Informações Nacionalidade por Atribuição

Olá à Todos!

Sou filho de portugueses nascidos lá, tenho avós maternos residentes em Portugal, todos são casados em Portugal...tudo certinho! Irei à Portugal em maio/2018 e queria saber qual a forma mais rápida de conseguir minha nacionalidade por atribuição. Seria pelo Arquivo Central do Porto? Conservatórias de Registros Centrais? Consulado no Brasil (Cidade de Santos)? enfim, qual a forma mais rápida?

Outra Questão/Confirmação: Basta eu levar minha certidão de nascimento de inteiro teor e fotocopia do livro de registro ambos apostilados (Haia)?

E o custo disso tudo (levando em conta que farei tudo em portual) ??

Agradeço a atenção de todos!

Comentários

  • @Vlad Pen, só umas dúvidas referente a documentação:

    Documentos para atribuição:
    1. Tipos de certidão aceitas para processos de atribuição e documentos de identificação:
    - Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por cópia reprográfica, com firma reconhecida do notário que a assina e apostilada Esta certidão deve provar que a filiação relativamente ao progenitor de nacionalidade portuguesa (pai ou mãe) foi estabelecida durante a menoridade do interessado.
    ***Neste caso serve a minha Certidão de Nascimento por Cópia Reprográfica devidamente apostilada?***

    - Cópia devidamente autenticada do seu documento de identificação (passaporte que contenha filiação ou RG), e apostilada
    ***Neste caso serve minha Certidão de Nascimento de Inteiro Teor devidamente apostilada??***

    Outra dúvida: Penso em ir ao Porto no mês de Maio, mas estou começando a pensar em enviar pelos correios para quando chegar a data de eu ir à Portugal já estar com a documentação OK. É aconselhável?
  • editado February 2018
    @Test1jma ja respondi inbox.Documento de identidade. R.G ou passaporte com filiação
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.