Atribuição por conservatória em Portugal

Olá a todos,
gostaria de tirar a nacionalidade portuguesa (meu pai é português) e residir em Portugal.
Vi em alguns tópicos informações sobre a possibilidade de tirar a nacionalidade sem ser necessariamente pelo Consulado Português no Brasil. Como isso é possível se devo enviar todos os documentos, inclusive o requerimento assinado à frente de um funcionário do consulado? Os custos desse processo são menores do que pelo consulado?

Muito obrigado!

Comentários

  • Pe0xPe0x Member
    editado February 2018
    @Aviner

    Todas as perguntas já foram respondidas em outros tópicos.
    Se você for maior de idade e o seu pai te tiver registrado antes da maioridade, fica tudo mais fácil.
    Os documentos eu acho que variam de conservatória para conservatória. Você geralmente só precisa juntar uma certidão de inteiro teor sua (por cópia reprográfica), apostilá-la, uma cópia de um documento de identificação e apostilar, o formulário 1C impresso e com sua firma reconhecida por autenticidade. Também uma cópia do assento de nascimento do português ou indicação do mesmo no 1C.
    Isso é o caso de Tondela, onde tive experiência. Pode variar mas não tenho certeza. Cheque os outros tópicos e conservatórias. E o consulado não precisa autenticar nada, isso foi substituído pela apostila.
    Custa bem menos e poupa o seu tempo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.