Ajuda com o meu processo de dupla-cidadania!
Amigos,
Andei lendo as coisas por aqui e ficaram ainda umas poucas duvidas.
Tirei a certidao do meu avô (portugues), da minha avó (brasileira), do casamento deles no Brasil e do meu pai (ele tem que virar portugues primeiro, para depois eu virar).
Meu avô foi o declarante de meu pai e meu pai foi o meu declarante.
O proximo passo parece ser legalizar a documentação produzida no Brasil no Itamaraty.
Diante disto surgiram algumas duvidas:
- Legalizo toda a documentacao brasileira? (nascimento avó, casamento avos, nascimento pai)
- O que eu preciso levar neste dia?
- Preciso reconhecer a firma de alguma documentação? Se sim, antes de ir no Itamaraty? E como eu faço para reconhecer a firma?
Obrigado,
Alvaro.
Andei lendo as coisas por aqui e ficaram ainda umas poucas duvidas.
Tirei a certidao do meu avô (portugues), da minha avó (brasileira), do casamento deles no Brasil e do meu pai (ele tem que virar portugues primeiro, para depois eu virar).
Meu avô foi o declarante de meu pai e meu pai foi o meu declarante.
O proximo passo parece ser legalizar a documentação produzida no Brasil no Itamaraty.
Diante disto surgiram algumas duvidas:
- Legalizo toda a documentacao brasileira? (nascimento avó, casamento avos, nascimento pai)
- O que eu preciso levar neste dia?
- Preciso reconhecer a firma de alguma documentação? Se sim, antes de ir no Itamaraty? E como eu faço para reconhecer a firma?
Obrigado,
Alvaro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vc deve legalizar essa documentação brasileira, veja se as certidões estão com as firmas dos escreventes reconhecidas, se não tiverem vc volta ao cartório e peça para reconhecerem.
Vc deve enviar os documentos pelo correio junto com algumas informações que consta no site do Itamaraty.
É isso.
Nao sei em que parte do Brasil esta, se estiver no RIO, deve ir pessoalmente no Itamaraty, em SP deve ser enviado para o ERESP e outras partes do Brasil deve ser enviado para o Itamaraty de Brasilia.
Obrigado Pessoal, sou do Rio.
Vi que tem adesivos nas certidoes com os escriventes reconhecendo!
Só nao tem na certidao de casamento dos meus avos, para a certidao de casamento é preciso tambem!?
As certidoes que precisam ser legalizadas sao apenas as de nascimento de quem pede a cidadania.Devem ser legalizadas pelo Itamaraty e depois pelo Consulado.
A certidao de casamento deles so precisa ter os selos e assinaturas normais do cartorio que a emitiu.
Voce vai fazer a transcricao de casamento dos avos ou vai mandar o pedido do seu pai pelo correio?
Uma outra pequena duvida, a xerox autenticada tem que ser colorida? Pois meu pai autenticou a dele hoje e veio em preto e branco....
Denise,
Pelo que eu entendi essa transcricao de casamento so eh necessaria para os casos em que o portugues nao for o declarante do filho, certo?
Assim a minha ideia é enviar pelo correio os seguintes documentos:
certidao do avô (portugues), certidao do meu pai (que eh quem vai virar portugues), certidao da minha avó (brasileira), casamento dos avós, o formulario 1-c preenchido, o comprovante de pagamento dos 175 euros e a copia da identidade autenticada.
Esta faltando algo?
Absss,
Alvaro
Voce so precisa mandar por correio:
1- certidao do avo portugues ou colocar o numero da mesma no formulario 1C. Se mandar a certidao pode agilizar um pouquinho o processo.
2- certidao de nascimento do interessado (filho do portugues) autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado.
3- formulario 1C assinado pelo interessado frente a um funcionario do consulado ou com firma reconhecida por autenticidade em um cartorio
4- copia autenticada do RG do interessado.
No correio compre um vale que se chama Dinheiro Certo no valor de 175 euros. Coloque uma copia do recibo junto com os documentos e o numero do mesmo no formulario 1C. Leve um documento do seu pai porque o vale tem que sair no nome dele. Mande o envelope por SEDEX MUNDI ao endereco indicado no formulario 1C.
Ja que todo mundo aqui e rapido, nao sobrou nada para mim.Hehehehe... Entao vou te ensinar um segredo. O processo nao e de dupla cidadania. Cidadania brasileira vc ja tem. O processo e portugues, nao brasileiro. Voce esta requerendo sua nacionalidade portuguesa por direito. No Artigo 27 diz claramente que se alguem tem duas ou mais nacionalidades e uma delas for portuguesa, so esta releva face a lei portuguesa. Voce tera depois de aprovado sua nacionalidade portuga, 2 nacionalidades, ou voce e brasileiro ou voce e portugues distintamente. Depende de aonde vc esta ou da necessidade. Filosofei... KKKKK