Dúvidas gerais para início do processo
Jika Moraes
Member
Boa noite a todos. Minha mãe é portuguesa por atribuição, e agora chegou a minha vez de iniciar o processo. Gostaria de pedir a ajuda de voces, pois tenho muitas dúvidas..
1) Em que local os processos estão sendo concluídos mais rapidamente, e qual o tempo médio para conclusão?
2) Meu nome de solteira é JEANNE MARTINS DE MORAES, e quando me casei, meu sobrenome passou a ser MORAES DE LACERDA. Ocorre que fiquei viúva, e mantive o sobrenome de casada. Hoje vivo em união estável com outro homem, carregando o sobrenome do primeiro marido.. Eu devo enviar a minha certidão de casamento juntamente como pedido de atribuição? E o atestado de óbito? Se a resposta for sim, esses documentos precisam ser apostilados? Minha atribuição virá com nome de casada ou de solteira?
3) Minha intenção é estender a cidadania portuguesa ao meu companheiro, casando-me com ele no consulado. Neste caso, terei que transcrever o casamento e o óbito de meu primeiro marido para Portugal, para só então poder me casar?
Se alguém puder me esclarecer essas dúvidas, eu agradeço imensamente.
1) Em que local os processos estão sendo concluídos mais rapidamente, e qual o tempo médio para conclusão?
2) Meu nome de solteira é JEANNE MARTINS DE MORAES, e quando me casei, meu sobrenome passou a ser MORAES DE LACERDA. Ocorre que fiquei viúva, e mantive o sobrenome de casada. Hoje vivo em união estável com outro homem, carregando o sobrenome do primeiro marido.. Eu devo enviar a minha certidão de casamento juntamente como pedido de atribuição? E o atestado de óbito? Se a resposta for sim, esses documentos precisam ser apostilados? Minha atribuição virá com nome de casada ou de solteira?
3) Minha intenção é estender a cidadania portuguesa ao meu companheiro, casando-me com ele no consulado. Neste caso, terei que transcrever o casamento e o óbito de meu primeiro marido para Portugal, para só então poder me casar?
Se alguém puder me esclarecer essas dúvidas, eu agradeço imensamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
1- no momento ACP
2-Não precisa certidão de óbito. A certidão de nascimento precisa ser por cópia reprográfica apostilada..,a de casamento de inteiro teor tb apostilada para comprovar mudança de nome.Seu nome será o q colocar no requerimento 1C
3-Depois de vc se tornar portuguesa, precisa ter no mínimo 5 anos de casada para o atual companheiro pedir a nacionalidade. Antes terá q transcrever o primeiro casamento e o óbito.
Se no seu R.G.estiver com o nome de solteira, coloque o nome de solteira no 1C e não precisa enviar nada extra.
Para transcrever seu novo casamento, terá q transcrever o casamento e óbito depois da sua atribuição.
Espero q tenha entendido.