Preciso da Certidão de Nascimento do Avô da minha noiva

Olá, Boa tarde!

Preciso de uma grande ajuda de vocês.
Eu e minha noiva começamos a organizar os papéis para conseguir a nacionalidade portuguesa proveniente de seu avô materno.
Esbarramos na seguinte questão que é obter a certidão de nascimento dele.
Temos algumas informações sobre ele, que são:

Nome : José Antônio de Abreu
Filiação : Nicolau Antônio Gomes(Pai) / Maria Rosa (Mãe)
Nascimento : 24/05/1900
Nacionalidade : Portuguesa
Freguesia: ?
Concelho: ?

Sabemos que veio para o Brasil tinha mais ou menos 18 anos, e ele falava que era de Tras os Montes, mas não disse especificamente de onde era.

Preciso muito da ajuda de vocês.

Desde já agradeço!

Comentários

  • @Jonathan Narcizo

    http://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1102787 - 142 tif - assento 10/1902 - o nome e o ano têm divergências, o dia e mês de nascimento estão corretos.

    Freguesia de Lavradas - Ponte da Barca - Viana do Castelo

    373307 José Gomes De Abreu
    Ponte da Barca Porto
    Nicolau António Gomes
    Maria Rosa Trabalhador 20 Rio de Janeiro Solteiro

    317324 Domingos Gomes
    Lavradas Ponte da Barca
    Nicolau António Gomes
    Maria Rosa Proprietário 41 Espanha Casado

    http://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1055900

    Casamento de Nicolau: http://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1102795 - 140 tif

    Para solicitar o assento certificado envie os dados ao Arquivo de Vina do Castelo: http://advct.dglab.gov.pt/contactos/
  • @Mariza Guerra

    Bom dia!

    Não tenho como te agradecer pela grande ajuda que me deste, de verdade.

    Só pra eu ter certeza daquilo que você colocou aqui:

    Ao invés de José Antônio ter nascido em 24/05/1900, ele nasceu em 24/05/1902, segundo o livro.

    Freguesia = Lavradas

    Concelho = Ponte da Barca

    Distrito = Viana do Castelo

    José Gomes de Abreu e Domingos Gomes seriam os irmãos de José Antônio?



    E para pedir a certidão(assento) de José Antonio para Viana do Castelo, mando todas essas informações pra eles, ou preciso de mais alguma coisa?

    Outra dúvida é : Se já tenho todas essas informações, preciso realmente pedir a certidão de nascimento para Portugal ?

    Desculpa fazer tantas perguntas é que nunca fiz isso e, realmente, não tenho ideia de como fazê-lo.

    Desde já agradeço mais uma vez por tudo.

    Abraço!

  • @Jonathan Narcizo

    Eu acredito que José Gomes de Abreu que consta nos dados do Cepese e no registro de batismo que te enviei é o José Antonio Gomes. Parece que ele incorporou o sobrenome do pai - Antonio - ao próprio nome. Isso porque procurei a partir do casamento dos pais em 1899 até 1902 quando deparei com esse registro coincidentemente com o mesmo dia e mês que vc informou.

    O Domingos Gomes seria irmão sim. Você poderá folhear o livro a partir de 1902, quem sabe descobre algo novo;
    https://tombo.pt/f/ptb11 o livro está digitalizado até 1910.


    Para o processo vc precisa solicitar uma cópia certificada ao arquivo de Viana do Castelo. Essas divergências darão problemas, talvez tenha que retificar.

    Pode perguntar à vontade.
  • @Mariza Guerra

    Entendi!

    Mas se eu pedir o assento para o Arquivo de Viana do Castelo com o nome de José Gome de Abreu, mais as informações do pai, mãe, irmão, lugar de onde eram e tudo mais, virá com os dados corretos, inclusive o real nome dele?

    Eu acho que o mais complicado será aqui no Brasil, provar que José Antônio de Abreu é José Gomes de Abreu, pois no caso em questão iremos fazer a nacionalidade da minha noiva diretamente do avô pra ela, sem passar pela minha sogra, mas pra isso precisa da certidão de nascimento da minha sogra, que consta o nome do pai José Antônio Gomes. Mediante a isso, terei que retificar a certidão de nascimento da minha sogra, correto?

    Desde já agradeço.



  • Jonathan

    Para fazer de avós para netos é preciso ter provas de ligação com Portugal. Seria um processo complicado e demorado
    Se você enviar o pedido de registro com os dados que postou eles irão dizer que não encontraram.
    Você pesquisou após 1902? Seria bom, assim teria certeza que não há um José Gomes de Abreu.
    Foi um azar ter o nome completo nesse assento, isso era raro, geralmente só se registrava o primeiro nome, no caso seria José. Na vida adulta fixavam os sobrenomes.

    A retificação seria nas certidões dos descendentes envolvidos no processo de nacionalidade. Se o ano de nascimento estivesse correto poderia tentar justificar a divergência, afinal o nome do pai dele tinha Antonio.
  • @Mariza Guerra

    Vamos fazer primeiro pra mãe dela e depois pra ela, melhor, pois ela não tem nenhuma ligação com seus avós e nunca foi a Portugal.

    Fiz o que você falou de pesquisar o nome José Gomes de Abreu depois do ano de 1902, no arquivo distrital de Viana do Castelo e não encontrei nada. Até encontrei pessoas com o mesmo nome, mas para certidão de óbito, inventários e coisas do tipo em anos abaixo ou muito acima do que falamos. Deveria procurar em outro lugar?

    Eu acredito que só possa ser ele mesmo, pois minha sogra disse que ele veio fugido da guerra na Europa e quando chegou aqui mudou as informações que tinha justamente para não ser mandado de volta a Portugal

    Acho que me expressei mal quando disse que iria mandar as informações que eu tinha. No caso, vou mandar as informações que foram adquiridas aqui
    Nome: José Gomes de Abreu
    Pai: Nicolau António Gomes
    Mãe: Maria Rosa
    Freguesia = Lavradas
    Concelho - Ponte da Barca
    Distrito = Viana do Castelo
    Nascimento - 29/05/1902 ( no livro de batimos diz que foi dia 29 )

    Penso que com essas informações eles consigam achar a certidão dele.


  • @Jonathan Narcizo

    A pesquisa seria naquele livro que te enviei, se não encontrou outro filho de Nicolau de nome José Antonio é porque o registro encontrado é o correto.
    O batismo foi no dia 29/05/1902 - o nascimento no dia 24/05/1902 - leia "...nasceu nesta freguesia no dia 24 do referido mês..."
    Para a rápida localização basta informar o número do assento: 10/1902.
  • editado February 2018
    @Mariza

    Entendi. Perfeito. Ja vou fazer o pedido hoje mesmo.
    É que, de verdade, não consegui ler o que estava escrito.

    Mais uma vez, não sei como te agradecer por tudo, e principalmente, pela paciência.

    Se tiver alguna outra dúvida voltarei a postar aqui.

    Muito obrigado!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.