começando do zero.

oi pessoal,

sou novo da comunidade e agradeço em especial ao mário e ao marcelo por terem me indicado este fórum.

meu caso é o seguinte, meu avô era português e veio para o brasil com os pais ainda bebê. só que tenho um problema. quando meu avô casou com minha avó, o cunhado dele (irmão da minha avó) era advogado e deu um jeitinho brasileiro de mudar os documentos deles e em todos o consta como natural do brasil.

fui no cartório que emitiu seu óbito e me disseram que com a certidão de nascimento dele portuguesa se pode mudar o óbito e casamento. só que eu não tenho a certidão de nascimento dele e nem sabia direito a freguesia onde ele havia nascido. todo mundo que poderia me dar alguma informação já faleceu.

até que um amigo me disse para procurar a igreja dos santos dos últimos dias que ele têm todos os arquivos possíveis e imaginários. a moça que me atendeu, extremamente gentil, me falou que seria difícil procurar o batizado sem saber a freguesia e me sugeriu procurar arquivos da polícia civil da época de getúlio porque ele obrigou todos os estrangeiros a se registraram.

por sorte, encontrei o cadastro do meu bisavô de 1938 com lá tem a freguesia de onde eles vieram.

agora posso começar a agitar alguma coisa. espero que até agora meu caso possa ser útil para alguém. mas pergunto o que devo começar a fazer agora? é necessário que eu emita uma certidão portuguesa do meu avô?

agradeço desde já pela ajuda.

Comentários

• Fala Giba!!!!

Mais um que se salvou daquela trambiqueira. Giba, o negocio é você tentar arrumar a certidão do seu avô, provavelmente e torcemos pra que ele tenha sido registrando em portugal tambem, tenta pedir uma certidão com o nomedo seu avô na mesma freguesia do seu Bisavô!! Bom, em ultimo caso, o filho do portugues no caso seu avô ou avó é vivo?
    abraço
  • fala mário,

vamos ao capítulo 1 da minha novela:

meu avô, já falecido, nasceu em portugal em 1918. o único documento que tenho que prova que ele nasceu lá é o cadastro de estrangeiros de 1938.

não faço idéia se avô foi registrado em portugal. a única coisa que tenho certeza é que ele foi batizado lá.

eu posso conseguir uma certidão de nascimento através da certidão de batismo?

abs!
  • Giba, a forma de conseguir a certidão de nascimento dele é sabendo o lugar exato do nascimento, no caso a Freguesia. O pessoal aqui da comunidade tem varias orientações de onde buscar essa freguesia, e até mesmo busca em Freguesias.... Nessa Certidão de
    Batismo consta como nascimento qual local? A Certidão de Nascimento é o ponto chave pra iniciar seu processo!!! Posta todos os detalhes da certidão e informações de local de nascimento pro pessoal ajudar.
    Abraçoooooo
  • Giba

Seja bem vindo, pois é exatamento o que o Mário disse sobre a certidão de nascimento.
    Boa Sorte !
  • Giba nao sei se entendi bem, tire a duvida por favor: vc tem a certidao de batismo portuguesa de seu avo?

Naquela epoca as igrejas eram encarregadas do registro de nascimento. A CRC aceita a certidao de batismo como certidao de nascimento.

abs

fatima
  • mário, marcelo e fatima, obrigado pelas respostas.

é o seguinte: eu não tenho a certidão de batismo dele.

o que sei é o local de nascimento: freguesia de ponte no concelho de guimarães.

o problema é que não sei a data exata do nascimento. tem documentos que consta 1918 e outros 1915.

o que eu fiz foi pedir aos mórmons para trazerem as cópias dos livros de batismo de lá para descobrir a data exata do nascimento.

vale a pena buscar a certidão de batismo ou é só mais trabalho à toa?

foi mal minha falta de noção, mas já evoluí. há 1 mês nem sabia a freguesia meu avô tinha nascido. hehehe

agradeço desde já.
  • só para explicar melhor.

eu tenho 99,9% de certeza que ele nasceu em 1918, mas como há alguns documentos que constam 1915 eu achei melhor confirmar a data certa com a certidão de batismo.

foi mal, mas escrever com clareza nunca foi meu forte! :)

abraços!
  • Giba,
    Cadastre-se no site Portal do Cidadao e peca uma certidao de nascimento para fins diversos com os dados que voce tem: filiacao, freguesia, concelho e data provavel de nascimento. Esses sao os dados que eles necessitam.
    Boa Sorte!
  • É isso ai Giba, aos poucos você vai entendendo melhor e se encontrando. Como falou a Denise, entre no Site http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt cadastre-se e peça uma certidão, preenchendo os dados que você tem. Chegando, é so ir pro abraço!
  • obrigadão pessoal!
    vou começar a agitar isso e qualquer dúvida, berro aqui de novo! rs
    abraçooos
  • fiz meu pedido e me responderam que não havia certidão.
    acho que é porque a data de nascimento estava errada, então respondi pedindo para procurarem em outro ano e não me responderam mais.

tem problema se eu pedir de novo a certidão com outra data?
  • Giba,
    Nao tem problema. Pelo que tenho visto é muito comum as datas de nascimento nao serem corretas. Acontece que no Portal se voce nao tem a data certa é possível que eles nao encontrem.
    Escreva novamente e pergunte o que aconteceu dando os dados corretos.
  • Giba,

vi que vc é de São Paulo....E vc disse que tem a documento do seu avô, da época do Getúlio. Se é a RNE, tem a data de desembarque nela. Se eles desembarcaram em Santos, você pode ir ao Memorial do Imigrante e pedir uma certidão de desembarque. Nela pode ter alguma informação a mais.....Boa sorte.
  • Giba

A certidão de batismo é, na verdade, a certidão de nascimento quando as Conservatórias ainda sequer existiam. Eram feitas a mão, pelo padre local. Essas certidões se encontram, normalmente, na Conservatória do local. Vc tem a freguesia, o que ja eh grande coisa. O problema é a data: para minha família meus avós tinham uma determinada idade, mas descobri la, na conservatória da chamusca, que não, que eles eram mais velhos do que imaginávamos. Tente entrar em contato diretamente com a Conservatoria (emaisl nessa comunidade salvo engano) e peça para que eles verifiquem a data exata....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.