Dúvida entre Certidão de nascimento e Viuvez

Olá Pessoal,
Estou iniciando o meu processo de Atribuição, pois sou filha de português casado com brasileira.
Já localizei a certidão de nascimento, casamento e óbito do meu pai em Portugal, pois eu tenho um sobrinho que já fez o seu processo de nacionalidade .Ele já fez todo o processo inicial que é o mesmo que eu preciso.
O processo dele levou quase 5 anos para ficar pronto feito pelo Consulado de Minas Gerias.
A minha dúvida é em relação aos documentos que eu devo enviar para Portugal.
Como sou viúva, eu não sei se tenho que tirar uma segunda via recente dessa certidão de viuvez, autenticar e apostilar e fazer o mesmo com a minha certidão de nascimento.
Meu nome na certidão de nascimento está diferente da minha identidade( que tem nome de casada) e isso é bem capaz de dar problema. Será que posso só tirar uma cópia autenticada da certidão de casamento e autenticar apostilar somente a certidão de nascimento?
Também tenho dúvidas de onde enviar os documentos.
Eu li no site que pessoas com pai(mãe) nascido em território português deve mandar os documentos para o Porto.
Arquivo Central do Porto,
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 - Porto
http://www.cidadaniaportuguesa.com/arquivo_central_do_porto/


No formulário diz para mandar para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
Portugal

Estou confusa com as informações, qual é o mais rápido?

Desde já agradeço a ajuda de todos,

Lúcia Marques



Comentários

  • editado February 2018
    @eduardom

    Para comprovar a mudança de nome , envie uma certidão de casamento apostilada. O site Cidadania Portuguesa está desatualizado. Estamos trabalhando nele.Envie a documentação para ACP que está bem rápida .


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    P.S.Seu nome é Lúcia e no seu perfil está Eduardo.
  • Eu tenho somente a certidão de viuvez,(não tenho a de casamento) mas nela consta também o nome do meu pai e do meu esposo e o meu nome de casada.
    Eu posso enviar somente este documento de inteiro teor autenticado e apostilhado ao invés de enviar a minha certidão de nascimento?
    Ou preciso enviar as duas certidões de inteiro teor autenticada e apostilhada?
    Após finalizar a minha nacionalidade, meu filho Eduardo (o qual está no perfil do forum) também vai pedir a sua nacionalidade.
    Se eu enviar estas duas certidões no meu processo eu poderei pular a etapa de transcrição do meu casamento para o processo do meu filho?
    Super obrigada pela ajuda,
    Lúcia Marques
  • @Eduardom

    Para o seu processo é preciso enviar os seguintes documentos:
    1. certidão de nascimento de inteiro teor cópia reprográfica ( cópia xerox do livro) apostilada - imprescindível. Providencie o averbamento do casamento na certidão de nascimento assim a mudança de nome estará justificada. Ou então envie uma cópia da certidão de casamento.
    2. cópia apostilada de identidade válida.
    3. Requerimento 1.C preenchido e assinado no cartório com reconhecimento de firma por autenticidade.
    4. cópia simples do assento do português ou indicação no do número, ano e Conservatória 1C.
    5. Vale postal de 175 euros em nome do IRN,IP com o endereço da Conservatória escolhida.
  • Super obrigada pela ajuda!
    Ainda tenho alumas dúvidas.
    Quando o meu filho fizer o pedido de nacionalidade dele por atribuição eu vou precisar fazer a transcrição do meu casamento e do óbito do meu esposo ou com esse averbamento feito aqui no Brasil eles já vão fazer essas alterações no registro do meu nascimento em Portugal também?
    Estou confusa também com o envio dos documentos.
    É indiferente a Conservatória para enviar os documentos (desde que aceite pedidos por atribuição)?
    Eu enviei um email para o Arquivo Central do Porto (arquivocentral.porto@irn.mj.pt) e eles disseram que eu tenho que enviar os documentos para a a Conservatória do Registo Civil de Alcobaça.
    Nem tem esse endereço aqui no site:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
    Só vejo as pessoas falando que enviam para o Porto ou Tondela. Estou confusa.
    Super obrigada pela ajuda,
    Lúcia Marques


  • @Eduardom

    Lúcia, para a atribuição de seu filho será necessário fazer a transcrição do seu casamento. As averbações nas certidões brasileiras não são suficientes para a atualização do estado civil em Portugal, é preciso enviar o processo.
    As Conservatórias não exigem transcrições de óbito, mas nada impede que vc envie a certidão de óbito do seu marido junto ao pedido de transcrição, assim o seu estado civil ficará atualizado.

