    Nome: FRANCISCO ANTONIO LOPES
    Data de nascimento: 29/04/1884 ou 1889(a dúvida é somente quanto ao ano, dia e mês estão corretos)
    Nome do Pai: ANTONIO JOSE LOPES
    Nome da mãe: MARIA DE OLIVEIRA LOPES

    Natural de Vila do Ovar ou Vila de Alvor(o nome da cidade está quase ilegível na carteirinha de previdência)
    Casou-se, no Brasil, com MARIA UCHÕA LOPES.
    Agradeço imensamente. desde já, a ajuda de vocês!
  • LucianalcoLucianalco Member
    editado February 2018
    @MarizaGuerra, achei esse registro hoje do Joao mas nao havia pensado na hipotese de ter um irmão. Realmente pode ser uma luz.
    Eu mandei um email para o arquivo nacional mas devo ir la. Você sabe me dizer se pessoalmente a consulta é feita na hora?
    Outra coisa, existe algum documento de Portugal que guarde essas mesmas informacoes constantes no SIAN?

    Muito obrigada pela pronta ajuda!!!
  • @Lucianalco

    Não sei qual o critério de atendimento do AN, mas indo pessoalmente terá um retorno mais rápido que o pedido a distância.
    A lista de passageiros é feita no embarque, mas não tem nenhum dado importante.
  • Oi @MarizaGuerra!!
    Tenho novidades! Fiquei tão feliz! rs Achei o registro de passaporte do Manuel e Joaquim, realmente são irmaos! Passei a madrugada olhando os registros de coimbra até 60 dias da data da viagem. Hoje de manha fui olhar em Aveiro e achei!
    Não há nenhuma informação relevante nesse documento, há não ser a frequesia que eles vieram mas nao consigo ler. Com sua experiencia, vc saberia me dizer qual é e o que eu poderia fazer com essa informação?
    Pagina 190 do documento:
    http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314182

    Agradeco muitissimo!!
  • Freguesia- Cucujães
    Concelho- Oliveira de Azeméis

    Este é o livro de batismo do João:
    http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1086829
  • Maravilha!!!! Muito muito obrigada Guilherme!!
    Já achei o registro de batismo! Q felicidade!! Há tres dias nem sabia que rumo tomar!
    E agora, qual o proximo passo?
  • @Lucianalco
    Que maravilha! Parabéns pela determinação, pois poucas pessoas querem folhear livros, mesmo que apontemos a direção. Além do assento de João poderar pesquisar a história da família como o casamento dos pais e assentos dos irmãos.
  • Oi @MarizaGuerra!!
    Nao conseguiria se nao fosse vc, tive mais segurança depois da postagem do navio. Tive sorte do registro estar logo em Aveiro!
    Já achei a certidão do irmao, agora vou procurar a de casamento.
  • @marizaGuerra , para entrar com a solicitação de cidadania portuguesa eu preciso da certidão de casamento dos pais do João?

    Qual o próximo passo?
  • @Lucianalco

    Não precisará da certidão de casamento dos pais de João.
    Quais os descendentes de João que estão vivos?
  • LucianalcoLucianalco Member
    editado February 2018
    @Mariza,
    João é pai de Walter que é brasileiro.
    Walter(falecido) é pai de José Luiz brasileiro que é pai do meu marido.
    No caso, meu marido fará o processo para o pai Jose Luiz para depois conseguir o dele.
    É possível? Eu li que não é mas meu marido disse q é possível.
  • @Lucianalco

    O seu sogro como neto de português precisará apresentar provas de ligação efetiva com Portugal para obter a nacionalidade. Leia o Decreto-lei 71/2017.
  • Parece que eles já estão aceitando como prova o português constante no ensino médio.
    Digamos que consiga provar, é possível que o filho dele também consiga a cidadania portuguesa?
  • @Lucianalco

    Se o neto - que o seu sogro - conseguir todos os descendentes dele conseguirão. Não acredite que a língua portuguesa é prova suficiente de ligação efetiva. Na lei há mais exigências.
  • Certo. Tb acho que nao seja.
    Muito obrigada!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.