Nacionalidade
Olá, boa tarde.
Moro no inteior do Paraná, e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Sou bisneto de português nascido em Portugal, minha avó, filha do português faleceu sem adquirir a nacionalidade portuguesa.
Meu pai é neto do português, como ele também é filho de espanhol, adquiriu a nacionalidade espanhola, mas tembém tem interesse em ter a nacionalidade portuguesa.
Minha dúvida é se meu pai pode ter a nacionalidade portuguesa, e se a resposta for afirmativa, quais os passos que devem ser tomados, bem como iniciar o processo e localizar a certidão em Portugal.
Obrigado desde já.
Moro no inteior do Paraná, e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Sou bisneto de português nascido em Portugal, minha avó, filha do português faleceu sem adquirir a nacionalidade portuguesa.
Meu pai é neto do português, como ele também é filho de espanhol, adquiriu a nacionalidade espanhola, mas tembém tem interesse em ter a nacionalidade portuguesa.
Minha dúvida é se meu pai pode ter a nacionalidade portuguesa, e se a resposta for afirmativa, quais os passos que devem ser tomados, bem como iniciar o processo e localizar a certidão em Portugal.
Obrigado desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
A principio, para localizar a certidao em Portugal, voce precisa saber a filiacao do seu bisa, data e local de nascimento ( concelho e freguesia ), certidoes com mais de 100 anos estao nos arquivos distritais.
Nos fale se voce tem os dados, se nao tiver, no guia de ajuda aqui da comunidade tem dicas de como conseguir, o link esta na descricao da comunidade, vai postando sua duvidas que nos te ajudamos.
Tenho outras dúvidas.
Na certidão de nascimento da minha avó, consta que o declarante foi João Gonçalves, sendo que o nome do pai dela é Joaquim de Souza Correia (o português).
Na certidão de nascimento do meu pai (em inteiro teor), consta como declarante o pai dele que era espanhol.
De informação do meu bisavô português, apenas tenho que ele faleceu em Ribeirão Preto em 1925, sei o nome dos seus pais e esposa.
Será que pedindo ao Registro civil de Ribeirão Preto eles tem informações sobre ele?
Depois tenho que localizar sua certidão de nascimento em Portugal?
Eu como bisneto, depois do meu pai tirar sua nacionalidade teria direito?
obrigado desde já!
a principio voce tem que localizar a certidao do seu bisavo, na certidao de obito nao tem muitos detalhes, mas toda informacao eh valida, importante eh voce saber concelho e freguesia, ja que os outros dados vc ja tem ( data de nasc. e filiacao ), pode ainda procurar no memorial do imigrante, arquivo nacional e tem dicas no guia de ajuda aqui da comunidade de como encontrar.
Se o declarante da sua avo nao foi seu bisavo, tera que fazer a transcricao do casamento dos seus bisavos, e ai, so entao, seu pai podera fazer o pedido de nacionalidade, o declarante do seu pai nao faz diferenca, nesse caso de naturalizacao.
Voce so tera direito a cidadania se for menor de idade, e ainda assim tera que comprovar vinculos efetivos com Portugal, maior de idade nao tem direito.