    O Fórum indica algumas Conservatórias baseando-se nos comentários dos foristas. Acompanhe as discussões sobre Tondela e ACP para que se sinta mais segura.

  • EduardomEduardom Member
    editado February 2018
    Super obrigada pela ajuda!
    Outras dúvidas:
    Quando eu já tiver a minha nacionalidade, o meu filho pode ir para Portugal como turista e dar entrada no pedido dele lá mesmo e já ficar morando lá?
    A esposa dele também vai fazer o pedido como cônjuge.
    Quanto tempo leva para a esposa poder trabalhar lá?
  • @Eduardom

    Lúcia, o visto de turista é de noventa dias, após isso o seu filho ficará ilegal. Para estender o visto é preciso apresentar um motivo justo. O seu processo + a transcrição terá um tempo médio de 7 a 8 meses para conclusão, isto se continuar no ritmo atual. O processo para cônjuge é bem demorado, mais de um ano, enquanto isso a pessoa não poderá trabalhar.
  • Super obrigada pela ajuda!
    Eu perguntei porque eu já ouvi relatos que fazendo o pedido pessoalmente leva semanas para ficar pronto,
    Outra dúvida:
    Hoje preenchendo o formulário percebi que tem no quadro 3 espaço para colocar os dados do declarante.
    O meu filho pode ser o declarante e ele mesmo assinar o formulário no cartório, sem eu precisar ir?
    No quadro 1 pede para colocar os dados do Interessado que no caso sou eu.
  • @Eduardom

    Lucia, você está se referindo ao formulário 1C? Veja o passo a passo:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    O requerente precisa assinar o 1C no cartório.

    O processo de nacionalidade entregue presencialmente poderá ser concluído em até três meses ou não.
  • Olá Pessoal!
    Surgiu mais uma dúvida. A minha identidade também tem que ter validade de menos de um ano como a certidão de nascimento?
    Super obrigada pela ajuda,
    Lúcia Marques
  • @Eduardom

    A identidade tem validade de dez anos. Para maiores de setenta anos recomendamos a emissão de um novo RG. Já para os maiores de oitenta anos é preciso fazer prova de vida no cartório.
  • Olá Pessoal!
    Surgiu mais uma dúvida.
    Quando fui apostilar a minha certidão, a atendente disse que eu deveria ( só aconselhou, não era obrigatório ) primeiro reconhecer firma de quem assinou a segunda via da minha certidão de nascimento antes de apostilar. Está certa esta informação?
  • Olá Pessoal,
    Após já ter enviado meus documentos para a ACP, lí aqui no forum em algum outro post, que é necessário enviar uma cópia certificada da certidão de nascimento do meu pai português, caso esta certidão esteja no arquivo distrital. O que é o caso dele, pois nasceu em 1910.
    Como não tinha lido esta informação até o dia que enviei minha documentação, eu não fiz esta solicitação. Anotei no formulário C1 os dados que eram solicitados. Assento, Freguesia, Concelho e data e anexei uma cópia do registro do livro de batismo sem ser certificada.
    Esta informação está correta? É realmente preciso solicitar esta cópia certificada?
    Obrigada.




  • @Eduardodom As conservatórias costumam pedir certidoes certificadas q estão nos arquivos distritais.Pode ser q a ACP não peça..mas fique de sobreaviso.
  • Gostaria de agradecer a todos do grupo pela ajuda e pedir para atualizar a planilha de processos.
    Minha mãe (Lúcia Marques) enviou o processo dela por atribuição no dia 10/03/2018.
    Recebeu o certificado da certidão em 27/05/2018 em casa pelo correio. Agora vou fazer a transcrição do casamento.
  • @Vlad Pen
    Por gentileza, como faço para acessar a planilha de atualização de processos?
  • @Eduardom peça para alguém no tópico de ACP passar para vc.
  • @Vlad Pen
    Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.