Nacionalidade por atribuição presencial
JacquelineS
Unconfirmed
Boa tarde,
Gostaria de saber se é possível dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade pessoalmente em Portugal?
Quais documentos são necessários? Esses precisam ser enviados anteriormente a visita no conservatório? ou posso apresenta-los pessoamente?
Quanto tempo leva em média?
Obrigada!
Gostaria de saber se é possível dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade pessoalmente em Portugal?
Quais documentos são necessários? Esses precisam ser enviados anteriormente a visita no conservatório? ou posso apresenta-los pessoamente?
Quanto tempo leva em média?
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
sim. Veja a discussão sobre a conservatória de Braga, por exemplo.
Leia desde a página 1:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9628/atribuicao-crc-braga
Mas, vc não disse qual tipo de processo. Observe que tem alguns que só Lisboa faz.
obrigada pelo link. Vou dar uma olhada..
O processo seria dar entrada na minha dupla nacionalidade.. A minha mãe, filha de português ja tem, agora gostaria de dar entrada na minha, porém no Consulado Português esta demorando em média de 8 meses. Gostaria de saber se pessoalmente não seria mais rápido.
então, a gente diz: processo de atribuição de mãe para filha.
Terá que transcrever o casamento de seus pais, antes de pedir sua nacionalidade.
Ahh sim, obrigada..
Sou filha de mãe solteira e não tenho nenhum documento com o nome do meu pai, neste caso não preciso fazer as transcrições;
Quanto aos documentos, tem algum site que disponibiliza a relação dos documentos? e esses precisam passar pelo consulado portugues antes ou apenas apostilados?
documentos:
- sua certidão de nascimento reprográfica apostilada
- modelo 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
- vale postal de 175 euros
- cópia da certidão portuguesa de sua mãe, ou indicação do numero do assento
- cópia autenticada e apostilada do seu RG
Não precisa do consulado para nada.
Eu já finalizei o processo de atribuição do meu bisavô e creio que em pouco tempo o processo do meu avô estará finalizado (enviei para Ovar, julho/2017). Em julho desse ano, viajarei para Europa, e pretendo passar em Portugal para fazer a atribuição da minha mãe e depois a minha. Entretanto, quando eu nasci, minha mãe não havia realizado o divórcio do seu antigo marido (que não é o meu pai), e nunca chegou a casar-se com o meu pai (eu o conheci quando tinha 15 anos e no mesmo ano ele reconheceu a paternidade, mas antes de reconhecer a paternidade, ele aproveitou e fez o processo de divórcio da minha mãe). O processo da minha mãe não terá problemas, pois seus pais eram casados e o pai dela quem declarou seu nascimento no cartório (que seria o meu avô, de quem o processo de atribuição está em andamento). Porém, no meu caso, terei algum problema por conta disso? Já que meus pais não se casaram, e ela estar casada com outro homem quando eu nasci (mesmo não vivendo mais com ele)? Ou seria melhor eu fazer o processo para transcrição (direto do meu avô)? Obs: foi a minha mãe quem declarou meu nascimento no cartório. Desde já agradeço, e desculpa pelo textão rs.
respondi ao seu inbox.